O Voto e o voto impresso
0
1

O Voto e o voto impresso

O Brasil é um país maravilhoso; suas belezas naturais; sua terra rica que proporciona uma agricultura pujante, que alimenta cerca de 10% da população mundial; o seu povo que apesar de toda dificuldade causada por seus dirigentes, ainda é um p...

SEMENTE DO BRASIL
10 min
0
1

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER  SOBRE O VOTO IMPRESSO

Email image

O Voto e o Voto Impresso Auditável

O voto no Brasil

O Brasil é um país maravilhoso; suas belezas naturais; sua terra rica que proporciona uma agricultura pujante, que alimenta cerca de 10% da população mundial; o seu povo que apesar de toda dificuldade causada por seus dirigentes, ainda é um povo alegre, forte e sempre disposto a trabalhar.

Mas temos que admitir, que o Brasil, não é um país para amadores e tampouco um país sério!

Vejamos:

A questão do voto no nosso país sempre foi um assunto polêmico.

Até mesmo na época imperial o voto era marcado por fraudes; existiu o voto por procuração, no qual o eleitor transferia seu direito de voto para outra pessoa; também não existia título de eleitor e as pessoas eram identificadas pelos integrantes da mesa de apuração ou por testemunhas. E assim eram contabilizadas pessoas mortas, crianças e até mesmo pessoas de outras cidades. Tudo isso sem mencionar que o voto não era secreto, analfabetos não podiam votar, era necessário possuir uma renda mínima e mulheres jamais puderam votar.

Email image

Já a partir da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 as coisas não mudaram muito, o voto não era direto, e talvez uns dos problemas que se perpetua até hoje, seria o voto de cabresto, na chamada República dos Coronéis. Nem mesmo após o movimento das Diretas Já em 1984 e posteriormente o fim do regime militar, em 1988 o voto sempre foi manchado por fraudes.

A primeira urna eletrônica no Brasil

Foi somente em 1996 que a tão famigerada urna eletrônica passou a ser utilizada no processo eleitoral brasileiro, e contava com apenas 57 municípios. E como um passe de mágicas no ano de 2000 o Brasil passou a utilizar 100% do território nacional as urnas eletrônicas, e assim todos os nossos problemas de fraudes e idoneidade foram simplesmente sanadas... –Sim! Como um passe de mágica! *Toda aquela história do voto de cabresto, fraudes, mortos votando acabaram ali. [* ironia]

As urnas eletrônicas mudaram pouco ao longo desses mais de 20 anos de existência. Praticamente o eleitor digita o número de seu candidato na urna e a foto respectiva aparece no visor, o procedimento de votação é simples e rápido. Um código-fonte é instalado na urna e este é o responsável pela contagem dos votos. É como se fosse uma calculadora.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirma que a urna eletrônica é segura e que nem mesmo a fabricante consegue acessar o código-fonte. O engraçado que nas eleições de 2008 na cidade de Caxias no estado do Maranhão o candidato a vereador José Moraes não recebeu nenhum voto da zona eleitoral da qual ele mesmo votou. Em reportagem da TV Bandeirantes da época registrou a conclusão da auditoria autorizada pela justiça, que concluía que as urnas foram adulteradas 2 dias antes das eleições. O laudo foi conclusivo e vários especialistas na época afirmaram a adulteração, mas como sempre ao chegar no “poder supremo” as coisas foram abafadas.

Antes de 2009 não era possível realizar testes públicos nas urnas eletrônicas, e somente a partir de 2015 que os testes passaram a ser obrigatórios. Uma vez que o TSE é o único que possui livre acesso ao código-fonte, e também o único que pode audita-lo. Assim o prejuízo para a democracia é patente.

Problemas Americanos

Email image

Agora faremos uma pausa das eleições brasileira e vamos para as eleições americanas.

Se liga:

O estado do Arizona realizou uma auditoria autorizada pela justiça do estado e encontrou fortes indícios de fraudes. – Se segura que a coisa é feia!

