PSG x Bayern: confira o guia e saiba onde assistir ao duelo das oitavas de final da Champions League
0
0

PSG x Bayern: confira o guia e saiba onde assistir ao duelo das oitavas de final da Champions League

A tão aguardada fase eliminatória da Uefa Champions League iniciará nesta terça-feira (14) com direito a um confronto entre dois potenciais favoritos ao título: PSG e Bayern de Munique. O gramado do Parque dos Príncipes, em Paris, receberá o ...

Thiago Chaguri
8 min
0
0
Email image

A tão aguardada fase eliminatória da Uefa Champions League iniciará nesta terça-feira (14) com direito a um confronto entre dois potenciais favoritos ao título: PSG e Bayern de Munique. O gramado do Parque dos Príncipes, em Paris, receberá o desfile de craques a partir das 17h pelo horário de Brasília.

Esta será a terceira vez em que os clubes se enfrentarão em fases decisivas pela competição continental nos últimos quatro anos.

Pela temporada 2019-20, o Bayern ergueu seu sexto troféu ao vencer a final por 1 a 0. A revanche dos parisienses ocorreu pelas quartas de final logo na edição seguinte.

O atual momento aponta diferenças entre as fases vividas por cada equipe. Enquanto os bávaros avançaram de fase pela Copa da Alemanha e conseguiram emendar três vitórias no Campeonato Alemão, o Paris Saint-Germain vem de eliminação para um rival na Taça da França e derrota pelo Campeonato Francês.

PSG vive fase conturbada em competições nacionais e avançou em segundo após definição por critério inédito na história do torneio continental

Classificado em segundo lugar do grupo H, o PSG vivenciou, junto ao Benfica, um acontecimento inédito na história da Champions League. Ambos registraram rigorosamente a mesma campanha, com 14 pontos obtidos por quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota, além de 16 gols à favor, sete sofridos e nove de saldo.

Até nos confrontos diretos realizados em Paris e Lisboa houve igualdade em 1 a 1 no placar. A definição da liderança deu-se pelo critério de gols feitos fora de casa durante a primeira fase. Os portugueses levaram vantagem ao marcar nove gols contra seis do adversário.

Apesar da passagem para sua 11ª participação seguida nas oitavas de final do torneio, o clube da capital francesa vem enfrentando turbulências desde o primeiro dia do ano, data em que perdeu por 3 a 1 para o Lens. De lá para cá, somando esta partida às demais do Campeonato Francês e Taça da França, disputou dez jogos oficiais. Foram cinco vitórias, um empate e quatro derrotas, sendo duas recentes e de forma consecutiva.

A primeira (2 a 1) causou a eliminação pela Taça da França para o rival Olympique de Marseille. No sábado passado (11) foi a vez do Monaco, terceiro colocado da Ligue 1, aplicar 3 a 1 sobre o time alternativo que Cristophe Galtier mandou à campo. Ainda assim, sua equipe lidera o campeonato por uma diferença de cinco pontos para o vice-líder.

Ruslan Malinovskyi fez o gol da classificação do Olympique de Marseille sobre o PSG - Foto: Eric Gaillard / Reuters
Ruslan Malinovskyi fez o gol da classificação do Olympique de Marseille sobre o PSG - Foto: Eric Gaillard / Reuters

Tais resultados renderam cobranças internas por parte do diretor Luis Campos. Segundo a imprensa francesa, Campos abordou os jogadores ainda no vestiário após o revés. Marquinhos e Neymar não teriam gostado da maneira em que o diretor se dirigiu ao elenco e uma discussão acalorada tomou conta do ambiente.

Perguntado sobre o ocorrido durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira, Neymar confirmou a situação, mas fez questão de minimizar o desentendimento dizendo que “as discussões fazem parte do processo para melhorar nosso desempenho.”

Bayern acumula recordes em fase de grupos e retoma confiança no Campeonato Alemão

Classificado para as quartas de final da Taça da Alemanha e líder do Campeonato Alemão, o Bayern retomou os caminhos da vitória. No atual momento acumula três em sequência, após iniciar o ano com quatro empates consecutivos.

O time, desta vez, está enfrentando forte concorrência pelo título nacional. Outras cinco equipes estão em seu encalço disputando o topo da tabela. Para ter ideia, a vantagem sobre o vice-líder União Berlim é mínima (43 a 42) e a diferença para o quinto colocado Red Bull Leipzig é de apenas sete pontos.

Já pela Champions League, a dominância segue intacta e corroborada por dois recordes históricos da competição levando em consideração somente a fase de grupos: a maior sequência sem derrotas e o maior número de vitórias consecutivas.

Em 34 jogos disputados, foram 31 vitórias e apenas três derrotas. Somando esta edição e a anterior, são 12 triunfos seguidos. O último revés ocorreu na temporada 2017-18 justamente para o PSG, que levou a melhor por 3 a 0 em encontro válido pela segunda rodada.

Neste ínterim, o Bayern foi campeão registrando a melhor campanha em todos os tempos da competição ao vencer as 11 partidas da temporada 2019-20, incluindo a final contra o mesmo clube francês por 1 a 0.

Contudo, a despeito das expressivas estatísticas, os bávaros amargam duas eliminações seguidas em quartas de final para PSG (2020-21) e Villareal (2021-22), respectivamente.

