Segundo o economista Milton Friedman, existem 4 maneiras de gastar dinheiro
|
|
Segundo o economista Milton Friedman, existem 4 maneiras de gastar dinheiro
1- Gastar meu dinheiro comigo:
Nesse caso, tenho o incentivo para procurar o melhor custo benefício
Um bom serviço, por um preço justo
2- Gastar meu dinheiro com outras pessoas:
Nesse tipo de situação, o objetivo é economizar, o preço é mais importante que a qualidade do serviço
Um serviço mediano por um bom preço
3- Gastar o dinheiro de outra pessoa comigo:
Nesse caso, o dinheiro é gasto com grande atenção para a qualidade, mas com pouco interesse em buscar o melhor preço
Um serviço excelente, por um preço elevado
4- Gastar o dinheiro de outra pessoa com um terceiro:
Em uma situação como essa, há pouco incentivo em se preocupar tanto com a qualidade do serviço quanto com o preço
Serviço ruim por um preço elevado ou serviço bom por um preço extremamente elevado
É justamente dessa maneira que o governo gasta o nosso dinheiro, e isso explica o porque pagamos tanto imposto e temos serviços públicos tão ruins