Deus é uma soma e o resultado sempre é 1
31
1

Deus é uma soma e o resultado sempre é 1

Você certamente já ouviu alguém dizer: Deus quer escrever uma nova história na sua vida. Olhando com a ótica bíblica essa afirmação soa precipitada. É certo que quando nos deparamos com a nova realidade do evangelho, um novo caminho começa a ...

Maurício Alves, o Chytão
3 min
31
1
Email image

Você certamente já ouviu alguém dizer: Deus quer escrever uma nova história na sua vida. Olhando com a ótica bíblica essa afirmação soa precipitada. É certo que quando nos deparamos com a nova realidade do evangelho, um novo caminho começa a ser traçado. Mas há uma diferença significativa entre uma história escrita para mim e ser incluído na história de Deus. O convite da cruz é para que eu me torne alguém parte da história do próprio Deus. Que quem estou me tornando e como estou vivendo seja parte do enredo divino.

Por isso Deus é uma soma. Não uma subtração, divisão e nem multiplicação. A multiplicação faz tantas vezes aquele numeral, só replica os iguais. Na soma, mesmo que idênticos, cada numeral tem seu lugar. Na matemática de Deus 5+5+5=15 é diferente de 3x5=15. Ele não espera somente o resultado, o caminho é tão importante quanto chegar. É o acrescentar de cada um que carrega seu jeito de ser. Deus tem haver com unidade, não uniformidade. É a junção do que talvez lhe soe opostos mas quando juntos formam um. A soma de Deus leva em conta cada indivíduo, desconstrói e constrói um novo ser, não para mudar seu jeito ou personalidade, mas para que pare de se excluir por suas feridas e se aproxime através das cicatrizes.

Usar textos das escrituras fora de seu contexto é uma tentação. Quando quero escrever uma história segundo meus interesses e ainda com o pretexto de estar sendo guiado. Jesus no deserto é o símbolo disso. O diabo usa de versos soltos para oferecer suprimento das suas necessidades emergentes, mas não as essenciais. Oferecendo maneiras religiosas de alcançar o alimento ou o poder que Jesus teria através de seu ministério. Em nós não é diferente. Nos é sugerido durante a corrida muitas formas de cortar caminho para chegar onde Deus nos mostrou que estaríamos. De realizar aquilo que sonhamos. Mas o ponto é que não chegamos através de Deus, Ele é o caminho para que sejamos participantes da história que está escrevendo. Somos inseridos em Seu plano, cooperadores de Seu trabalho e integrantes do Seu reino que é eterno.

Email image

Ainda assim, é necessário viver o Deus pessoal. A relação diária de conversa franca e oração. De expor seus anseios e frustrações. O secreto é essencial e primordial para a jornada cristã. Na verdade, ele é insubstituível. Não há como transferi-lo para o outro ou esperar que a vida em comunidade supra seu particular com Deus. Não há como ter ou alcançar algo espiritual sem a relação intima. É onde Ele se apresenta, o conhecemos e somos conhecidos. Porém,o resultado dessa transformação sempre implica no outro. Para se viver Deus por inteiro é necessário alguém. A comunidade é a união de todos os secretos, todos nossos particulares formam a unidade.

E no fim as somas de Deus sempre resultam em 1. Somos numerais quaisquer, com histórias comuns, chamados para fazer parte da maior adição da história. Guiados pelo mesmo Espírito cumprindo o mesmo chamado em funções e formas diferentes. Nossas dores soam destoantes mas a cura vem do mesmo lugar. O mosaico de peças em formatos distintos que quando em união formam uma arte, bela, onde o Criador está no centro e continua a escrever a Sua história que no fim, é a nossa.