Elenco do Bayern responsável pela melhor campanha em todos os tempos da Champions League comemorando o título invicto (11 vitórias em 11 jogos) da temporada 2019-20 - Foto: Getty Images
Elenco do Bayern responsável pela melhor campanha em todos os tempos da Champions League comemorando o título invicto (11 vitórias em 11 jogos) da temporada 2019-20 - Foto: Getty Images

Destaques das equipes na Champions

A diferença de características das equipes é evidenciada pela forma em como as participações em gols são divididas entre elas.

Por um lado, Messi e Mbappé marcaram dois terços dos tentos do Paris. No outro, o Bayern possui nove autores diferentes.  

Mbappé e Messi são responsáveis por 68,7% dos gols da equipe parisiense na competição

Pelo torneio continental, o poderio ofensivo do PSG é impulsionado por Mbappé e Messi. Juntos, os craques marcaram 11 dos 16 gols e distribuíram sete assistências, números que os credenciam como líderes das categorias.

Além dos três passes para gol, o francês balançou as redes por sete vezes e divide a corrida pela artilharia com Salah.

Já o argentino anotou quatro tentos e é o principal assistente da competição ao lado de João Cancelo e Diogo Jota com quatro passes para gols. 

94% dos gols do time alemão foram provenientes de assistências

As estatísticas do Bayern são bem equilibradas. O time possui o segundo ataque mais prolífico e a melhor defesa junto ao Manchester City. Ambos sofreram apenas dois gols em seis jogos.

Os 18 gols marcados foram construídos através de impressionantes 17 assistências.

Choupo-Moting, Mané e Sané puxam a fileira dos artilheiros. Cada um anotou três gols.

Goretzka e Pavard foram às redes por duas vezes e D’ambrosio, Gnabry, Lucas Hernández e Thomas Muller deixaram sua marca em uma oportunidade.

Principais estrelas do PSG estão de volta para o confronto

A inconstância momentânea dos franceses pode estar atrelada, também, às lesões. Nomes importantes da equipe titular estiveram ausentes em compromissos recentes e eram dúvidas até esta segunda-feira (13).

A principal incerteza que pairava no ar era sobre a presença de Mbappé, afastado desde o dia 01 de fevereiro por uma lesão na coxa esquerda. A previsão inicial para o retorno do francês estava estipulada em três semanas. O artilheiro, contudo, foi relacionado pelo clube e a dúvida do momento é se ele terá condições físicas para estar entre os titulares ou se entrará no decorrer da partida.

Mbappé era dúvida até segunda-feira, mas foi relacionado para o jogo - Foto: Sebastien Bozon / AFP
Mbappé era dúvida até segunda-feira, mas foi relacionado para o jogo - Foto: Sebastien Bozon / AFP

Messi (lesão no tendão da coxa), Sergio Ramos (problemas no adutor da coxa), Kimpembé (tendão de Aquiles), além de Hakimi e Verratti (problemas musculares) também estarão à disposição assim como Neymar, recuperado há pouco tempo de um problema no adutor da coxa e de uma fadiga muscular.

Somente Nordi Mukiele e Renato Sanches não se recuperaram de suas lesões na coxa e estão fora de combate.

Clube da Baviera permanece desfalcado de importantes titulares

A lista de ausências do Bayern é composta por Neuer, Sadio mané, Lucas Hernández e Noussair Mazraoui (lesionados), além de Paul Wanner, com problemas gastrointestinais. A única novidade será a volta Ryan Gravenberch, liberado após recuperar-se de uma lesão no joelho.  

Manuel Neuer fraturou a perna direita em um acidente de esqui enquanto aproveitava as férias em dezembro e está fora da temporada.

Lucas Hernández rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito aos 12 minutos da estreia francesa pela Copa do Mundo, em 22 de novembro. Ainda que o diagnóstico inicial tenha apontado seu regresso para a próxima temporada, o lateral-esquerdo ainda nutre a esperança de entrar em campo em meados de maio.

Já Mané nem chegou a atuar pelo Mundial, uma vez que sofreu uma lesão na fíbula direita sofrida às vésperas do início. Apesar de seu retorno aos treinamentos, o treinador Julian Nagelsmann adiantou que não pretende acelerar a recuperação do atleta. A situação será reavaliada após o dia 20 de fevereiro.  

Noussair Mazraoui está aprimorando a condição física e permaneceu em Munique. O zagueiro recebeu o diagnóstico de pericardite (uma inflamação que atinge a membrana que recobre e protege o coração) em janeiro deste ano após ser infectado pela covid-19 durante a Copa.

Ficha técnica

Champions League – Oitavas de final

Paris Saint-Germain x Bayern de Munique

Data: 14/02/2023

Local: Parque dos Príncipes, Paris (França)

Hora: 17h (de Brasília)

Transmissão: SBT, TNT e HBO Max

Prováveis escalações

PSG: Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Sergio Ramos e Nuno Mendes; Zaiire-Emery, Danilo Pereira, Verratti e Soler; Messi e Neymar.

Técnico: Cristophe Galtier

Bayern: Sommer; Cancelo, De Ligt, Upamecano e Davies; Goretzka, Kimmich, Sané, Musiala, e Coman (Müller); Choupo-Moting.

Técnico: Julian Nagelsmann