Darth Krayt
3
0

Darth Krayt

O filho do lendário Cavaleiro Jedi Sharad Hett e sua esposa K'Sheek, ambos vivendo entre os Tusken Raiders de Tatooine, ele eventualmente se tornou o Padawan dos Mestres Jedi Ki-Adi-Mundi, e mais tarde, An'ya Kuro. Quando ele era apenas um ad...

Sith Empire 66
34 min
3
0
Email image

O filho do lendário Cavaleiro Jedi Sharad Hett e sua esposa K'Sheek, ambos vivendo entre os Tusken Raiders de Tatooine, ele eventualmente se tornou o Padawan dos Mestres Jedi Ki-Adi-Mundi, e mais tarde, An'ya Kuro. Quando ele era apenas um adolescente, o pai de Hett foi assassinado pela ex-assassina Jedi Aurra Sing, que mais tarde foi derrotada em um duelo por um jovem A'Sharad Hett. Durante as Guerras Clônicas, ele serviu à República como General e se estabeleceu como um líder carismático que frequentemente liderava suas tropas na frente. Ele eventualmente se tornou amigo do jovem Anakin Skywalker e ajudou Anakin a aceitar a destruição que havia sido causada pela guerra em toda a galáxia. A'Sharad participou de conflitos importantes durante a guerra, como a Batalha de Boz Pity e o Cerco de Saleucami. Ele conseguiu sobreviver às Guerras Clônicas, e foi um dos poucos Jedi conhecidos por ter escapado do Grande Expurgo Jedi em 19 ABY.

A'Sharad Hett finalmente voltou para sua terra natal, Tatooine, onde prometeu travar uma guerra particular contra o novo Império Galáctico. No entanto, após um confronto com o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi, ele foi exilado de Tatooine e mais tarde descobriu que foi Anakin Skywalker quem se tornou o Lorde Sith Darth Vader, que ele havia ajudado na aniquilação da Ordem Jedi. A'Sharad se culpou pela destruição da Ordem Jedi (como ele sabia sobre Anakin matar uma aldeia de Pessoas da Areia, e poderia ter denunciado o jovem Jedi, fazendo com que ele fosse expulso, mas não o fez - considerando a responsabilidade pessoal de Anakin lidar com seus próprios atos sombrios) e se tornou um caçador de recompensas. Durante uma de suas missões, ele se encontrou em Korriban, onde treinou como um Sith sob a tutela do Lorde das Trevas XoXaan. Hett eventualmente caiu para o lado negro após a captura e tortura pelos Yuuzhan Vong e logo se proclamou Senhor do Pavor e Lorde Sombrio dos Sith, tomando o nome de "Darth Krayt".

Como Krayt, ele se tornou o fundador e líder dos One Sith durante o período da invasão Vong. Ele manteve a existência de sua Ordem Sith reconstruída escondida dos Jedi por um século, ocultando sua presença em Korriban. Em um ponto em 44 DBY, ele surgiu para lutar ao lado de Luke Skywalker contra Abeloth. Para sobreviver, o Lorde das Trevas passou muitos anos em estase antes de ressurgir para formar uma aliança com Moff Nyna Calixte e desencadear a Guerra Sith-Imperial que levou à destruição da Federação Galáctica de Alianças Livres. No clímax da guerra, ele depôs o Imperador Roan Fel e provocou a destruição da Nova Ordem Jedi.

Darth Krayt governou a galáxia com mão de ferro por sete anos antes da aliança entre o legítimo Imperador Roan Fel e o Almirante da Aliança Galáctica Gar Stazi ameaçou seu governo usurpado. Além disso, Krayt descobriu a existência e sobrevivência de um Cade Skywalker. Krayt temia que com essas condições deterioradas e sua saúde ruim levassem à sua morte antes que seu sonho terminasse, e mandou caçar Cade Skywalker. No entanto, durante uma escaramuça em Had Abbadon, Krayt foi esfaqueado e arremessado de um penhasco. Os poderes do Lorde Sith provaram ser fortes, no entanto, quando salvaram sua vida. Darth Krayt foi então abordado por Darth Wyyrlok, seu conselheiro mais confiável, que assassinou Krayt, acreditando que o Senhor do Pavor levaria à destruição da Ordem Sith.

Mas, mesmo estando inativo, os ideais de Krayt estavam sendo realizados por Wyyrlok em seu lugar. Krayt mais tarde curou seu corpo de sua experiência de morte. Superando a mácula de sua armadura, ele chamou todos aqueles em toda a galáxia que haviam tocado o lado escuro, sinalizando seu retorno. Com a ajuda de leais Sith e uma nova geração de soldados Sith, Krayt retomou Coruscant, matando Darth Wyyrlok no processo, e começou a fazer preparativos para renascer a galáxia através da guerra. No entanto, na batalha final, ele mais uma vez tentou transformar Cade Skywalker. Ele não conseguiu fazê-lo e, enquanto distraído na tentativa, foi morto por Cade, que incinerou seu cadáver para impedir que o fantasma de Krayt simplesmente ressuscitasse seu corpo morto. Mesmo após sua morte física, os ideais de Krayt foram mantidos por seus seguidores leais.

