Live Shopping - A transformação do Varejo
0
1

Live Shopping - A transformação do Varejo

A escala do digital com a experiência humanizada do mundo físico

Fabio Aloi
3 min
0
1
Email image

Esse termo “lives” foi nos apresentado durante a pandemia de Covid 19, onde eventos de socialização pessoal estavam proibidos e restritos.

Os únicos meios de se fazer reuniões, aulas, eventos, eram através das telas com transmissões ao vivo e muitas vezes improvisadas dado à necessidade que aquele contexto exigia.

Mas as lives, apesar de estarem se popularizando entre nós ocidentais, elas já eram um fenômeno do outro lado do mundo, sendo usada por varejistas como mais um canal de vendas e relacionamento, as chamadas Live Commerces.

Mas do que se trata exatamente?

Trata-se da união do livestream com o e-commerce, uma estratégia comercial de aproximação, interação e compras tudo ao mesmo tempo e na mesma tela.

Estima-se que na China o mercado dentro das Live Commerces movimentou cerca de US$ 500 bilhões somente em 2022, crescendo a cada ano. Nos Estados Unidos, quase a metade dos jovens entre 15 e 25 anos já compraram produtos e são adeptos ao modelo.

É de fato um modelo que combina experiência a uma audiência qualificada, diminuição da fricção no processo de compra, o que aumenta significativamente as taxas de conversão durante as transmissões.

Com o mercado cada vez mais competitivo, cabe ao varejo buscar alternativas para atrair e se relacionar de modo mais profundo com seu cliente. Dados recentes de uma pesquisa feita pela Mimo, uma das principais plataformas de Live commerce do Brasil, mostra que as taxas de conversão são muito maiores que a média dos e-commerces em geral, conforme gráfico abaixo:

Fonte - Report Mimo Junho 23
Fonte - Report Mimo Junho 23

Essa estratégia potencializa a atuação de varejistas, pois se numa loja em liquidação podem caber 100 pessoas, numa live podem estar presentes milhões ao mesmo tempo.

O que fazer para ter uma Live perfeita?

Apesar de relativamente menos trabalhosa, alguns cuidados são necessários para que a Live seja um sucesso, tenha alto engajamento e claro, venda mais.

  • Prepare bem a Live - quais produtos vamos apresentar, quem vai falar, qual estratégia comercial;
  • Faça parceria com influenciadores - aproveite da audiência cativa desse canal, entenda e escolha bem a pessoa;
  • Escolha data e horário - Importante fazer em dias e horários onde seus dados de e-commerce mostram uma atividade maior.
  • Divulgação - faça um plano de divulgação, colocando produtos chamarizes com descontos acima de 20%. Espalhe pelas redes sociais e use a pessoa influenciadora escolhida.
  • Local - Sempre faça no seu canal, seja seu e-commerce ou seu app e escolha um local para transmissão com bom sinal de internet e já com os produtos preparados.

É Importante ressaltar que as lives são importantes instrumentos também de marketing, que vai muito além do transacional. Os dados de preferências, das atividades durante as transmissões são ricos para se fazer remarketing, elevar conhecimento dentro do CRM e preparar novas ações.

Como toda estratégia de marketing e vendas, a consistência é chave. É um ciclo de aprendizados, colheita de dados e reaplicação. É a perfeita combinação da escala do digital com a experiência humanizada do físico. Elas vieram para ficar.