Será que o estresse é tão prejudicial assim?
6
1

Será que o estresse é tão prejudicial assim?

Rafaella de Chaves
2 min
6
1

Pois então, assuntos polêmicos são importantes para que possamos refletir, inteligente é aquele que consegue discutir sobre duas opiniões divergentes.

Voltando a pergunta acima, de fato o estresse em excesso pode ser prejudicial para nossa saúde mental, mas será que ele não é um aliado para o nosso amadurecimento?

Calma!!! É isso que vou te explicar abaixo!
Calma!!! É isso que vou te explicar abaixo!

Você se submeter a pequenos estressores pode ser bom. O que significa que situações que te geram pequenos picos de estresse, como receber uma crítica, ser chamado atenção pelo seu chefe ou colega de trabalho ou até ter uma conversa não deseja com seu RH, pode ser positivo para maturação do seu cérebro.


Vale ressaltar que são picos de estresse e não estresse crônico ou diário. O excesso de estresse pode levar a perda de neurônios.


Portanto, tem uma coisa que nosso cérebro cria assim como as memórias é o repertório comportamental. Isso é, com base nas nossas experiências passadas, no ambiente e as pessoas que convivemos, criamos a forma como nos comportamos.

Por exemplo, no caso de um feedback negativo, nosso cérebro pode entender o feedback negativo como uma ameaça ou como algo positivo, e isso só depende da forma que experenciamos isso.

Sim, você deve estar pensando como isso pode acontecer?
Sim, você deve estar pensando como isso pode acontecer?

Há duas formas de você compreender algo ruim, como ameaça ou como aprendizado

Se você entender como ameaça, vai gerar o que chamamos de esquiva experiencial, se for como aprendizado, vai gerar maturação no seu cérebro, criando um repertório comportamental saudável.

O feedback negativo vai aumentar seu nível de estresse, criando um repertório comportamental, fazendo você lidar de uma forma melhor e mais efetiva na próxima vez!