Personalidade e traços:

Apesar de seu treinamento em grande parte informal, A'Sharad Hett era altamente dedicado às filosofias e valores Jedi. Ki-Adi-Mundi sentiu que poderia ser rápido demais para usar a Força para jogar ao redor aqueles que poderiam ser uma ameaça, mas não conseguiu encontrar maldade em seu coração logo após se conhecerem. No entanto, ele permaneceu silenciosamente vingativo em relação a Aurra Sing, a assassina de seu pai, embora por um tempo pensasse que havia conquistado esses sentimentos em homenagem a seu pai, uma afirmação que Yoda aceitou. Durante o confronto, ele atraiu o lado sombrio da Força e, embora tenha conseguido subjugá-la, sua culpa o deixou desejando ir para o exílio auto-imposto. No entanto, a Mulher Escura viu o futuro que foi apresentado diante de A'Sharad e o convenceu de que ir para o exílio não curaria seus problemas. A Mulher das Trevas tomou o jovem Jedi como seu Padawan e terminou seu treinamento para se tornar um Cavaleiro Jedi, ensinando-o a aceitar a morte sem raiva. No entanto, alguns de seus companheiros Jedi, mesmo naquela época, sentiram uma escuridão dentro dele.

Hett também acreditava firmemente na responsabilidade pessoal, acreditando que os indivíduos deveriam assumir suas ações. Foi sua crença nisso que o levou a manter o segredo de Anakin Skywalker quando soube do assassinato em massa de Skywalker de uma tribo do Povo da Areia em Tatooine, acreditando que era responsabilidade de Skywalker fazê-lo por si mesmo. Apesar de sua valente tentativa, Hett não conseguiu incutir essas crenças em Skywalker. Se ele pudesse, é possível que ele pudesse ter parado a queda de Skywalker para o lado sombrio. Hett acreditava firmemente que todos os Jedi mereciam um funeral adequado, mesmo aquele que lutou contra ele. Mesmo como Krayt, ele honrou aqueles que morreram como Jedi heróicos, como Kol Skywalker.

No entanto, com o advento do Grande Expurgo Jedi, todas as crenças de Hett desmoronaram e ele se voltou para o lado sombrio. Buscando vingança contra o Império pelo Expurgo Jedi, Hett retornou a Tatooine e ressurgiu como um senhor da guerra Tusken. No entanto, em seu estado de espírito cego pela raiva, ele nunca lutou contra o Império, em vez disso, devastando os agricultores de úmidade de Tatooine. Suas ações finalmente forçaram Obi-Wan Kenobi a entrar em ação. Incapaz de entender por que Kenobi simplesmente não se juntou à sua cruzada, Hett e Kenobi entraram em confronto quando o mestre de Skywalker se recusou a permitir mais ataques.

Derrotado por Kenobi e exilado da cultura Tusken, Hett começou a vagar pela galáxia, desprovido de propósito ou objetivo. Eventualmente, ele foi capturado pelos Yuuzhan Vong e entrou em contato com Vegere. Fortemente influenciado pela brutal cultura Yuuzhan Vong e pelos ensinamentos de Vegere, Hett desenvolveu uma visão de mundo predatória, acreditando que a única maneira de estabelecer paz e ordem duradouras era destruir o status quo atual da galáxia. No entanto, apesar de serem influenciados por Vergere, seus sistemas de crenças separados simplesmente não combinavam e, de acordo com seu testemunho, ela o abandonou para se concentrar no eventual Darth Caedus. Hett escapou dos Yuuzhan Vong logo depois e destruiu sua nave para garantir que nenhuma palavra de sua sobrevivência chegaria a ninguém.

Krayt uniu forças brevemente com Luke Skywalker contra Abeloth, deixando de lado a inimizade entre Jedi e Sith, e se abstendo de matar Jedi que o abordaram, por tempo suficiente para enfrentar essa ameaça aos seus planos e à galáxia em geral. Na época de sua ascendência, ele era conhecido como o Dragão dos Sith. No tempo de Krayt como imperador, as políticas formais de disseminação contra não-humanos já haviam desaparecido, embora em números absolutos os humanos fossem a espécie mais comum no funcionamento de seu Império. Krayt fez questão de tentar recrutar usuários não-Jedi da força, embora aqueles que se recusassem seriam destruídos, oferecendo tradições como as Irmas da Noite e Jensaarai a escolha de se juntar a seus Sith em vez de ser expurgado, e assim adquiriu muitos novos servos dessas ordens e outros Adeptos da Força que se juntaram aos Sith. No entanto, era raro que os Jedi tivessem essa escolha geralmente eles e aqueles que os abrigavam eram mortos ou presos. Ele também tolerou a tradição Ember of Vahl , enquanto eles caçavam Jedi para seu Império.

Ao contrário da maioria dos Lordes Sith, Darth Krayt não era um conspirador louco por poder, mas sim um homem dedicado a estabelecer ordem e paz duradouras, a todo custo. Suas crenças influenciaram fortemente a forma como ele criou sua nova Ordem Sith, pois ele sentiu que os Sith deveriam se dedicar a um objetivo comum ao invés de um avanço pessoal e ele deu sua busca por propósito de poder. Isso lhe rendeu a ira dos antigos Lordes Sith que acreditavam na crença Sith de que o poder era um fim em si mesmo e não precisava de outro propósito. No entanto, de acordo com a filosofia Sith tradicional e sua própria visão de mundo predatória, ele determinou que apenas os mais fortes eram capazes de realizar esse objetivo.

