A overdose de informação!
163
0

A overdose de informação!

Tiago Patricio
0 min
163
0

por Tiago Patricio. 

No ultimo post aqui, falei sobre distrações, com o tema, “o que distrai, destrói”, se você não leu, confere lá que ficou bem legal a reflexão.

Hoje quero falar sobre a overdose do conhecimento, o uso exagerado de bons conteúdos, mas que devido ao excesso, geram efeito contrario, fatal, mortal, e varios artistas, estrelas de Hollywood, famosos, incríveis talentos, pessoas extraordinárias de enorme potencial, ja morreram de overdose.  O mesmo acontece em nossas vidas quando exageramos em qualquer situação, nos relacionamentos, no trabalho, no esporte, na comilança ou na bebedeira.

Email image

Hoje em destaque temos um gigantesco acervo de conteúdos, tudo a um clique de distancia, e com isso temos uma geração incrível que domina a arte do saber de tudo mas não fazer de nada. Absorvem muito mais que a capacidade de execução, ao invés de colocar em pratica o passo 1, a pessoa quer aprender os 100 passos do sucesso mas nunca passou se quer pela primeiro passo na pratica, então na teoria, ele lê, estuda, compra cursos e video aulas, faz 3 faculdades, pôs graduação, mba, Harvard, e nunca para, entra no loop sem fim. Somos sim, eternos aprendizes, mas o que separa os empreendedores que vai longe dos que não vai a lugar algum, é a capacidade de executar cada aprendizado, e assim seguimos sendo um eterno aprendiz e ao mesmo tempo, um eterno executor, vai por mim, se conseguir equilibrar o aprender e o fazer, você sem duvida será um grande empreendedor, o ser humano precisa ser um eterno aprendiz executor. 

"O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender." Alvin Toffler

Aprendi desde criança que não se pode ter tudo na vida, tomar cuidado com os exageros, os extremos, cadenciar a energia, a vida é uma maratona e não uma prova de 100metros onde o mais rápido vence, pois, quem vence é aquele que soube administrar seus recursos, e ao mesmo tempo, e que acredita na evolução gradativa, valoriza cada passo, cada tarefa pequena feita, e assim de grão em grão nos alimentamos melhor e crescemos fortes, ao invés de passar mal de tanto comer. 

Email image

Na imagem acima temos uma porta, milhares de livros, tem gente que quer ler todos os livros, e ficar dentro da sala a vida inteira, mas os empreendedores, pegam 1 livro e saem pela porta, entendeu? O empreendedor ler e segue, põe em pratica, existe uma porta, pegue seu livro, abra a porta e siga sua jornada. Acontece que alguns ficam com medo do que tem do outro lado da porta, e preferem buscar refugio do lado de dentro, acham que estão seguros em meio a uma surra de livros, que no final da vida terão lido milhares de historias sem criarem a própria historia. Então, escolha 1 livro, saia pela porta, leia durante sua jornada, quando executar, volte e pegue outro livro, um passo de cada vez, e assim no decorrer da vida, terá lidos varios livros, aprendido verdadeiramente com cada um deles, e o melhor, terá feito sua historia e vivenciado uma jornada cheia de novas descobertas do lado de fora da porta. 

O cara da teoria!

Email image

Que você não seja um desses, a pessoa que lê tudo e na teoria sabe de tudo, mas desde que esse “tudo” fique apenas no campo da imaginação , porque se passar disso, se for pra fazer, executar ... ixi, fu%$#^&*, a verdade é que, na pratica é um completo analfabeto.

O Brasileiro não é dos mais apaixonados pela leitura no mundo, isso em termos gerais, claro que tem os amantes, como os professores que pra mim, são as pessoas mais incríveis e admiráveis do planeta, tem a forte responsabilidade do ensino, ler e levar o conhecimento para as pessoas. 

A Leitura sempre foi importante, não leio tanto, meu recorde foi 10 livros em 1 ano, mas o normal é entre 4 a 6 livros no máximo por ano, mas conheço pessoas que leem 1 livro por semana, trocentos por ano. 

Entenda, não estou menosprezando a leitura, é de suma importância para o ser humano adquirir conhecimento, ler, o saber, pois contribui diretamente com sua evolução.

Livros gratuitos, após com resumo de livros ou leitura completa são inúmeros, livros de 5 reais a 100 reais existem de montão, ou seja, não há desculpas para começar a ler imediatamente. 

Claro que o saber não vem apenas da leitura, existem cursos, vídeo aula, palestras, redes sociais, eventos, coach , filmes, series, documentários, programas de tv e até vídeo games. Varias, as formas de aprendizado e cada um segue a que mais lhe agrada e verdadeiramente consegue te fazer mover-se para frente. 

Mas vamos agora entrar no x da questão, todas as maneiras acima citadas são freneticamente consumidas por milhares de centenas de pessoas em busca do conhecimento. A era da carência, pessoas sedentas, cheias de desejo de crescer, prosperar, romper as barreiras sociais, fazer historia e deixar o legado, maravilhoso o sonho que todo mundo tem, ajudar pessoas, dar melhores condições para a família, enfim. Mas acontece que, essa carência acaba levando você a uma dependência toxica, te leva a consumir sem parar, a velha frase do mundo das bebidas alcoólicas “aprecie com moderação”, fato, que tudo que é demais acaba sendo ruim, gera dependência , vicio e você perde o controle, e quando assusta não faz, não executa, apenas viaja na maionese, entra no labirinto, no loop eterno de saber e não fazer.

