Algumas Curiosidades sobre The Sopranos
7
0

Algumas Curiosidades sobre The Sopranos

The Sopranos estreou há mais de 20 anos atrás, mais precisamente no dia 10 de janeiro e 1999 e o último episódio do seriado foi ao ar no dia 10 de junho de 2007. The Sopranos viveu num momento interessante entre o final dos anos 90 e os 2000....

Pedro Rondon
11 min
7
0
Foto divulgação Wikipédia
Foto divulgação Wikipédia

The Sopranos estreou há mais de 20 anos atrás, mais precisamente no dia 10 de janeiro e 1999 e o último episódio do seriado foi ao ar no dia 10 de junho de 2007. The Sopranos viveu num momento interessante entre o final dos anos 90 e os 2000...foi na transição do analógico para o digital e acredite o mundo mudou muito nessa época. Mas isso não é tudo...The Sopranos foi um marco na história da televisão, a série acompanha a vida de Tony Soprano, chefe da Máfia de New Jeresy, que depois de um ataque de pânico, procura ajuda de uma psicóloga, para conseguir lidar com a sua vida familiar e com os negócios da família. A grande performance de James Gandolfini & elenco são um dos motivos para que The Sopranos seja o melhor seriado de todos os tempos, então nada melhor do que algumas curiosidades sobre a série;

1) Família Soprano começou como uma ideia para um filme

Antes de o criador de Família Soprano, David Chase, desenvolver a história de Tony Soprano e sua família para televisão, ao havia planejado como um filme sobre um mafioso que faz terapia para discutir problemas que ele tem com sua mãe. De acordo com Chase, seu empresário, Lloyd Braun, o fez considerar a TV pela primeira vez, dizendo-lhe: “Eu quero que você saiba que nós acreditamos que o que há dentro de você é uma grande série de televisão”.

2) Livia Soprano deveria morrer na 1 ª temporada

Enquanto abandonou a ideia do filme, a tensão entre Tony e sua mãe, Livia, deveria ser o conflito central para a primeira temporada do show – e é aí que a trama deveria ter acabado. Chase originalmente pretendia que Tony sufocasse sua mãe com um travesseiro depois que ela tentasse matá-lo na primeira temporada. No entanto, Nancy Marchand, que interpretou Livia e sofria de câncer durante o seu tempo no show, pediu a Chase, “David, apenas me mantenha trabalhando”. Ele graciosamente o fez.

3) Nancy Marchand morreu antes de filmar o que teria sido suas cenas finais

Assim como a atriz desejava, Chase manteve Marchand trabalhando até o fim. Ela faleceu de câncer de pulmão e enfisema em 18 de Junho de 2000, um dia antes de seu aniversário de 72 anos. Os momentos finais de Livia em cena foram remendados de imagens antigas, de gravações de outros momentos e de efeitos especiais. Na época, os críticos viram a cena como algo um pouco estranho e complicado.

4) A equipe criativa do seriado possui alguns autores imporantes

Entre os escritores e produtores do show estavam Matthew Weiner, que passou a criar Mad Men, Terence Winter, o cérebro por trás Boardwalk Empire.

5) David Chase dirigiu apenas dois episódios: o piloto e o finale

Tim Van Patten, que tem créditos nas direções de Game of Thrones, The Wire, e Boardwalk Empire, dirigiu a maior parte do seriado. Allen Coulter dirigiu 12 episódios, incluindo dois dos melhores da série: “Colegge” e “The Test Dream”. Steve Buscemi dirigiu quatro episódios, incluindo o incrível “Pine Barrens.” Apenas um episódio foi dirigido por uma mulher: Lorraine Senna assumiu o comando da 1ª temporada em “Down Neck”.

6) The Sopranos & The Goodfellas

27 atores do elenco do filme The Goodfellas participaram do seriado The Sopranos, alguns deles são: Lorraine Bracco, Michael Imperioli, Tony Sirico, Frank Vincent, Tobin Bell, Vincent Pastore, Suzanne Shepherd,Frank Albanese, Tony Lip, Tony Darrow. Na verdade, muitos atores que fizeram filmes de Máfia estava em The Sopranos, um grande exemplo é Dominic Chianese (Conrado 'Junior' Soprano) que também fez o The Godfather Part II.

7) Ray Liotta

Em 2001, no Today Show, Liotta diz que lhe foi oferecido um papel. “[Família Soprano] é muito bem estruturado em torno de Tony Soprano. Não havia nenhuma maneira para eu brilhar”, disse ele. “Eu o amo [James Gandolfini] como ator. Eu acho que ele é ótimo. Mas meu ego é maior do que qualquer outro. ”

8) Steven Van Zandt foi a primeira escolha de David Chase para representar Tony

Antes de James Gandolfini fazer o teste, Chase queria Steven Van Zandt, guitarrista da E Street Band de Bruce Springsteen, para interpretar Tony. O diretor disse a Vanity Fair em 2012, “Ele tinha essa semelhança com Al Pacino em O Poderoso Chefão. […] Eu disse a minha esposa: ‘Esse cara tem que fazer parte da série!’ “Os produtores não queriam apostar em um ator de primeira viagem para ser o protagonista do show, então Chase se ofereceu para escrever um papel para Van Zandt. O personagem Silvio Dante, que Van Zandt atuou, foi inspirado em um conto sobre um assassino profissional aposentado escrito pelo próprio Steven.