No entanto, as crenças de Krayt foram finalmente distorcidas por seu próprio medo. Cada vez mais consciente de sua própria morte iminente, Krayt se dedicou a encontrar uma maneira de enganá-la, muito envolvido em seus próprios esquemas para perceber que sua Ordem Sith poderia sobreviver à sua morte e sua visão poderia continuar. Em última análise, os erros táticos que ele cometeu em seus esforços para evitar a morte levaram Darth Wyyrlok à ação. Wyyrlok era efetivamente um produto das crenças de Krayt, e era leal ao objetivo central da Ordem ao invés de si mesmo, ou Krayt.

Como apontado por Darth Wyyrlok, Darth Krayt tinha uma tendência de se apegar às memórias dolorosas de seu passado, tornando-se definido por suas obsessões. Wyyrlok também chegou à conclusão de que Krayt usou sua linhagem para esconder sua fraqueza física do resto dos Sith, garantindo o governo indiscutível de Krayt como Lorde Sombrio dos Sith. Em seu duelo fatídico, Darth Wyyrlok tentou usar essas memórias contra seu antigo mestre. No entanto, após seu renascimento, Darth Krayt parecia ter superado seu passado até certo ponto, o que foi evidenciado quando Krayt enganou Wyyrlok para acreditar que ele foi afetado pelos poderes mentais de Wyyrlok.

Após sua ressurreição, Darth Krayt não temia mais a morte, mas a via como uma passagem para algo muito maior. Isso lhe deu a visão de que a galáxia deveria experimentar a dor da morte e o arrebatamento do renascimento como ele. Ele também acreditava que Cade Skywalker tinha que morrer e renascer para servi-lo.

Poderes e habilidades

Habilidades de sabre de luz e artes marciais:

A'Sharad Hett era excepcionalmente habilidoso no estilo de luta Jar'Kai. Esse talento ficou evidente ao longo das Guerras Clônicas, nas quais A'Sharad serviu como General, muitas vezes liderando seus soldados da frente de batalha nos combates mais intensos. A'Sharad muitas vezes empunhava dois sabres de luz verdes em batalha, sua própria arma e a de seu pai. Ele foi capaz de derrotar Aurra Sing em um duelo de sabres de luz enquanto ainda era um Padawan, um feito impressionante, considerando que seu próprio pai, um Cavaleiro Jedi totalmente treinado, não conseguiu derrotar Sing. Deve-se notar, no entanto, que seu poder foi aumentado pelo ódio que sentia por Sing por assassinar seu pai. Isso indica que Hett havia descoberto um entendimento básico da Força a raiva, permitindo que ele aumente sua ferocidade e melhor cante, colocando a mão em seu pescoço e derrubando o sabre de sua mão. Ele, enquanto se segurava, derrotou a Mulher Sombria em um duelo. No entanto, ela então o subjugou com um ataque furtivo depois que o duelo terminou formalmente, sua intenção de fazer uma questão sobre os riscos de baixar a guarda. Em 30 ABY, Hett mal conseguiu derrotar Sing em um duelo furioso, embora cedesse ao ódio durante a batalha, um lapso que o enojou. Décadas depois, como Darth Krayt, ele foi capaz de dominar completamente e focar seu uso da fúria da Força, como quando ele duelou com Cade Skywalker e Darth Wyyrlok. Hett matou um dragão Krayt com um Gaderffii e uma tocha antes de ser oficialmente feito um Jedi. Depois de pular de um speeder que caiu em uma janela, Hett derrotou não letalmente um terrorista. Durante as Guerras Clônicas, ele derrotou um enfurecido (e armado com um sabre de luz) Anakin Skywalker enquanto armado apenas com um gaderffii. Então ele fez as pazes com o Escolhido. Mais tarde, enquanto fazia parte de uma força Jedi e Clone, ele e seus amigos foram capazes de expulsar a emboscada das forças separatistas lideradas pelo Lorde Sith Conde Dookan e General Grevious.

Foi seu domínio de Jar'Kai que salvou Hett de ser morto durante a Ordem 66, permitindo que ele matasse os soldados clones que foram enviados para executá-lo. Depois de se voltar para o lado negro, mas antes de se tornar um Lorde Sith, Hett enfrentou o extremamente poderoso Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi (que alguns anos antes havia derrotado Darth Vader) em um duelo de sabres de luz e provou ser capaz de segurando seu próprio contra Kenobi até o ponto de acertá-lo com o punho de sua lâmina e chutá-lo, mas acabou sendo derrotado e mutilado.

Como Darth Krayt, ele manteve seu domínio da luta com duas lâminas. Um mestre praticante de Niman, sua habilidade com suas lâminas era grande o suficiente para ele derrotar rapidamente quatro Cavaleiros Imperiais com pouca dificuldade, mesmo apesar dos parasitas Vong e ter mais de 170 anos de idade. O Lorde das Trevas poderia usar a Força para se ajudar a fazer ataques mortíferos. Ele também foi capaz de lutar contra o muito mais jovem e apto Cade Skywalker como superior, e quase o derrotou antes de ser baleado nas costas pela mãe de Cade. Darth Krayt afirmou que suas habilidades com suas lâminas eram tais que ele matou milhares de oponentes desde as Guerras Clônicas. Deve-se notar que após seu duelo com Skywalker, Krayt foi criticamente enfraquecido por seus crescimentos Vong e foi forçado a passar um tempo em estase para se curar. O Lorde das Trevas foi capaz de se defender contra Karness Muur, que foi um dos membros fundadores da Ordem Sith e alegou ter matado facilmente outros Lordes Sith que eram mais fortes que Krayt. Krayt também foi capaz de matar seu ex-mão direita, Darth Wyyrlok, em um duelo de sabres de luz. Em seu duelo final com Cade Skywalker, ele provou ser tão proficiente com um único sabre de luz quanto com dois. Durante esta revanche, Krayt provou ser capaz de combinar suas proezas com seu sabre de luz com sua habilidade com a Força, tornando-o ainda mais formidável em combate. Tal era sua habilidade com a lâmina que Skywalker só poderia matá-lo atacando o Senhor do Pavor quando ele não estava preparado para se defender.

