Afinal, qual a função da área financeira do seu negócio, e o que deve ser decidido por lá?
42
0

Afinal, qual a função da área financeira do seu negócio, e o que deve ser decidido por lá?

Thiago Oliveira
0 min
42
0
Email image

Você já deve ter percebido que é cada vez mais importante uma mudança na atuação da área financeira do seu negócio. O pessoal chato que cuida do dinheiro e das obrigações vem se transformando em um centro de informações complexas, detalhadas e estratégicas. E cada vez mais o financeiro precisa estar presente em todas as unidades de negócio. Essa ruptura traz uma grande gama de possibilidades para transformar as empresas.

Dentro disso as decisões em finanças se tornam mais importantes e as funções financeiras para atender a essas decisões se tornam mais complexas e precisam de mais atenção por parte da organização.

Todas as inúmeras decisões em finanças podem ser resumidas em Investimentos, Financiamentos e gestão do fluxo de caixa. Isso quer dizer que tudo que a empresa faz é saber em quais projetos, produtos e clientes é melhor investir para garantir a criação de valor para o negócio. Qual a melhor opção de financiamento desses investimentos que reduzam o custo de capital. E como gerenciar os recursos para que eles estejam no lugar certo na hora certo. Essas 3 decisões macros sempre devem ser tomadas focando no objetivo principal de toda organização que é a criação de riqueza.

As funções financeiras podem ser resumidas em operações, controle, catalisadora e estratégica;

Operações – Trabalha a partir das operações financeiras, gerenciando custos, riscos e serviços. Desenvolve o sistema de informação e mantém o correto funcionamento dos processos trazendo eficiência para a organização.

Controle – Estão aqui as atividades de contabilidade e controladoria, o foco é desenvolver os principais relatórios, controles e orçamentos além de assegurar que os procedimentos estejam seguindo os padrões estabelecidos e as regulações atendidas integralmente.

Catalisadora – Essa função é trabalhada a partir de uma visão sistêmica, buscando a integração e a parceria entre as diversas áreas do negócio. Acompanha e desenvolve as metas para as iniciativas estratégicas. Desenvolve uma cultura de gestão de riscos e possui visão de negócio e está antenada ao ambiente para gerenciar as mudanças necessárias para a evolução da empresa.

Estratégica – Cuida de desenvolver o futuro da organização, da direção a ser tomada com o principal objetivo de gerar valor e criar riqueza para o negócio. Lida com as novas oportunidades, os projetos, a busca de capital e os investimentos.

Talvez você possa achar que o seu negócio ainda está longe desse ponto, que você ainda está tentando implantar um controle das operações na sua empresa, não se preocupe isso acontece com boa parte dos empreendedores brasileiros. As pequenas e médias empresas no Brasil sofrem uma grande pressão, seja da concorrência, seja para atender as gigantescas burocracias do fisco. Mas, é importante ter em mente que para seu negócio se desenvolva dentro de uma estratégia e que cresça de maneira orgânica é preciso elevar o nível de qualidade das suas decisões financeiras e desenvolver funções mais estratégicas para área.

É grande o desafio de se ter um negócio e para que ele se torne um sucesso é importante que os números da sua empresa estejam em suas mãos.