9) Tony não foi originalmente pensado para ser um cara durão

Em uma conversa de 2007, com Tom Fontana, Chase diz: “Jim me mostrou desde cedo o quão idiota o cara teria que ser. O primeiro dia em que nós filmamos, houve uma cena em que Christopher disse que estava indo vender sua história para Hollywood. No script, ele dizia algo como, ‘Tony lhe dá um tapa’. Mas quando nós filmamos, de repente, Jim estava fora de seu assento. Ele pegou Michael Imperioli pelo pescoço, pelo colarinho, tinha-o quase fora da terra e disse: ’O quê?! Você está louco?’ Esse cara é sobrevivente da máfia. Ele é realmnte uma pessoa perigosa. Ele não é um cara divertido”.

10) Lorraine Bracco foi a primeira convidada para interpretar Carmela

Depois de retratar um papel semelhante em Os Bons Companheiros, os produtores inicialmente tinham previsto Lorraine Bracco como a esposa de Tony, Carmela Soprano. Foi Bracco que pediu para interpretar a terapeuta, Dra. Jennifer Melfi, que ela achava que seria um desafio. Bracco reune quatro indicações ao Emmy e três ao Globo de Ouro por sua atuação.

11) Dra. Melfi foi baseada na terapeuta de Chase

Em uma entrevista de 2006 para Rolling Stone, Chase revelou que Lorraine Kaufman, sua terapeuta durante o tempo que ele criou Família Soprano, forneceu a inspiração para a Dra. Melfi. “Depois de três ou quatro temporadas, ela me escreveu um colapso da família Soprano” disse Chase. “Estranhamente, esses personagens fictícios se comportaram da maneira que ela previu que poderiam”.

12) Michael Imperioli pensou ter estragado sua audição

É quase impossível imaginar Família Soprano sem Michael Imperioli como sobrinho/primo de Tony, Christopher Moltisanti, mas como Imperioli diz, ele quase não conseguiu ficar no show. “Eles me trouxeram, e eu me encontrei com David. Eu pensei que ele tinha odiado a minha audição. Ele continuou fazendo observações e me dando direções, e eu saí de lá e pensei, ‘eu estraguei tudo’.”

13) No piloto, Drea de Matteo interpreta uma anfitriã sem nome

Drea de Matteo foi trazida para ler o papel de Adriana La Cerva durante a rodada inicial de casting, mas, de acordo com De Matteo, Chase “não achava que ela era italiana o suficiente.” Assim, no piloto, De Matteo aparece em uma cena como uma anfitriã sem nome. Foi só depois que ela se tornou a Adriana.

14) Tony Sirico (Paulie) foi um gangster antes de ser ator

Sirico foi condenado por vários crimes e foi preso 28 vezes, incluindo por conduta desordeira, agressão e roubo, antes de começar a atuar. Em 27 de fevereiro de 1970, ele foi preso em um restaurante e encontrado com um revólver calibre .32. Em 1971, ele foi indiciado por extorsão, coerção e porte de armas criminosas, condenado e sentenciado a quatro anos de prisão, dos quais cumpriu 20 meses em Sing Sing. [De acordo com uma transcrição do tribunal na época de sua sentença, Sirico era dono de uma discoteca em Manhattan, e também tinha acusações pendentes por porte criminoso de uma droga perigosa. [5] Sirico afirmou que foi visitado por uma trupe de atuação composta por ex-presidiários durante sua prisão, o que o inspirou a tentar atuar. Ele apareceu no documentário de 1989, The Big Bang, de James Toback, no qual ele discutiu sua vida anterior.

15) Tony é estimado em 5 ou 6 milhões de dólares

David Chase e os produtores trabalharam com um consultor técnico, Dan Castleman, para entender completamente a forma como a verdadeira máfia fazia seu dinheiro. De acordo com Castleman, o patrimônio estimado de Tony Soprano foi de 5 a 6.000.000 dólares, mas esse número oscilou muitas vezes devido aos hábitos de jogo de Tony.

16) Steven Schirripa usava um terno com saliências para atuar como Bobby Baccalieri

Alguns dias antes de filmar, ele foi equipado com seu terno de gordura, que ele usava para as primeiras temporadas.

17) As cenas no Bada-Bing foram filmadas em um clube de strip verdadeiro de Nova Jersey

Família Soprano foi filmado em locações de Nova Jersey e Nova York e em Silvercup Studios, no Queens. O Bing, no entanto, não era criação de estúdio. Essas cenas foram feitas em Satin Dolls, um “clube de entretenimento adulto” na State Route 17, em Lodi, Nova Jersey.

18) As cenas externas da casa d’Família Soprano eram filmadas em uma residência privada em North Caldwell, NJ

A família Soprano residia no (fictício) 633 Stag Trail Road, mas as cenas foram em (o real) North Caldwell, Nova Jersey.