Como Hett, ele foi capaz de ensinar o estilo de luta de Taras Kasi.

Poderes da Força:

Como o Lorde das Trevas do One Sith, Darth Krayt foi o Lorde Sith mais forte de seu tempo. Em 40 DBY, o Grande Mestre Jedi Luke estava preocupado com visões de Krayt como uma figura sombria que parecia pelo menos tão implacável e forte na Força quanto o Escolhido , parecendo um espírito sombrio em uma missão de destruição. O Lorde das Trevas era poderoso o suficiente na Força para lutar contra um ser tão poderoso quanto Abeloth , embora ele fosse auxiliado pelo Grão-Mestre Luke Skywalker, que ele próprio estava cauteloso em duelar com Krayt além das sombras, até o ponto de quase esfaqueando o Sith preventivamente. Jacen Solo acreditava que se Krayt adquirisse Allana Solo como aprendiz que Krayt se tornaria imparável e inauguraria um novo e terrível futuro, foi isso que o inspirou a tentar conquistar a galáxia como Darth Caedus. A própria Força foi dobrada à vontade de Krayt. A escuridão trazida pela ascensão de Darth Krayt tornou mais difícil do que nunca para os Jedi usarem a Força para sentir o futuro. Todo esse poder estava sob o comando de Darth Krayt, mesmo quando ele foi retido pela infestação dos parasitas Vong e pelas feridas que Kenobi lhe causou. Sua força no lado sombrio da Força era grande o suficiente para ser sentida por todos os Sith da galáxia. Darth Krayt afirmou que após sua ressurreição, seu poder na Força se multiplicou, indicando que desde sua derrota em Had Abbadon, ele ficou consideravelmente mais forte do que antes. O lado sombrio da Força foi dito como se vivesse através dele, afirmações semelhantes às que o Filho em Mortis havia feito quase 200 anos atrás. Sua força no lado negro era tal que ele poderia lutar e dominar Cade Skywalker, que estava armado com um sabre de luz, principalmente com o uso da Força sozinho. Mesmo antes de se voltar para o lado sombrio, este homem era apontado como um poderoso Jedi com grande potencial, como por seu pai. Como um Mestre Jedi, ele foi considerado um Jedi digno e poderoso, de modo que foi um dos generais enviados para tentar acabar com a revolta da CEI, auxiliando nos Cercos da Orla Exterior.

Além de ser um duelista de sabres de luz formidável, às vezes enfurecido, tanto como Hett quanto como Darth Krayt, ele também era talentoso nas outras aplicações da Força, notavelmente movendo coisas com sua vontade, relâmpagos da Força, comunicação e cura.

A'Sharad Hett possuía grande habilidade em telecinese, como mostrado quando capaz de repelir não letalmente uma multidão de seus companheiros Tuskans que estavam assediando Mundi, um feito que impressionou o Mestre Jedi, embora fosse visto como possivelmente violento demais para a situação. Quando sua companhia foi atacada por Laninks, Hett jogou dois deles de um speeder. Durante o duelo, Hett e Sing trocaram golpes da Força, batendo um no outro contra as paredes enquanto duelavam em um planeta da selva em 30 ABY. Ele foi capaz de quase matar Obi-Wan com um lançamento de sabre. Além disso, Kenobi não violou suas defesas com a Força até que Hett teve sua mão cortada por Kenobi. Como um Lorde das Trevas em 44 DBY, ele mostrou o domínio dessa habilidade, como quando ele desarmou um Jedi, depois puxou Abeloth de volta para si e para Luke, lembrando sua mão decepada incorporada e, assim, efetivamente combatendo seu teletransporte , mesmo quando o ataque causou sua própria essência vazar de suas feridas. Quase um século depois, ele jogou Maladi no chão sem expressar um esforço significativo, fez os oficiais se ajoelharem diante dele, disciplinou Darth Nihl no Vale dos Lordes das Trevas, sufocando-o brevemente à força, e quando ele redirecionou várias pedras jogadas nele por Darth Wyyrlok depois de segurar a barragem em estase. Krayt poderia golpear seus inimigos com a Força, tanto em rajadas para atacar muitos inimigos quanto como Force Pushes para jogar até Jedi ao redor. Krayt submeteu Cade Skywalker a um Ataque da Força na cabeça, encadeando ataques da Força com golpes de sabre com facilidade, condizente com o mestre de Niman. Sua força em telecinese era tal que ele poderia praticamente vaporizar alguns dos pilares de pedra do Templo Sith durante seu duelo final com Cade Skywalker. Embora mais conhecido pela grandeza e força de seu poder telecinético, Darth Krayt também era capaz de incrível precisão e delicadeza com a Força, como quando sobrecarregado pela armadura Yuuzhan Vong, ele criou seu próprio Holocron.(que continha muitos segredos e planos que apenas Krayt conhecia), um processo que exigia que um Sith fizesse muitos ajustes microscópicos com a Força enquanto estava em sintonia com a vontade ou correntes da Força.