Foram encontrados aproximadamente 74 mil votos que foram recebidos pelos correios, e estes não possuem nenhum registro de que as cédula foram enviadas pelo cartório eleitoral. Isso pode revelar que votos foram fabricados.

Mas não para por ai: As eleições aconteceram no dia 03 de novembro de 2020, e no final da contagem já no dia 07 de novembro, não foram encontradas nos cadernos de registro, aproximadamente 11 mil eleitores. Agora, já no dia 04 de dezembro nestes mesmos cadernos, os 11 mil eleitores simplesmente apareceram.

Quase 30 mil votos foram adicionados após a data limite de votação.

Aproximadamente 168 mil cédulas foram impressas incorretamente. Cédulas de papel diferente do adequado e também com alinhamento de impressão inadequado. Ao que parece que alguém imprimiu estas cédulas.

Cédulas com marcas suspeitas
Cédulas com marcas suspeitas
Numero de série repetidas
Numero de série repetidas

Cédulas duplicadas: chegam a ter até 3 cédulas com o mesmo número de série. O impressionante é que algumas cédulas possuem marcas idênticas. Fortes indícios que foram copiadas.

Talvez o mais impressionante para nós brasileiros, foi a afirmação de Bem Cotton, uns dos auditores. Ele explica que as maquinas de urnas eletrônicas possuem alta vulnerabilidade para um hacker. Foram encontradas hardware para acesso remoto, ou seja wireless. As unas poderiam ser acessadas até mesmo por um aparelho celular. Cotton completa: “Isso é importante dizer que oficiais da Dominion testemunharam sob juramento que as máquinas não eram acessíveis pela internet. Isso é uma mentira!”.

E a coisa vai longe... Para destrinchar esta auditoria seria necessário um artigo só para isso. Para finalizar a questão americana vale lembrar que o estado da Geórgia também está em auditoria, e mediante aos fatos relatados, agora outros estados também estão aderindo e solicitando auditoria. Na Pensilvânia Joe Biden voou para lá desesperado, fez um discurso contra as auditorias e enviou centenas de advogados para tentar barrar as auditorias.

A mídia convencional brasileira não deu nenhum destaque a essas notícias.

Poderíamos continuar aqui falando de várias eleições mundiais altamente questionáveis, como por exemplo na Venezuela, onde Maduro acaba de ser reeleito com 68% dos votos.

Lei 13.165/2015 - Voto impresso aprovado no Brasil

Mas vamos nos concentrar no Brasil.

A questão do voto impresso já foi discutida várias vezes, uma delas em 2015, na época um grupo de senadores capitaneado por Aécio Neves (PSDB-MG) aprovaram a lei 13.165/2015 que autorizava a impressão do voto juntamente com a urna eletrônica. Segundo a lei, o processo de votação eletrônico continuaria, mas à urna seria acoplada a uma impressora que imprimiria o registro do voto, que seria depositado em local lacrado, sem nenhum contato manual do eleitor.

Ah época a lei 13.165/2015 já se tornou uma lenda, ela foi vetada pela então Presidente da República Dilma Rousseff, mas o veto acabou sendo derrubado por 368 deputados e 56 senadores. Então como manda a democracia dos poderes brasileiros o voto auditável já seria implantado nas eleições presidências de 2018.

Mas não contávamos mais uma vez com o poder supremo. O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por 8 votos a 2, derrubar o voto auditável.

A nova lei 135/19 do voto impresso auditável da Deputada Bia Kicis

A discussão voltou à tona com o projeto de lei 135/19 de autoria da Deputada Bia Kicis (PSL-DF), praticamente é o mesmo projeto. A urna eletrônica continuaria sendo utilizada, mas seria impresso um comprovante de votação com o nome do candidato, o mesmo seria depositado numa urna lacrada, sem direto contato do eleitor.