19) Família Soprano era tão realista, que a verdadeira gangue pensava que havia um infiltrado dentro

Os agentes do FBI disseram à equipe criativa d’Família Soprano ‘que nas manhãs de segunda-feira, tudo que alguém iria falar era sobre Família Soprano’. Terence Winter disse a Vanity Fair, “Nós ouvíamos que a verdadeira gangue pensava que nós tínhamos alguém de dentro. Eles não podiam acreditar o quão preciso o show foi.”

20) Para resolver disputas sobre salários, James Gandolfini deu para cada ator US$ 33.333 de seu próprio dinheiro

Depois da quarta temporada, a produção de Família Soprano foi adiada devido a uma disputa salarial com a HBO. De acordo com Edie Falco, o elenco fez uma espécie de sit-in “Ocupe Vesuvio” que fechou o set. Para ajudar a acalmar as tensões, James Gandolfini dividiu seu bônus entre todo o elenco, dando-lhes US$ 33.333 cada.

21) David Chase filmava várias versões da mesma cena, de modo que nem mesmo os atores saberiam como as coisas acabariam

Você estava chocado ao ver Sil bater em Adriana na 5ª temporada? Drea de Matteo também ficou. De Matteo disse a Vanity Fair que David Chase fez com que elenco e a equipe gravassem duas versões diferentes do episódio dramático: um em que Adriana suspeita de algo e vai embora depois de falar com Tony, e aquele em que, bem, você sabe o que acontece. De acordo com De Matteo, esta prática de filmar várias versões da mesma cena para manter o elenco e a equipe ficar tentando adivinhação (juntamente com os entrevistadores e os fãs) era uma ocorrência comum.

22) A música-tema de Família Soprano é “Woke up this morning” de Alabama 3

Originalmente, David Chase queria usar uma música diferente durante os créditos de cada abertura, mas os outros produtores convenceram-no de outra forma. Para o tema, Chase escolheu uma versão remixada de “Woke Up This Morning” de Exile on Coldharbour Lane, 1997, que fazia parte do álbum da banda inglesa Alabama 3.

23) Durante as primeiras temporadas, as Torres Gêmeas podem ser vistas durante os créditos de abertura

Quando Tony sai do Túnel Lincoln em seu caminho de Nova York para o subúrbio de Jersey, as Torres Gêmeas podem ser vistas em seu retrovisor. Essa filmagem foi removida após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Outro fato curioso é que as Torres Gêmeas não seriam vistas de onde Tony estava.

24) Família Soprano foi a primeira série de TV a cabo a vencer o Emmy de Melhor Série Dramática.

Em 2004, depois de ter sido indicado para o prêmio cinco vezes, Família Soprano ganhou o Prêmio Emmy de Melhor Série Dramática. 

25) Michael Imperioli está convencido de que Tony Soprano morre no final

O famoso cut-to-black do final d’Família Soprano é anunciado como um dos mais chocantes – e controversos – cliff-hangers de todos os tempos. Será que Tony leva um tiro? Será que ele vai ser preso? Ou será que toda a família irá terminar seus sundaes e ir para casa? Ninguém além de David Chase pode dizer com certeza. Mas Michael Imperioli (Christopher) está firmemente no “Aimeudeus, mataram Tony!”. “Eu acho que ele está morto, é o que eu acho”, disse Imperioli à Vanity Fair em 2012.

“David estava tentando nos colocar no lugar das últimas coisas que você vê antes de morrer. Você se lembra de alguns pequenos detalhes e algo chama sua atenção e é isso. Você não sabe as consequências, porque você se foi”. E, com isso, o show se foi, também.

26) Tony Sirico um delator? Nunca!

 Tony Sirico só aceitou o papel em The Sopranos após os roteiristas garantirem que seu personagem Paulie Walnuts Gualtieri não seria um informante ou traidor.

27) Podcast

Michael Imperioli e Steve Schirripa, que interpretavam Christopher Moltisanti e Bobby Baccalieri, respectivamente, na série, criaram um Podcast chamado Talking Sopranos.

28) Pine Barrens (3 temporada, Episódio 10)

Pines Brrens é considerado um dos melhores episódios The Sopranos. Um dos motivos é por história ser cômica com frases incógnitas que se tornaram marcantes. 

29) College (1 temporada, Episódio 5)

College é considerado um marco na série e na história da televisão, isso porque foi a primeira vez que um protagonista mata um outro personagem sem estar se defendendo. 

30) Sopranos no videogame

The Sopranos ganhou uma versão para videogame, The Sopranos: Road to Respect foi lançado em 2006 para Playstation 2.

31) The Sopranos’: por que Paulie Walnuts sempre segurava as mãos na frente de si mesmo?

Segundo Tony Sirico, era algo que os condenados faziam na prisão. Você sempre tem as mãos prontas à sua frente no caso de precisar se defender de um ataque. Você não quer ter as mãos atrás das costas ou nos bolsos, onde não pode usá-las rapidamente.