O poder bruto de seu relâmpago da Força foi suficiente para desmoronar colunas de pedra no Templo Sith e matar vários rakghouls com uma única explosão. Quando confrontado com o relâmpago de Celeste Morne, ele foi capaz de contra-atacar com o seu próprio, então começou a dominá-la. Krayt poderia usar seus poderes para criar um escudo/barreira com raios da Força para se defender daqueles que o ameaçavam. Enquanto sobrecarregado por sua armadura Vong, Darth Krayt usou Sith Lightning para desbloquear os holocrons de Darth Bane, Darth Andeddu e Darth Nihilus de uma só vez. Krayt era capaz de grande precisão com seus raios, como mostrado quando ele traçou o corpo de Darth Talon com eletricidade do lado negro sem machucá-la ou atingi-la. Sua destreza com o relâmpago da Força igualou a de Darth Wyyrlok, evidenciada quando os dois lançaram suas torrentes individuais em seu duelo sem ganhar vantagem sobre o outro. Luke Skywalker estava desconfiado de ser atingido por seu raio. Além disso, antes mesmo de se tornar um Sith, Hett poderia matar esquadrões de soldados blindados Yuuzhan Vong com rajadas de relâmpagos, e também pode ter sabido conjurar fogo contra os Vong, embora isso possa ter sido meramente um talento narrativo em como ele falou. da batalha.

Hett usando relâmpagos da Força para matar seus torturadores.

A'Sharad Hett poderia aumentar suas capacidades físicas , como quando ele usou seus poderes Jedi para destruir droides com um único soco. Hett poderia saltar de um speeder que colidiu com uma janela, então, ileso, atacar os terroristas ao seu redor. Como um Sith, ele também usava a velocidade da Força e podia saltar grandes distâncias com a ajuda do campo de energia que une o universo. Seus ataques às vezes atingiam mais pessoas quando reforçados com a Força. Krayt tinha talento para ver aqueles que conhecia de longe, bem como prever o futuro como ele foi capaz de prever que ele renasceria e seria capaz de se curar de seus implantes Yuuzhan Vong e quando ele previu as táticas da Aliança Galáctica e do Império Fel durante a Batalha de Tavias. Ele parecia ter um "gravador no olho do destino", de acordo com Darth Wyyrlock. Além disso, Krayt foi capaz de sobreviver a cair de um penhasco, apesar de ter sido ferido pouco antes, usando a Força para suavizar sua aterrissagem. Darth Krayt também dominou as antigas técnicas Sith que prolongam a vida, permitindo que ele sobreviva por mais de um século, apesar de seu corpo falhar quando combinado com o uso do Force Trance., embora ele foi parcialmente sustentado por estase. Krayt resistiu aos truques de Andeddu. Ele também demonstrou um certo grau de resistência aos Mind Tricks, como quando ele enganou Darth Wyyrlok para acreditar que ele estava sendo afetado por seus poderes mentais. Wyyrlock III, deve-se notar, já havia demonstrado sua destreza mental quando destruiu o antigo Lorde Sith Darth Andeddu em uma batalha de vontades e ilusões e usou seus poderes para fazer os membros do culto Malevolência matarem uns aos outros. Krayt também tinha um senso de Força muito agudo, demonstrado quando sentiu Cade Skywalker curando seu Mestre durante o Massacre de Ossus no meio da galáxia, sentiu Cade no mesmo planeta (onde viviam milhões) detectou o estado emocional de Cade Skywalker, e quando sentiu a presença de um espião dentro das fileiras imperiais. Como um Padawan, no entanto, ele ainda não havia desenvolvido tal habilidade e os Mestres Mundi e Gallia eram capazes de sentir o futuro e a orientação da Força melhor do que ele, porém ele era capaz de para sentir perigo iminente e escuridão, bem como os Mestres. Como Hett, ele foi capaz de detectar a sensibilidade à Força em outros. Darth Krayt foi apontado como um mestre do Alter Enviromenthabilidade e capaz de controlar o clima de Korriban, como causando grandes tempestades e relâmpagos no céu, supostamente isso foi feito enquanto ele estava em estase. O líder dos Sith poderia esconder sua presença na Força, mesmo de outros Sith e do Grande Mestre Jedi, embora quando na mesma sala Luke Skywalker pudesse sentir suas afiliações do lado sombrio, para preocupação dos Jedi. Darth Krayt também era adepto do uso de Mind Walking , permitindo-lhe viajar além das sombras, como quando ajudou Luke Skywalker a derrotar Abeloth. Ele também era proficiente no uso de dreno de força, que ele usou em sua batalha contra Abeloth - prejudicando ela e Luke Skywalker embora com grande custo para si mesmo. Krayt podia empregar o Force Deflection , pelo menos contra Force Powers, e tinha o poder defensivo dos tutaminis. O Lorde Sith poderia se alimentar do sofrimento dos outros , mesmo ao ponto de neutralizar brevemente a maioria dos danos físicos que sofreu quando ordenou massacres no planeta natal dos Mon Cala. Krayt usaria a Força para melhorar suas habilidades de enganar e perceber as coisas e, com grande esforço, ele poderia usar a Força contra qualquer coisa que visse dentro do mesmo sistema solar.