O Supremo entra no jogo contra o voto impresso auditável

relator da lei 135/19 Deputado Felipe Barros (PSL-PR)
relator da lei 135/19 Deputado Felipe Barros (PSL-PR)

Com o parecer favorável do relator da lei 135/19 que autoriza o voto auditável do Deputado Felipe Barros (PSL-PR), forças se movimentaram para barrar a aprovação da lei em plenário. Os Ministros do Supremo Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, se reuniram com lideranças partidárias, e as mesmas fecharam questão contra o voto auditável, após a reunião.

Partidos políticos se reúnem com Ministros contra o voto impresso auditável

Participaram do encontro os deputados Luciano Bivar (PSL-PE), Baleia Rossi (MDB-SP), Gilberto Kassab (PSD), o deputado e ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (sem partido), Valdemar Costa Neto (PL) e Luís Tibé (Avante).

Os presidentes do DEM, ACM Neto, e do PSDB, Bruno Araújo, participaram pelo telefone. O PP, por sua vez, foi representado pela deputada Margarete Coelho (PP-PI) e o Republicanos, por Márcio Marinho (Republicanos-BA).

Fecharam os olhos para o parecer do Deputado Felipe Barros, que trouxe informações esclarecedoras sobre a questão, mas até o presente momento parece que a lei 135/19 do voto impresso auditável realmente foi enterrada.

A população a favor do voto auditável planeja uma manifestação para o dia 01 de agosto. Sabendo disso, manobras foram feitas para enterrar de vez o projeto, antes mesmo das manifestações. E no dia 16 de julho, em maioria, deputados contra o projeto, tentaram, colocar o assunto em plenário, mas deputados a favor conseguiram obstruir a votação e o assuntou passou para logo após o recesso parlamentar em agosto.

Presidentes de 11 partidos políticos, já se manifestaram contrários à proposta e defenderam o atual sistema de apuração eleitoral. Gilberto Kassab (PSD) aparece em vídeo e diz que impressão do voto é armação para questionar a eleição de 2022.

Voto impresso cria risco de judicialização nos resultados

O Presidente do TSE o Ministro Luís Roberto Barroso, também é contra o projeto de lei e diz: “Voto impresso cria risco de judicialização nos resultados”. Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e agora Luís Roberto Barroso, criam assim quase que um coro uníssono na Suprema Corte brasileira, onde 4 ministros se posicionam politicamente em assuntos parlamentares.

Presidente do TSE o Ministro Luís Roberto Barroso
Presidente do TSE o Ministro Luís Roberto Barroso

Em pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, no dia 12 de julho revela que somente 24% dos brasileiros acreditam na Suprema Corte.

E voltamos para uma das nossas questões iniciais, “o TSE é o único que possui livre acesso ao código-fonte da urna eletrônica, e também o único que pode audita-lo livremente. Assim o prejuízo para a democracia é patente”.

E quem é responsável pelo TSE? São Ministros do Supremo, que se revezam na presidência do órgão. Ou seja, o nosso processo eleitoral está nas mãos daqueles que possuem a confiança de apenas 1/4 dos brasileiros.

Quando eu digo que forças das quais não temos o total entendimento, se posicionam contra o cidadão de bem. Se liga aqui! Olha só quem mudou de pensamento:

Rodrigo Maia e outros mudam de ideia sobre o voto impresso auditável

O Deputado Rodrigo Maia foi uns dos defensores do voto impresso em 2015, e hoje ele se coloca contrário a esta posição, e ainda completa dizendo: “O voto impresso é um tema apenas no mundo Bolsonarista”. Mas o incrível é que em entrevista para e revista Veja em novembro de 2015 ele parabeniza Bolsonaro, e dá todo crédito pela ideia e trabalho na aprovação do voto impresso. Vale lembrar que Rodrigo Maia foi o relator da PEC aprovada por 433 a 7 de autoria do atual presidente o então Deputado Jair Bolsonaro, e em seu voto é claro, foi favorável.