Alguns ficam horas em lives, cursos e palestras de pessoas que ganham milhões, ok, não há problema nisso, existem pessoas que realmente merecem nossa atenção e nos tem muito a acrescentar. Acontece que você consome como um drogado, curte, comenta, compartilha e entre amigos sempre tem suas fortes opiniões e logo expõe tudo que aprendeu ouvindo influenciador fulano de tal. 

Você se torna então, o chato que sabe de tudo, acompanha tudo, mas não é capaz de tirar nada do papel, tudo com você só fica na imaginação e no campo das ideais. 

Agora pare para pensar, o tempo que gasta lendo, participando de palestras motivacionais ou sei lá mais o que, multiplica por 30 dias, 1 ano, vai perceber que consumiu um conteúdo que mentalmente explodiu seus neurônios. Tem livro que nem lembra que leu, esqueceu o conteúdo, assinou um pacote de lives que não sabe que assinou, e tudo que “aprendeu, ouviu, estudou” não te levou a lugar algum. 

Todo conteúdo que você absorve, precisa ser capaz de gerar evolução, caso contrario, é overdose e pode te matar, o certo é ler, aprender, entender, fazer e empreender.  

Eu como empresario, preciso aprender todo dia, eu leio e me atualizo, pois meus negócios são complexos e preciso estar atendo o tempo todo, buscando novas soluções, métodos, métricas e conteúdos que possam levar sempre meus negócios a um novo nível. 

São quase 15 anos empreendendo e aprendendo, tem gente que poderia ter seu negocio, mas prorrogou, procrastinou, os anos se passaram e ate hoje vive estudando, lendo, se tornou doutor, o mestre em não saber executar. 

A melhor maneira de aprender é na pratica, conhecimento ajuda, livros são fundamentais, mas experimente gastar o mesmo tempo de leitura com execução, um exemplo: se destina 1 hora por dia para leitura, então destine 1 hora também para execução do seu plano. Abra sua empresa, comece logo a empreender antes de começar a ler o próximo livro ou assistir a próxima serie, esse texto é para pessoas que querem empreender ok?  

Falo aqui para empreendedores, que já passaram da hora de começar, dar uma pausa nos conteúdos e por em pratica todas as leituras, aprendizados e iniciar de uma vez por todas seu negocio. 

Respeito todas as profissões e cada um segue com seu propósito e obstinação, mas se você quer mesmo empreender, é preciso aprender que, a execução separa os entusiastas dos verdadeiros empreendedores, os que sonham dos que realizam. 

Nosso pais é fantástico, cheio de talentos e pessoas incríveis, tem potencial demais no nosso Brasil, porem sendo mal explorado, você que esta se identificando com esse texto, que sempre quis ter seu próprio negocio, mas alguém virou e disse pra não se arriscar, que precisa saber antes, fazer faculdade, isso ou aquilo e por ai foi, os anos se foram e você só estudou, leu tudo, e continua sem o mais importante, sua empresa. Fazendo um paraleto com tantos artistas e pessoas famosas que morreram de overdose, interromperam de maneira triste seus talentos e deram um final nada feliz para algo de tanto potencial, assim falo pra você, que tem potencial, é inteligente e pode ir muito longe: 

CUIDADO, pra não morrer também de tanto saber e nada fazer, basta, agora a hora é de fazer acontecer e você sabe fazer acontecer, então, partiu,  mão na massa e bora fazer!

Não adianta ler todos os livros de empreendedorismo que existem, se nenhum deles for capaz de transformar você num autentico empreendedor, não seja você o eterno sonhador, é hora de começar a fazer, tirar do papel e executar, e começar uma nova forma de aprender, a mais poderosa de todas, a maneira mais incrível de obter resultados, o que livro, palestra, faculdade ou coach nenhum, será capaz de te ensinar, o extraordinário aprender fazendo. 

Quanto mais você lê, mais atrofiado seus músculos ficam, seu cérebro incha, seu corpo paralisa, você tem muito conhecimento, mas se perde em tantas informações, sofre  uma overdose, fica viciado em apenas saber, sua ambição em executar morre, e se não enxergar isso agora, poderá ser mais um dos milhões de potenciais brasileiros a nunca tirarem nada do papel. 

leia, aprenda, execute, isso vai ajudar a fortalecer sempre mais seus próximos passos, você inteligentemente distribui forças, faz circular energia por todo seu corpo, fortalece todo seu sistema imunológico, exercita áreas que ate então estavam esquecidas e negligenciadas, quem lê somente, não faz, não executa contribui para outras partes do seu corpo, atrofie. 

Email image

Sua inteligência não pode ser usada apenas para ganhar debates em churrascos entre amigos nos finais de semana, todo seu potencial e capacidade precisa ser transformado em um cnpj rapidamente, não adiante vencer discussões, ser o sabichão que nunca fez nada. E não falo aqui de fazer e ter sucesso, falo de fazer, mesmo que dê errado, mas aprendera também com os erros, e com o tempo ficara mais forte e nas próximas etapas sempre uma nova chance vira de vitoria.