Hett também tinha uma afinidade com o uso da telepatia , como manter conversas telepáticas verbais com as pessoas próximas, como quando ele se comunicou com o Jedi Xiaan e a encorajou a tentar sobreviver, embora no final ela tenha escolhido dar sua vida para trazer a missão. sucesso, e Hett manteve essa conversa quando os dois estavam brigando em suas naves estelares. De acordo com os padrões do Mestre Fisto, um Jedi ser capaz de fazer coisas assim era uma marca de grande poder na Força. Quando a Ordem 66 foi executada, ele, como Grão-Mestre Yoda, sentiu os ecos de tantos Jedi morrendo, mesmo sentindo os ecos dos jovens que Vader matou. Como o Lorde das Trevas, ele fez o uso da telepatia ainda mais frequentemente e dramaticamente, de tal forma que ele manteria contato mental com seus servos de maior confiança em todos os momentos, independentemente de qual planeta eles estivessem, e seu habilidade foi mostrada novamente quando ele se comunicou com Darth Talon para liberá-lo da estase em Korriban logo após ele ressuscitar. ​​Quase um século antes, muito parecido com seus feitos nas Guerras Clônicas, Krayt foi capaz de enviar mentalmente frases inteiras para Luke Skywalker, independentemente de o Grão-Mestre desejar esse contato. Ele também podia ler as mentes de seus seguidores enquanto seu corpo estava em estase. Depois que ele ressuscitou, ele enviou um sinal para todos os Sith em toda a galáxia (assim como dois não-sith que foram tentados pelo Lado Negro), alertando-os sobre seu retorno da morte e os alertando para sua iminente recuperação. de autoridade. Krayt foi acusado de ter o poder de comandar milhões de soldados com sua vontade. Darth Krayt era tão habilidoso que projetou uma ilusão do possível futuro de Cade na mente do jovem Skywalker, o que abalou muito Cade. Mais tarde, depois de subjugá-lo, matá-lo e ressuscitá-lo, Krayt forçou Cade a ver um futuro de seu próprio projeto - um reino de fogo, morte, renascimento e a ascendência do lado sombrio da Força.

Antes de se voltar para o lado sombrio, A'Sharad Hett foi treinado para usar a cura da Força , embora a extensão de suas habilidades de cura seja desconhecida. Como um Cavaleiro Jedi, esperava-se que ele fosse capaz de usar Curato salva. Quando Abeloth cortou sua mão além das sombras, uma ferida que normalmente teria sido transferida para sua forma física, ele recuperou e restaurou a mão. No entanto, após a Batalha de Had Abbadon, Darth Krayt finalmente conseguiu se curar completamente de seus crescimentos de Yuuzhan Vong, bem como do que normalmente seriam ferimentos mortais graves, demonstrando que sua habilidade em Cura pela Força havia aumentado bastante, e também digno de nota. devido ao fato de que os Yuuzhan Vong eram quase impossíveis de tocar com a Força, exceto com raios.Durante seu duelo final com Cade Skywalker, Krayt revelou que quando ele experimentou a morte em Had Abbadon, ele descobriu o raro poder do lado negro da transferência escura , permitindo que ele aumentasse explosivamente seus já consideráveis ​​poderes de cura - até mesmo para a ponto de restaurar sua carne murcha a um estado forte e em forma. Darth Krayt também poderia usar Dark Transfer em conjunto com Force Lightning para ferir ou matar, como quando ele matou e ressuscitou Cade Skywalker durante o duelo final, assim como o próprio Cade usou sua Dark Transfer. Do além-túmulo, o Lorde Sith provocou Cade Skywalker que sua proficiência com a Transferência das Trevas avançou para o grau em que ele se curaria até mesmo da própria morte , de acordo com o testemunho de Cade Skywalker. Além de aprender Dark Transfer com sua experiência de morte, Krayt revelou que ele podia ver pontos de ruptura no mundo ao seu redor e encadear o uso desse poder para aumentar seus poderes de cura ou dano do Lado Negro. Após sua morte final, Kraytspirit alegou que aprendeu a perigosa arte da transferência de essência e ameaçou voltar à vida dentro de Cade Skywalker se seu corpo fosse destruído. Apesar de seus orgulhos, o espírito de Krayt deixou de incomodar a mente de Skywalker depois que seu corpo foi queimado.

Outras habilidades:

A'Sharad Hett era um diplomata e pacificador de alguma habilidade, como mostrado quando ele conseguiu acalmar Anakin Skywalker pode convencê-lo a admitir seu assassinato de uma tribo Tuskan. Ele se tornou um líder habilidoso a ponto de se tornar um Mestre Jedi que foi encarregado do treinamento de um Padawan e também general durante as Guerras Clônicas e depois comandou tribos Tuskan Raider até sua derrota e mutilação na mão. de Kenobi. Ele era habilidoso na liderança de Tuskans e Sith e poderia inspirá-los a lutar mais. Mais tarde, ele fundou uma ordem Sith inteira. Foi Krayt, não Caedus ou a Tribo Perdida, que realmente restaurou a tradição e o legado Sith para a galáxia após a derrota de Darth Sidious, até o ponto de tornar as coisas mais sombrias e sombrias que já estiveram na galáxia, com a possível exceção do reinado de Sidious como imperador.

