Por que você não consegue priorizar o cuidado com sua saúde
57
0

Por que você não consegue priorizar o cuidado com sua saúde

Há algo que chama atenção em muitas pessoas que não conseguem priorizar o cuidado com sua saúde, seja com uma boa rotina alimentar, de sono, ou de atividades físicas.

Thiago Souza
3 min
57
0

Há algo que chama atenção em muitas pessoas que não conseguem priorizar o cuidado com sua saúde, seja com uma boa rotina alimentar, de sono, ou de atividades físicas.

Elas costumam alegar que existem outras prioridades, como o trabalho, o cuidado com os filhos, os estudos, etc.

Email image

Quem nunca se propôs, por exemplo, a acordar e dedicar alguns minutos aos exercícios, e logo a mente começar a lembrar que tem que arrumar algo em casa antes de sair? Ou que tem muito trabalho pra ser feito e é melhor começar mais cedo, porque o trabalho, "claro", é prioridade?

Esse que vos escreve sempre se pega fazendo isso, apesar de hoje, ainda bem, ser exceção esse comportamento por aqui.

Priorizar a si é priorizar todo o resto

Essa é uma mentalidade que eu gosto de apresentar a quem tem dificuldade de se dedicar mais à própria saúde: quando você prioriza a si, está priorizando todo o resto.

Pergunto:

Não seria priorizar seus filhos, você cuidar mais de sua saúde, de modo a estar no seu melhor para cuidar deles, para compatilhar o melhor da vida com eles?

Seria boa ideia faltar aos filhos ainda na infância, por falta de próprio cuidado com a sua saúde? Não, né?

Não seria priorizar seu trabalho, cuidar melhor de si para que suas funções fisiológicas estejam em seu melhor grau, de modo que você tenha mais produtividade?

Eu poderia dar inúmeros exemplos para te convencer de que todos os seus papéis na vida são priorizados quando sua saúde é priorizada.

É uma ideia muito simples. Nossa principal ferramenta, para tudo, é nosso corpo. E essa ferramenta, no que depender de nós, precisa estar em seu melhor.

É claro que a nossa saúde é determinada por diversos fatores, que às vezes fogem ao nosso controle. Mas um dos principais, se não o principal fator, diz respeito à maneira como nos cuidamos.

O que fazer?

Que tal, a partir de agora, toda vez que bater aquela vontade de "priorizar" outra coisa ao invés de si, você se lembrar da ideia aqui apresentada?

Que tal, ao invés de:

"Não vou parar para fazer um bom almoço, porque o bicho tá pegando no trabalho. Vou comer qualquer besteira que tem na gaveta ou pedir aquele hambúrguer esperto do delivery, pra comer em cima do teclado mesmo."

Você pensar:

"Tem muito trabalho, mas vou parar para fazer uma boa refeição, e voltar mais produtivo ainda, e estar produtivo também amanhã, depois de amanhã, e depois de depois de amanhã..."

Ao invés de:

"Não vou treinar hoje, porque é melhor ficar com meus filhos."

Pensar:

"Vou treinar ao menos por 30 minutos, porque estarei melhor para meus filhos, hoje, amanhã e depois de amanhã."

Claro, há exceções e situações excepcionais. Mas no geral, no dia a dia, você não pode deixar as prioridades da vida se sobressaírem sobre a principal prioridade: você.

Afinal, quando você prioriza a si, está priorizando todo resto.

E deixa eu ir ali, depois de terminar o texto, fazer 30 minutinhos de exercício, já que durante o dia, fiquei "priorizando" outras coisas. Agora é hora da verdadeira prioridade. Fui!

Ah, se gostou, inscreva-se aqui no meu canal no Pingback para receberos futuros textos.