Skopo Academy
Skopo Academy
#1 - Café com Conteúdo - Comunidade, conversação e produtos Skopo
2
0

#1 - Café com Conteúdo - Comunidade, conversação e produtos Skopo

Café com conteúdo

Eduardo Del Vechio
6 min
2
0

 ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏

<i>- Provavelmente você, neste exato momento rs...</i>
- Provavelmente você, neste exato momento rs...

E aí empreendedor, tudo bem?

 Bom dia! Seja bem-vindo ao momento "Café com Conteúdo" , nossa newsletter dedicada a você empreendedor que precisa se manter atualizado e conectado no mundo do marketing, negócios e empreendedorismo.

E por aqui não vamos falar apenas de notícias do mundo do marketing, o objetivo é te munir de ferramentas que podem te ajudar no seu dia-a-dia como empreendedor. Falaremos sobre negócios, ferramentas, tecnologias, métodos, tendências.. e por aí vai!

É importante que você dê o seu feedback, assim poderá trazer um conteúdo melhor a cada envio.

Pega o seu café e vamos ao que interessa! :)

Comunidades são mais do que você pensa

Criar estratégias para construção de comunidade no marketing não é novidade alguma para você. Em 2022 vimos um crescimento exponencial na construção de comunidades em torno de uma marca, e isso tende a crescer mais e mais.

Um relatório da Stackla com insights de 2022, diz que 79% dos consumidores dizem que o UGC (Conteúdo gerado pelo usuário - conteúdo criado pelo usuário) impacta fortemente suas decisões de compra.

Isso nos mostra que criar embaixadores de uma marca - que falam naturalmente do produto - é mais eficaz na aquisição de novos clientes do que simplesmente investir em tráfego-pago para atrair prospects para um funil.

Isso porque as pessoas com comportamentos semelhantes e que frequentam o mesmo ciclo social, tendem a consumir o mesmo tipo de produto, então fazer com que o seu cliente fale constantemente de sua marca, ainda é a melhor (e mais barata) estratégia de crescimento que você pode ter.

Não se engane, construir uma comunidade não está limitado a infoprodutores que criam um canal no telegram para entregar conteúdos exclusivos e agradar a sua audiência.

Construir uma comunidade está totalmente ligada ao pertencimento que você gera com o seu produto/serviço e impacta diretamente em indicadores extremamente importantes para o negócio, como: CAC (custo por aquisição de clientes) e LTV (lifetime value).

É da característica da nossa espécie buscar “tribos” para se encaixar, fazemos isso a todo tempo. Na faculdade, na família, no trabalho, sempre permanecemos ao lado das pessoas e frequentamos lugares que geraram identificação com a nossa maneira de enxergar a vida, e também é assim (mesmo que inconsciente) com marcas.

Um exemplo de marca que faz isso com maestria é a Apple, você já tentou falar pra alguém que tem iphone que os smartphones da samsung são melhores? Eu como um entusiasta da marca tenho diversos argumentos para combater esse discurso, para mim é inconcebível essa realidade, o iphone é melhor em tudo! Sem design, na usabilidade..Mas.. será que é mesmo? Ou será que eu apenas me sinto tão parte da marca que defende o produto como se a empresa fosse minha? E ainda pagando extremamente caro para adquirir os aparelhos..

Uma comunidade bem construída cria defensores da marca!

Existem maneiras de você criar uma estratégia para comunidades de maneira intencional, e uma delas é utilizar o primal branding. Hoje o primal branding se tornou crucial em todas as estratégias que entregamos para os nossos clientes, segue um artigo falando mais sobre o assunto: Primal branding

Marketing de conversação e aumento da conversão em vendas

Usar o whatsapp apenas como SAC (Serviço de atendimento ao consumidor) é subestimar o potencial do canal, eu explícito:Uma pesquisa da RD Station trouxe os seguintes dados:

  • Aumento de 43% do número de contas utilizando o botão do whatsapp
  • Crescimento de 90% de contas utilizando a extensão do whatsapp para CRM
  • Conversões usando as ferramentas de whatsapp cresceram quase 70%
  • Fechamentos de vendas com o whatsapp aumentaram 40%

Esses dados foram retirados da base de clientes da RD, que hoje ultrapassam os 50 mil no Brasil.Com uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema, entendi que utilizar o contato via whatsapp com o cliente como uma etapa do seu funil de conversão se tornou essencial para extrair o máximo de seus leads.Isso não significa que você deve simplesmente programar mensagens automáticas e contar com a sorte. O auxílio de chatbots é bem-vindo, mas atente-se para olhar para esse canal como olhar para os outros, pense estrategicamente na abordagem e quanto mais humanizado o contato com o seu cliente, maior a probabilidade de fechamento.

Serviços de marketing digital não geraram resultados por si só

Empreendedor, você como um excelente profissional de marketing sabe que o serviço que você presta não é o suficiente para gerar resultados para o seu cliente, não é mesmo?Um gestor de tráfego com as melhores campanhas do mundo não faz uma empresa que não gera um bom conteúdo e que não tem um bom atendimento vender como deveria.

Assim como uma mídia social excepcional que cria um conteúdo de valor não gera dinheiro na caixa sem uma boa estratégia de aquisição de clientes e investimento em captura de leads.

E assim como um texto incrível, feito por uma cópia incrível.. bom, você entendeu, né?

Todos nós profissionais precisamos das competências complementares às nossas para que possamos gerar resultados incríveis e constantes para os nossos clientes.

E além disso, bons resultados são provenientes de uma boa estratégia, pensada exclusivamente para o negócio do cliente, com estudos do produto, pesquisas sobre o mercado, benchmarkings de concorrentes.. etc

Você empreendedor de marketing digital que está buscando alçar voos maiores e encontrar clientes grandes, que te pagam bem e que permanece por um longo período de tempo, a Skopo tem a solução para você!

Hoje temos dois produtos que se encaixam perfeitamente na sua necessidade, que são:

1) Desenvolvimento estratégico - Onde entregamos uma estratégia com todos os pilares de execução, para que todos os profissionais alocados no projeto saibam exatamente o que precisam fazer para que o negócio alcance o seu potencial máximo no digital.

2) Esquadrões de execução - Onde alocamos profissionais preparados de acordo com a necessidade de cada projeto.

E você, que faz parte da Skopo Academy, tem benefícios exclusivos na inscrição de um desses produtos - aliás - nós estamos aqui para ajudar-lo(a) a desenvolver o seu negócio e queremos contribuir de todas as maneiras possíveis para o seu crescimento.

Chegou ao fim a primeira edição do Café com Conteúdo, foi rápido, né?

Mas calma, em breve você receberá a segunda edição, e com cada vez mais conteúdo de valor, para que você possa crescer mais e mais.

Sempre chegaremos na sua caixa de entrada, alguns servidores de e-mails atrasam e outros são piores e nos encaminharam para o spam, então fica de olho, beleza?

Até a próxima, empreendedor!