Como um Sith, ele usou provocações e insultos na batalha. Ele usou um exemplo histórico para guiá-lo na tentativa de corromper Cade Skywalker. A'Sharad Hett era bem instruído no estudo de Mon Calamari e naves estelares cerimoniais.

A'Sharad Hett também era um piloto habilidoso, comprovado durante as batalhas de Geonosis e Saleucami. Suas habilidades como piloto eram tais que ele podia navegar em um coralskipper Yuuzhan Vong, mesmo que ele não tivesse conhecimento prévio de como operá-lo. Como Krayt, ele também parecia ter um conhecimento considerável de engenharia e robótica, pois foi capaz de iniciar seu Projeto Sith Trooper, além da construção dos caças Aniquiladores, mantendo-o escondido por décadas dos outros Sith. Darth Krayt foi capaz de criar planos que se estenderam por centenas de anos, pelo menos de acordo com seus servos. Darth Krayt foi um grande filósofo e pensador, capaz de entender as falhas dos vários sistemas Sith e de governo, e criou uma Ordem Sith muito leal e pela força foi capaz de estabelecer um império que poderia ter sido o maior de todos. Conquistas Sith. Claro, nem todos concordavam com seus ideais, como os Fels que o viam como nada mais do que um ladrão. A guerra de Krayt foi considerada por ele como tendo quebrado a espinha dorsal da galáxia.

Hett foi rápido o suficiente para impedir o Mestre Jedi Mundi de ajudar ilegalmente um homem, quando ele tinha apenas quinze anos. Em um momento ele foi capaz de correr e agarrar Aura Sing antes que ela pudesse derrubar um sabre de luz em seu pai. Darth Krayt saiu menos ferido do que Skywalker depois de sua batalha com Abeloth, mesmo depois de resistir a uma explosão da Força de Abeloth e ter sua mão cortada naquele reino, assim como ele estava melhor quando chegou a lutar com o Grão-Mestre. pai. Além disso, ele foi por meios desconhecidos capaz de chegar perto o suficiente de seu planeta natal para usar Mind Walking em sua busca por Abeloth. Tal era o poder de Krayt que Luke Skywalker tinha medo dele. Enquanto além das sombras, Krayt foi capaz de agarrar Abeloth e começou a rasgar sua forma com a mão. Krayt era um mestre astuto da guerra. Hett poderia levantar um membro da espécie de Yoda. Krayt podia levantar machos humanos do chão com um braço.

Ele era competente no uso da armadura Yuuzhan Vong. Enquanto estava nesta armadura, ele sobreviveu a ser baleado com armas pesadas, atingido por um raio escuro tão poderoso que iluminou seu esqueleto e empalado com um sabre de luz, antes de ser jogado de um penhasco. Hett era habilidoso em vários idiomas, como Galactic Basic Standard, Tusken e Bocce. Enquanto estudava os caminhos dos Sith, ele aprendeu a falar a língua antiga . Ele e Darth Wyyrlok III eram os únicos membros conhecidos do One Sith a possuir o idioma.

Hett tinha um olfato apurado, de modo que ele podia detectar outros biomas enquanto estava dentro de uma cidade. Como um Sith, Krayt era imune aos efeitos do Omega Red.

Sabres de luz:

Krayt empunhou vários sabres de luz durante sua vida.

Como A'Sharad Hett, sua primeira arma foi construída durante seus dias como Tusken Raider, enquanto recebia treinamento Jedi informal de seu pai. Esta arma, como a de seu pai, possuía uma lâmina carmesim, embora a fonte do cristal de foco usado nela permaneça desconhecida.

A'Sharad herdou a arma de seu pai após a morte de Sharad. Em vez de favorecer uma arma ou outra, Hett passou a empunhar as duas ao mesmo tempo, tornando-se um duelista de lâmina dupla excepcionalmente talentoso. Mais tarde, ele substituiu os cristais carmesim em sua arma e na arma de seu pai por esmeraldas.

Quando ele ressurgiu como Darth Krayt, Hett abandonou o uso de seus sabres Jedi originais, em vez disso, ele agora empunhava um par de sabres de luz Sith. Embora as especificações do mecanismo interno permaneçam desconhecidas, os invólucros das armas gêmeas eram compostos de um tipo de substância coral claramente inspirada na biotecnologia Yuuzhan Vong. As armas de lâmina vermelha eram armazenadas em formação cruzada nas costas quando não estavam em uso.

Após o renascimento de Krayt, ele continuou a usar um de seus sabres de luz Sith, embora ele novamente pegasse seu sabre de luz Jedi original, e depois de matar Wyyrlok havia retirado o cristal verde original e substituído por um cristal vermelho sintético, dando-lhe o brilho de sangue. lâmina de um sabre de luz Sith.

Por trás das cenas:

O personagem de A'Sharad Hett foi desenvolvido pelo autor Timothy Truman e estreou no arco de quadrinhos Outlander Dark Horse Comics. O rosto de A'Sharad não foi visto até Enemy Lines , quase cinco anos após a estreia do personagem.

Na contracapa de Legacy (2006) 9, Randy Stradley deu a conhecer que a identidade de Krayt seria revelada em Legacy (2006) 15. Além disso, na parte de trás de Legacy (2006) 11, Stradley deu a entender que pode ser alguém que os fãs já conhecem ou conhecerão em breve antes de Legacy 15, mas encorajou os leitores a serem pacientes até que a edição fosse lançada.