Flavio Dino (PSB) atual governador do Maranhão, defendia deste 2009 o voto auditável, e também foi umas das pessoas que propuseram a lei em 2015, mas hoje é mais um daqueles políticos que estão contra.

Outro que andava junto com o voto auditável era Brizola Neto (PDT) que já queria em 2014 o voto impresso.

Podemos citar, vários nomes que eram a favor do voto impresso, mas que agora mudaram radicalmente de posição, como por exemplo: Glauber Braga (PSOL), Marcelo Freixo (PSB), João Amoedo (NOVO), Simone Tebet (MDB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Flavio Dino (PSB) atual governador do Maranhão
Flavio Dino (PSB) atual governador do Maranhão
Glauber Braga (PSOL)
Glauber Braga (PSOL)
Brizola Neto (PDT)
Brizola Neto (PDT)
Simone Tebet (MDB)
Simone Tebet (MDB)
Marcelo Freixo (PSB)
Marcelo Freixo (PSB)
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
João Amoedo (NOVO)
João Amoedo (NOVO)

E o que mais me choca é o Presidente do TSE, o Ministro Luís Roberto Barroso dá declarações de que o voto impresso seria um retrocesso, e que o eleitor iria levar o comprovante de seu voto para casa. Eliminando assim a segurança do voto e o sigilo.

Mas veja bem, isso seria uma mentira, pois até mesmo no próprio canal oficial do TSE um vídeo explicativo de como realmente seria a urna eletrônica, estava on-line até pouco tempo a traz, e o vídeo foi retirado do ar, mas a internet não perdoa... No vídeo consta informações tais como: “ O registro impresso vai direto para a urna lacrada ” em outro trecho: “ Ninguém tem contato com o registro do voto! ”

https://youtu.be/GQzY7bSpLqU

Percebe? É uma pena que não posso colocar este vídeo aqui, mas aconselho você que procure, vá no Youtube e digite “TSE - Mitos eleitorais – Voto Impresso”.

Protesto a favor do voto impresso auditável

E agora eu te digo, que dia 01 de agosto estarei aqui na minha cidade me manifestando a favor da lei do voto auditável, e convido você e sua família para juntos lutarmos mais uma vez por mais transparência no nosso processo eleitoral, que é rodeado de grandes suspeitas de fraudes.

E para finalizar deixo o seguinte destaque do Ministro Alexandre de Moraes: “as unas são seguras e auditáveis – as chances de fraudes; quase nula.”

E eu repito: - Quase nula... Fica a dica!

Caso deseje assista o vídeo no nosso canal do Youtube sobre o assunto; segue:

https://www.youtube.com/watch?v=ifN8bw-21EY

--------------------------------------------------------

Fontes:

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/06/camara-aprova-pela-primeira-vez-emenda-de-jair-bolsonaro.html

https://www.camara.leg.br/noticias/134103-deputados-destacam-conquistas-da-reforma-eleitoral/

https://www.pdt.org.br/index.php/voto-eletronico-volta-a-ser-impresso-a-partir-de-2014/

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2018/05/internacional/628378-maduro-e-reeleito-na-venezuela-em-eleicao-questionada-pela-oposicao.html

https://www.folhadelondrina.com.br/politica/filipe-barros-entrega-relatorio-em-favor-do-voto-auditavel-na-camara-3088925e.html

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2009/08/12/relator-na-camara-de-projeto-da-reforma-politica-explica-voto-impresso

https://twitter.com/rodrigomaia/status/1412755997106520071

https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/rodrigo-maia-da-a-bolsonaro-o-credito-por-8220-ideia-8221-e-8220-trabalho-8221-pela-aprovacao-do-voto-impresso/

https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/07/12/datafolha-ministros-stf.ghtml

