Social Selling: O que é e como se aproveitar desse método para vender mais
0
0

Social Selling: O que é e como se aproveitar desse método para vender mais

Vinicius Andrade
0 min
0
0

Publicado originalmente em Fevereiro de 2018

Implemente o Social Selling na sua cultura de vendas e veja os negócios aumentarem significativamente

Social Selling é um assunto que gostamos bastante na Vesteer pois retrata muito bem o nosso propósito como empresa, que é fazer as pessoas ganharem dinheiro por meio do engajamento de sua base de seguidores, seja alguém que já possui muitos fans ou aquele empreendedor que pretende iniciar a construção de sua marca e utiliza nossa plataforma para isso.

Mas, o que é Social Selling?

Selling social usa o poder das mídias sociais como LinkedIn, Facebook, blogs, fóruns e no Twitter para identificar oportunidades, obter insights sobre perspectivas e aprofundar as relações. Ou seja, Social Selling é a utilização das redes sociais para a obtenção de informações e qualificação dos contatos, com o objetivo de gerar leads e reduzir os esforços de venda, otimizando tempo e aumentando os lucro.

Qual a diferença entre Social Selling e a Venda Tradicional?

Venda Tradicional

  • Muitos contatos sem interesse no produto
  • Não é possível saber das necessidades dos clientes
  • Não fala sobre como o produto pode contribuir para o cliente
  • As oportunidades de venda são descobertas no final da iteração com o cliente

Social Selling

  • Foco em clientes que estão prontos para comprar
  • Capaz de oferecer a solução certa no momento certo para as pessoas certas
  • Envolve-se em conversas relevantes, tornando-se um especialista de confiança
  • Aprofunda as relações através de uma melhor escuta para os clientes
  • As oportunidades são descobertas logo no início, dando tempo para se trabalhar o cliente

Em resumo, a venda através das mídias sociais ajudam você a rapidamente identificar novas oportunidades, sem problemas, e iniciar conversas para fechar mais negócios.

Algumas dicas sobre Social Selling

Entre no jogo — A rotina diária irá ajudá-lo a encontrar clientes, e ajudar os clientes a te encontrar. Não se preocupe com a ordem correta de fazer as coisas, ainda estão a ser criadas as “regras”. Basta começar a usar a mídia social para se conectar com os clientes todos os dias.

Conheça os seus clientes — Encontre seus clientes, em vez de esperar que eles venham até você. Quais blogs que eles lêem (ou escrevem)? Eles estão no Twitter? Quais hashtags que eles seguem e usam? Eles estão em grupos LinkedIn ou Facebook? Encontre onde eles estão, se conecte com eles de maneira não intrusiva e busque novos negócios.

Faça as pessoas se envolverem com você — Faça-se presente nas redes sociais relevantes, publique o seu perfil completo, poste em blogs que seus clientes lêem e ajude-os com perguntas e respostas. Conecte-se com as pessoas de uma forma que eles se envolvam. Ajude-os a promover os objetivos deles, não apenas o seu.

Seja um ponto de apoio — Seja útil. Ouça os problemas e compartilhe as soluções. Mostre que você se importa com seus clientes e construa sua reputação e autoridade. Crie conteúdo que seja fácil de compartilhar e gerar mais leads. Não nutra seu produto, nutra sua rede.

Conecte-se com a inteligência social — Você buscou oportunidades e trouxe interessados para dentro do seu negócio. Em seguida, se conecte com eles de uma forma que eles se envolvam com você e gostem de te seguir. O que estão dizendo? Quem eles admiram? O que é que eles querem?

E por fim, deixo o Manifesto do Social Selling (em inglês).

Email image
Email image

Lembre-se: Os melhores vendedores do mundo nunca vendem nada.

Preparado para a Nova Era das Vendas?

Vinicius Andrade