Antes de a identidade de Krayt ser revelada em Legacy (2006) 15, já havia especulações de que Krayt e A'Sharad Hett eram a mesma pessoa. Principalmente isso é devido à sua prática de Jar'Kai, suas tatuagens faciais semelhantes, e Krayt sendo nomeado após o dragão krayt de Tatooine, o planeta natal de Hett.

Quando a revelação foi feita, o editor Randy Stradley comentou no final da edição: “ Eu sei. no verso. Ainda assim, você tem que admitir, foi uma revelação e tanto ". Outra teoria comum dos fãs na época era que Krayt seria revelado como Jacen Solo em algum momento da série de livros Star Wars: Legacy of the Force, mas com o anúncio do " Darth Who Contest " e a seleção do nome Darth Caedus para Solo, esta teoria foi provada errada.

A representação de A'Sharad Hett em Jedi vs. Sith: The Essential Guide to the Force tem uma semelhança com uma imagem promocional oficial da Pix de Anakin Skywalker. Em Legacy (2006) 50 , Krayt é retratado lutando contra Cade enquanto veste um Vonduun Skerr Kyrric em uma visão. Isso provou não ser o verdadeiro futuro, enganoso ou errado como as visões geralmente são, como visto em Legacy—War 6, que mostra Krayt vestindo uma armadura de combate.

Darth Krayt deveria aparecer com um novo design como o principal inimigo na Batalha dos Lordes Sith do Red Fly Studio, entrando em conflito com o descendente de Maul e Darth Talon, que teria se oposto a ele por violar a Regra de Dois.

Aparições:

• Star Wars (1998) 10 (primeira aparição)

• Guerra nas Estrelas (1998) 11

• Guerra nas Estrelas (1998) 12

• Guerra nas Estrelas (1998) 13

• Guerra nas Estrelas (1998) 14

• Guerra nas Estrelas (1998) 15

• Guerra nas Estrelas (1998) 16

• Guerra nas Estrelas (1998) 28

• Guerra nas Estrelas (1998) 29

• Guerra nas Estrelas (1998) 30

• Guerra nas Estrelas (1998) 31

• Star Wars: Jedi Starfighter

• República 58

• República 59

• Obsessão 4

• República 74

• República 75

• República 76

• República 77

• Kenobi (Apenas mencionado)

• Audiobook Kenobi (Apenas mencionado)

• A Vida e a Lenda de Obi-Wan Kenobi

• Legacy of the Force: Betrayal ( Retcon ) (Apenas mencionado)

• Legacy of the Force: Bloodlines ( Retcon ) (Apenas mencionado)

• Legado da Força: Tempest ( Retcon ) (Apenas mencionado)

• Legado da Força: Sacrifício ( Retcon ) (Apenas mencionado)

• Legacy of the Force: Inferno (apenas menção indireta)

• Legacy of the Force: Invincible (apenas menção indireta)

• Corrente cruzada (Apenas mencionado)

• Riptide (apenas menção indireta)

• Fate of the Jedi: Abyss (apenas menção indireta)

• Audiobook Fate of the Jedi: Abyss (apenas menção indireta)

• Fate of the Jedi: Vortex (apenas menção indireta)

• Audiobook Fate of the Jedi: Vortex (apenas menção indireta)

• Fate of the Jedi: Ascension (apenas menção indireta)

• Audiobook Fate of the Jedi: Ascension (apenas menção indireta)

• Destino dos Jedi: Apocalipse

• Audiobook Destino dos Jedi: Apocalipse

• Legado (2006) 8

• Legado (2006) 1 (Primeira aparição como Darth Krayt)

• Legado (2006) 2

• Legado (2006) 4 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 5

• Legado (2006) 6 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 7

• Legado (2006) 9 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 12 (Visão para Cade Skywalker )

• Legado (2006) 13

• Legado (2006) 14

• Legado (2006) 15 (Primeiro revelou explicitamente que A'Sharad Hett e Darth Krayt eram os mesmos)

• Legado (2006) 16

• Legado (2006) 17

• Legado (2006) 18

• Legado (2006) 19

• Legado (2006) 20 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 22

• Legado (2006) 24 (Holovid)

• Legado (2006) 25 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 26 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 27 (em flashbacks)

• Legado (2006) 28 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 29 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 30

• Legado (2006) 31

• Legado (2006) 32 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 33 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 34 (Aparece como um cadáver)

• Legado (2006) 35 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 36 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 37 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 38 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 39 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 40 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 41 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 42 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 43 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 44 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 45 (em flashbacks)

• Legado (2006) 46 (Visão para Cade Skywalker)

• Legado (2006) 47 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 48

• Legado (2006) 49 (Apenas mencionado)

• Legado (2006) 50

• Legado—Guerra 1

• Legado—Guerra 2

• Legado—Guerra 3

• Legado—Guerra 4 (Aparece em holograma)

• Legado—Guerra 5 (Apenas mencionado)

• Legado—Guerra 6

• Legado (2013) 1 (Apenas mencionado)

• Legado (2013) 17 (Apenas mencionado)

Aparições não-canônicas:

• Star Wars Miniaturas: Legado da Força anúncio

• Batalha dos Lordes Sith (Cancelada)

Fonte: