Além do "Meme do Ônibus"
25
1

Além do "Meme do Ônibus"

Este é o "meme do onibus". Carrega muita sabedoria, fiquei contemplando ele por alguns dias para chegar nessa mensagem. O óbvio que veremos ali é a respeito de pontos de vista né? Mas há questões mais profundas do que isso.

Ricardo Oliveira
2 min
25
1
Email image

Este é o "meme do onibus". Carrega muita sabedoria, fiquei contemplando ele por alguns dias para chegar nessa mensagem. O óbvio que veremos ali é a respeito de pontos de vista né? Mas há questões mais profundas do que isso.

Talvez, não seja uma questão só de escolher qual poltrona você vai sentar. E se todo o "onibus", seu trajeto todo, está passando por um vale sombrio? O itinerário desta linha não tem ar condicionado e passa pela praia com lindas vistas... nesta linha, o desembarque demora e tem muito solavanco. Talvez tbm não dá pra simplesmente descer e abandonar a viagem, porque seria descer em um local inóspito, é preciso aguentar a viagem para descer no ponto certo. Há pessoas que estão vivendo situações que não é simplesmente uma troca de poltrona pra resolver tudo.

Tendemos a olhar para essa imagem e concluir rápido: "é só escolher a poltrona certa, aquele fulaninho ali triste olhando pra parede fez escolhas ruins, prefiro nem pensar sobre ele e fazer o óbvio, olhar a paisagem bonita". Tendemos a não olhar para nossas sombras. E as vezes, fazemos escolhas na vida que são como linhas de ônibus. São decisões que depois de tomadas (embarque) são difíceis de simplesmente abandonar, e existe o momento certo para ela chegue ao fim (desembarque). Aqui estou falando sobre relacionamentos que abrimos, contratos (fisicos, materiais ou mesmo emocionais), acordos/decisões e ações que tomamos... Uma imagem como essa trás muita informação do que é a vida em si.

Estamos numa época de fim e abertura de ciclo correto? É um bom momento para esse tipo de reflexão. Fins de ciclo são momentos da natureza, naturais para descer de "linhas de ônibus desagradáveis". Podemos avaliar muita coisa: a natureza do itinerário dos caminhos que estamos tomando, pelo menos ao longo deste ano. Se neste caminho, podemos melhorar sua qualidade dentro do onibus mesmo; mudando de assento, abrindo a janela, pegando um casaco, pedindo o motorista para ir mais lento ou mais rápido. Pequenas mudanças e atitudes que vão deixar sua viagem pela vida mais agradável.

Como da mesma forma, este tipo de reflexão trará a você a visão do próximo embarque, o ano seguinte, o começo da viagem 2022. Já tem uma idéia de como será esse itinerário? Sombrio ou radiante? É o que sempre digo: se você não sabe qual caminho quer tomar, qualquer caminho serve...

Boas festas!