Os absurdos de Brasília.
0
0

Os absurdos de Brasília.

No domingo, dia 

Vinicius Pessi
2 min
0
0
Email image

No domingo, dia 9 de janeiro de 2023, o Brasil vivou um dia muito triste. Várias pessoas, de maneira descontrolada e violenta, transformaram a capital federal em um campo de guerra. Invadiram o palácio do planalto, o STF, e o congresso nacional. Um absurdo inaceitável, imperdoável, e injustficável.

O Brasil vive, desde 2013, momentos difíceis, atribulados e tensos, e neste domingo chegou ao ápice. A invasão de prédios públicos, e a depredação dos mesmos, é um capítulo muito triste da história nacional. 

Não existe justificativa para invasão e quebradeira, mas há pontos a serem considerados:

Lula e seu governo são ilegítimos. As eleições de 2022 foram manipuladas pela mídia e por incrível que pareça, pela suprema corte.

A mídia colocando Bolsonaro como culpado de tudo de ruim que acontencia, e tratando Lula como um "candidato normal", ignorando todos seus processos e condenações, e ignorando principalmente a maneira absurda como o STF anulou todas estas condenações, acabou se posicionando à favor de um candidatos nas eleições. Isso nem seria um problema, se este posicionamente parcial, não fosse mascarado por uma falsa imparcialidade. 

Inclusive no dia das invasões, os títulos das matéria de jornais eram; "bolsonaristas invadem o congresso", atrelando o nome do ex-presidente aos vãndalos. Que muitos deles, se não todos, eram sim apoiadores do presidente, não se discute, mas o próprio Bolsonaro posicionou-se váras vezes contra qualquer tipo de violência. 

A participação da suprema corte, O STF, no caos que o país vive, está ao abrir inquéritos fora da ordem legal, e como já dito inclusive por ex-ministros da corte, inconstitucionais. A função da corte é ler e cumprir a constituição, e atualmente os ministros estão mais preocupados em abrir inquéritos e investigações, fazer lobby no congresso e passar por cima de decisões dos outros poderes. Há pessoas sendo investigados e presas, sem que seus advogados tenham sequer acessos ao processo. Ou seja, pessoas estão sendo investigadas, mas não sabem qual crime cometeram, ou teriam cometido.

Nenhuma das razões acima, mídia ou STF, justificam o vandalismo e a violência. O acontencido em Brasilia é muito triste e preocupante, e uma coisa é certa; isso era tudo que o governo Lula, e o STF queriam, para justificar ainda mais perseguição à opositores.