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/07/datafolha-reprovacao-aos-ministros-do-stf-volta-a-subir-e-atinge-33.shtml

https://amazonasatual.com.br/a-ministros-do-stf-presidentes-de-partidos-declaram-ser-contra-voto-impresso/

https://www.amb.com.br/wp-content/uploads/2021/05/RELATO%CC%81RIO-JUSBaro%CC%82metroSP_1%C2%AAEd_ABR_2021.pdf

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/06/4933919-voto-impresso-nao-contribui-para-a-democracia-diz-ministro-alexandre-de-moraes.html

https://g1.globo.com/politica/noticia/relator-no-stf-admite-impressao-de-votos-mas-diz-que-implantacao-pelo-tse-pode-ser-gradual.ghtml

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/12/28/eleicoes-terao-voto-impresso-a-partir-de-2018

https://www.flc.org.br/estudos_e_debates/voto-impresso-e-eletronico/

https://www.camara.leg.br/noticias/462060-camara-aprova-impressao-do-voto-e-inclui-fidelidade-partidaria-na-constituicao/

https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/06/entenda-a-polemica-em-torno-da-pec-do-voto-impresso

https://www.camara.leg.br/noticias/777592-parecer-sobre-pec-do-voto-impresso-sera

https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/07/16/em-manobra-para-evitar-derrota-governistas-conseguem-adiar-votacao-da-pec-do-voto-impresso.ghtml

https://www.politize.com.br/pec-135-19/

https://tercalivre.com.br/recontagem-de-votos-pode-abalar-eua/

https://www.ignews.com.br/2021/07/15/aiu-o-resultado-auditoria-no-arizona-trump-estava-certo/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/az-senator-sonny-borelli-secretary-state-removed-resign-county-supervisors-video/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/state-senator-sonny-borelli-todays-az-hearing-hearing-eye-opening-things-going-revealed-waiting-video/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/live-stream-video-arizona-senate-hearing-maricopa-county-audit-results-10-phoenix-time/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/az-senate-hearing-live-blog-audit-hearing-video/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/az-senate-audit-hearing-senate-leader-karen-fann-destroys-liberal-hack-katie-hobbs-ignorance-voting-machines-calibration-procedures-video/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/boom-az-audit-team-breach-computer-systems-2020-election-high-vulnerability-internet-computer-hack-video/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/wow-az-audit-finds-74000-ballots-returned-counted-2020-election-no-record-sent/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/boom-arizona-senate-audit-team-caught-ballots-wrong-paper-stock-confirms-sharpiegate-scandal-video/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/update-arizona-audit-team-escorted-building-explosive-hearing-confirming-thousands-fraudulent-votes-applause-breaks-video/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/come-jovan-pulitzer-arizona-maricopa-county-election-audit-video/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/az-audit-hearing-doug-logan-cyber-ninjas-lays-duplicate-ballot-discrepancies-video/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/trump-spokeswoman-az-audit-revelations-crime-committed-nov-3rd-fraud-election-never-certified-video/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/latest-az-steve-bannon-delta-hard-ballots-recorded-votes-holding-count-next-week-video/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/president-trump-wrecks-fox-news-bret-baier-latest-release-says-az-audit-findings-enough-already-change-outcome-election/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/maricopa-county-responds-senate-via-twitter-makes-false-claims-audit-refusing-prove-audit-wrong/

https://www.thegatewaypundit.com/2021/07/good-idea-fulton-county-board-commissioners-chairman-calls-georgia-counties-forensic-audit-ballots/

https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2021/03/04/producao-agricola-do-brasil-alimenta-10-do-mundo-diz-estudo-da-embrapa.htm

https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2021/03/epoca-negocios-producao-agricola-do-brasil-alimenta-10-do-mundo-diz-estudo-da-embrapa.html

https://www.politize.com.br/historia-do-voto-no-brasil/

https://www.instagram.com/tv/CRbyY3ig-s3/

https://www.camara.leg.br/noticias/122465-conheca-a-historia-do-voto-no-brasil/

https://www.youtube.com/watch?v=GQzY7bSpLqU