Teoria U para desenvolvimento de líderes: uma ferramenta de transformação organizacional a partir de um futuro emergente
0
0

Teoria U para desenvolvimento de líderes: uma ferramenta de transformação organizacional a partir de um futuro emergente

Olá,

Shana Wajntraub
3 min
0
0
Email image

Para o criador Otto Scharmer, trata-se de um instrumento para ajudar a conectar e evoluir indivíduo, empresa e sociedade

Olá,

Compartilho aqui uma ferramenta que gosto de usar em treinamentos de líderes, principalmente em contextos de transformação organizacional e necessidade de mudança de mindset.

A Teoria U.

Para o criador Otto Scharmer, a teoria é uma ferramenta para ajudar a conectar e evoluir três setores - indivíduo, empresa e sociedade -, cuja a proposta é o aprofundamento na complexidade dessas áreas para gerar soluções.

O que eu gosto na teoria é que a jornada auxilia líderes a olhar para si próprios, buscando a melhoria das suas capacidades de compreensão e suporte à equipe, além da evolução de habilidades.

O processo os incentiva a identificar conceitos preconcebidos para dar espaço às novas ideias. Nessa aplicação, a ferramenta aponta para 7 capacidades essenciais que os líderes precisam desenvolver:

1. Capacidade de escuta

Fundamental na teoria U é criar espaço para ouvir a si mesmo e aos outros. Quando seu time percebe que você tem seu ponto de vista, mas está aberto à escuta, se torna mais participativo e engajado nas propostas de solução.

2. Observação sem julgamento

O comportamento mais natural de uma pessoa que se sente julgada é se fechar e não emitir mais opinião.

Se você quer construir uma equipe colaborativa e inovadora, abra espaço para novas ideias e construa em cima delas. Cultive a cultura da edificação estimulando o "e se for assim..." no lugar do "isso não vai funcionar".

3. Abertura

Mente aberta, coração aberto e vontade aberta.

Isso quer dizer estar aberto de forma intencional junto com a equipe e começar a agir a partir do que emerge do grupo.

4. Presença

Foco para se conectar consigo próprio e com as necessidades que surgem do grupo, não do indivíduo.

5. Cristalização

Conduza sua equipe ao comprometimento com o propósito e os resultados esperados de um projeto.

As intenções do líder têm poder de criar um campo de energia que atrai pessoas, oportunidades, e recursos que fazem as coisas acontecerem.

6. Prototipagem

Conduza a equipe para as aplicações práticas e cultura de testes rápidos, para colher aprendizados e evoluir.

7. Execução

Não perca tempo com reuniões extensas baseadas em opiniões e debates.

Monte um time de pessoas conectadas através da mesma cadeia de valor com uma inteligência social voltada para a criação do novo.

Lembrando que a transformação é um processo, e alguns desafios pedem rupturas relevantes de modelo mental. Ainda que o contexto peça mudanças rápidas, é importante haver método para promover o crescimento sustentável.

Nos diversos treinamentos de líderes que ministro, a teoria U é um dos que têm ajudado a romper muitos padrões e alcançar resultados impressionantes.

Quer ajuda para aplicar este método e promover transformação na sua empresa? Me envie uma mensagem e vamos conversar.

Até mais.