7 dicas de como criar um ambiente de trabalho seguro
19
0

7 dicas de como criar um ambiente de trabalho seguro

Para atingir resultados extraordinários, a prioridade zero é fazer com que as pessoas do seu time se sintam seguras.

Fabrício Massula
0 min
19
0
Email image

Alguns anos atrás, quando a Lett ainda tinha menos de 20 colaboradores, começamos a ter desafios básicos de liderança. Foi então que percebi que o primeiro passo para uma liderança adequada é garantir que seu time se sinta SEGURO.

Mas como assim? Já explico.

Pense nas seguintes situações:

  1. Você no sofá da sua casa assistindo Netflix
  2. Você andando no centro da cidade, de noite, com seu computador na mochila e um celular novinho no bolso

Qual a diferença? A diferença é que quando você está em um ambiente inseguro, tudo que você faz é cautelosamente pensado:

- Fica olhando por cima do ombro
- Atravessa a rua para escapar de encontros suspeitos
- Toda hora confere se seu celular ainda está no seu bolso (quem nunca?)
- Seu coração está acelerado pois você, além de nervoso, está andando mais rápido que o normal

Resumindo, você não entra no "flow", pois está preocupado que algo ruim pode acontecer a qualquer momento. Imagine trabalhar assim 8h/dia?

Agora lembre da tranquilidade e clareza mental que você sente quando está no seu sofá. Quantas ideias boas já surgiram quando você estava lá?

Para atingir resultados extraordinários, a prioridade zero é fazer com que as pessoas do seu time se sintam seguras.

Sem mais delongas, vamos para as 7 atitudes simples podem fazer toda a diferença e transmitir segurança para seus liderados: 

1 - Fale sobre as suas falhas

Durante as conversas, temos a tendência de tentar esconder nossos erros e fraquezas, passando a imagem de que você é uma pessoa perfeita. Isso é exatamente o contrário do que um líder deve fazer se quiser criar um ambiente seguro. Os melhores líderes sempre falam com seus liderados sobre seus erros, pois isso mostra para a pessoa que é OK errar, e que ela pode falar sobre isso com você.

Use sempre expressões como "É claro, eu posso estar errado", "o que vc acha?" e "estou muito preocupado". Em situações de crise, comece se abrindo falando que não é o dono da verdade, que não sabe o que fazer e sempre deixe claro que a ideia é construir a solução juntos. Ah, e claro, se importe genuinamente com as ideias e opiniões dos seus liderados.

2 - Redobre a atenção nas contratações

Toda contratação que você fizer é um sinal para o grupo do tipo de pessoa que você quer no grupo. Selecionem bem quem entra!

Ao fazer uma contratação errada, seu time entende que é aquele tipo de profissional que você quer no time. Nesse momento dois movimentos destrutivos começam a acontecer: 1) Alguns se esforçarão para ter comportamentos parecidos com o do novo profissional (ou seja, ruins) e 2) Outros deixarão de se identificar com o propósito do time e irão pedir para sair.

Ambas as situações são problemáticas, e a única forma de evitá-las é investir tempo na contratação!

3 - Dê feedbacks da forma correta

Essa dica é polêmica! É muito comum em treinamentos de liderança aprendermos a seguir a regra PNP, que é dar um feedback Positivo, um Negativo e outro Positivo. Evite forçar a barra com o PNP: pessoas de alto padrão e muito experientes já estão acostumadas com isso (já virou um clichê), e quando chegamos fazendo o primeiro elogio, ela já imagina que só estamos fazendo aquilo para dar o feedback negativo depois. Isso cria uma quebra de confiança, pois ela pensa que aquele positivo não foi genuíno. Você deve se esforçar para criar um ambiente onde você não tenha medo de dar logo o feedback negativo, e o seu liderado entender você está fazendo isso por se importar com ele.

Descobri que os primeiros segundos de conversa tem o potencial de mudar totalmente a forma como o feedback negativo é recebido. Vou dar uma dica mágica para dar feedbacks negativos, que tem funcionado muito bem pra mim, principalmente com times de tecnologia e produto.

É fácil, sempre comece assim:

"Estou te dando esse feedback pois eu tenho expectativas muito altas e sei que você consegue atingi-las”.

Essas palavras simples emitem 3 sinais para o ouvinte: Você é parte desse grupo, esse grupo é especial e de alto padrão e eu acredito que você pode atingir esses padrões.

Acreditem, essa simples frase antes de dar um feedback muda tudo!

4 - “Embrace the messenger”

Um dos momentos mais vitais para construir segurança é na hora de receber más notícias ou feedbacks negativos. Sempre quando alguém vem dar um feedback negativo pra você, aceite e agradeça por ele ter te procurado. Isso cria um sentimento de que ele pode te falar qualquer coisa sem temer retaliações. Com más notícias é a mesma coisa. Se alguém vim te contar que alguma coisa deu errado e você descontar nessa pessoa, ela passará involuntariamente a esconder as más notícias de você pois o ambiente não é seguro.

5 - Fale sobre o futuro

Um hábito saudável de equipes fortes é fazer conexões do passado, presente e futuro, projetando uma evolução. Sempre que possível se refira ao futuro juntos, por exemplo : "no ano que vem nós faremos tal coisa", ou "que tal pensarmos nesse projeto para Q4?". Isso deixa claro que existe futuro pra pessoa ao seu lado e aumenta drasticamente o sentimento de segurança.

6 - Ouça com 100% de atenção

Quando você estiver em uma conversa com um liderado, no momento que ele estiver falando, mostre total interesse, fazendo contato visual, usando expressões de afirmação "sim, uhum, saquei, entendi", mostrando que está entendendo o que está ouvindo e que está prestando atenção. O líder nunca interrompe, sempre deixa o liderado falar. Algumas vezes o líder anota ao mesmo tempo que ouve, mostrando que se importa, muitas vezes até sem perder o contato visual. 

Uma dica legal é no final da conversa repassar rapidamente tudo que você anotou. Isso passa uma mensagem muito forte de que você se importa!

7 - Não tolere bad-apples

Tolerância zero com pessoas que apresentam comportamento de influência negativa no grupo, por mais inteligente e competente que ela seja. Lembre-se: Toda bad-apple não-demitida é um sinal do tipo de pessoa que você espera que os outros membros sejam. Pior ainda se você promover essa pessoa, ou tentar mudá-la de área. Todos que querem ser promovidos ou realocados irão se espelhar nela, mesmo que involuntariamente. Já pensou no tamanho do problema?

E aí, gostou das dicas? Discorda de algum ponto? Ficarei muito feliz em ouvir sua opinião nos comentários. Pingback-me!

Ah, e se você acha que outra pessoa irá se beneficiar com as dicas, compartilhe!