Concurso PETROBRAS 2022
0
0

Concurso PETROBRAS 2022

Depois de muitos anos, a Petrobras comunicou ao público um novo concurso com 757 vagas para diversas áreas do conhecimento como ciência de dados, análise de sistemas, engenharia, entre outras. As inscrições terminam em 05 de janeiro de 2022...

Petróleo
4 min
0
0

Depois de muitos anos, a Petrobras comunicou ao público um novo concurso com 757 vagas para diversas áreas do conhecimento como ciência de dados, análise de sistemas, engenharia, entre outras. As inscrições terminam em 05 de janeiro de 2022 e nas próximas linhas, vou tentar mostrar porque você, que se enquadra nos requisitos para uma das vagas, não deveria perder tempo em realizar a sua inscrição.

Email image

Engana-se quem acha que o maior atrativo da Petrobras é a estabilidade e os benefícios financeiros. É claro que eles são muito bons, o salário inicial é superior a 11 mil reais, a companhia conta com plano de saúde, plano odontológico, plano de previdência, bônus, plano de carreira, etc. Enfim, sem dúvida os benefícios são muito competitivos, porém, na minha opinião, trabalhar na Petrobras é uma grande oportunidade porque a Petrobras é sem dúvida uma das empresas mais interessantes, complexas e inovadoras do Brasil. Cito abaixo 3 pontos que podem servir para abrir um pouco a sua cabeça em relação à companhia:

i) Aprendizado de Major, resiliência de NOC: uma empresa operadora de óleo e gás é considerada Major quando tem presença, influência e domínio do mercado em muitos países. Geralmente são empresas tradicionais e grandes produtoras de óleo atuando em muitas áreas da indústria: exploração, produção, comercialização, refino, etc. Exemplos: Exxon, Shell, Total e BP. Uma empresa NOC (national oil company) é uma companhia de petróleo e gás do governo. Ora, mas isso não é ruim? Veja bem, não estou falando que isto é ruim ou não. Estou simplesmente dizendo o que é uma NOC e explicando que na minha opinião isto é uma oportunidade aqui no Brasil. Hoje, a Petrobras tem processos, conhecimento, tecnologia e gestão análoga às principais empresas de mercado do mundo. Além disto, a relação com o governo expõem ao empregado interfaces de aprendizado, regulação e nível de compliance elevadíssimos, basta dizer que muitos processos são auditados de perto pelo CGU e TCU, uma vez que o principal acionista da companhia ainda é a União. Essa possibilidade de transitar entre o público e o privado é uma habilidade que é muito bem vista no mercado.

ii) A Petrobras é um mundo: assim que você fizer o concurso e entrar na companhia, começará em uma vaga, que talvez não seja a sua principal escolha de trabalho, porém, tenha certeza de uma coisa: qualquer, eu disse QUALQUER, qualquer coisa que você queira fazer na área de O&G, você consegue desenvolver na Petrobras. Isto ocorre porque a empresa está integrada com toda a cadeia de produção, então, existem infinitas área para contribuir. Você pode estudar desde a otimização da broca que gera um torque maior na perfuração de uma rocha arenosa até o movimento global de demanda e oferta que gera a precificação de longo prazo para o Brent. A Petrobras é muito grande e mexe com processos muito relevantes em toda sua granularidade.

iii) Ao contrário do que você deve escutar por aí, o petróleo não vai acabar: as principais consultorias de energia estão acreditando em uma transição energética de longo prazo e suave. Muitas apontam para net zero (emissões de carbono líquidas) em 2040-2050. Lembrando, emissões líquidas não significa que o petróleo não vai ser explorado, significa que existirão iniciativas, notadamente, ligadas ao sequestro de carbono, que serão usadas para capturar os gases do efeito estufa emitidos pelas companhia. Para mais detalhes, vejam o artigo Manifesto O&G na página principal. Na minha opinião, a Petrobras vai continuar por muito tempo produzindo petróleo e quando o momento de migrar para outras alternativas chegar, ela também pode ser uma protagonista deste movimento no Brasil, ou seja, estamos falando de uma empresa estável e perene.