Letter #3 - O porquê eu me interessei em ler sobre Product Management
4
0

Letter #3 - O porquê eu me interessei em ler sobre Product Management

Até aqui vocês me acompanharam por conta das minhas reflexões sobre a vida e carreira. Inclusive muitos gostaram e sempre vinham comentar comigo. Dessa vez eu decidi mudar.

Vinícius Moraes
6 min
4
0

Mostre o seu trabalho

Até aqui vocês me acompanharam por conta das minhas reflexões sobre a vida e carreira. Inclusive muitos gostaram e sempre vinham comentar comigo. Dessa vez eu decidi mudar.

Eu já pensava em postar mais coisas sobre o que eu estudo havia tempos, mas sempre foi uma dificuldade interna por ter medo, por achar que eu não sei nada ainda, por não saber direito o que falar… vocês sabem como é.

Recentemente eu li um livro chamado “Mostre o seu trabalho” do Austin Kleon e diferentemente do outro do mesmo autor, esse eu gostei bastante. Ele não fala nada mais do que o óbvio, isso é verdade, mas eu curti bastante. Portanto, ele não é para qualquer um. Se você não sente dificuldade em mostrar seu trabalho, mostrar sua rotina nos stories do Instagram ou em qualquer outra rede social, então é melhor deixar esse livro de lado porque pode ser enfadonho para você.

MAS, eu ainda quero citar um trecho dele que eu achei fenomenal. Ele me fez olhar com outros olhos a ideia de literalmente mostrar o meu trabalho/futuro trabalho/estudos. O autor diz o seguinte:

“ Imagine se o seu futuro chefe não precisa ler seu currículo porque já lê o seu blog. Imagine ser um estudante e ganhar seu primeiro prêmio baseado num projeto da escola que você publicou online. Imagine perder seu emprego, mas ter contato com pessoas familiarizadas com seu trabalho e dispostas a te ajudar a encontrar um novo.”

Fala sério, isso é um chamado para acordar para a vida, meu brother. Mas calma lá, isso nem sempre faz sentido para todos e tá tudo bem, viu? Tem gente que gosta de fazer suas coisas quietinho e se dá super bem desse jeito, assim como tem gente que mais mostra do que realmente faz - aí não dá né?

Além disso, vale ressaltar que o “como” é aquilo que achar mais confortável. Tem gente que tá super de boa fazendo stories no Instagram ou fazendo Tik Tok. E tem gente que por mais que seja extrovertido, fica desconsertado fazendo vídeo e se dá melhor (por enquanto) escrevendo textos - esse sou eu. Mas no fim, eu aconselho que todos nós mostremos mais nossos trabalhos.

Não é necessário misturar pessoal com profissional. Seth Godin, uma figura bem conhecida do mundo dos negócios e autor de diversos livros, não fala nem 1 mm de como ele leva sua vida pessoal, de como educa seus filhos por mais insistentes que sejam os entrevistadores. Mas mesmo assim, ele publica constantemente assuntos do seu trabalho em seu blog. Apenas encontre um lugar confortável (na Internet) e mostre no que você é bom, no que não é, no que estuda e no que se interessa, é apenas o que eu digo.

Mas afinal de contas, o que é Product Management?

Mas enfim, vamos direto ao assunto. Antes de mais nada, o Product Manager (ou Gerente de Produto) é uma função que vem estando em alta nos últimos tempos juntamente com outros cargos, tais como Desenvolvedores, Cientistas de Dados, etc.  A letter de hoje é para falar dessa função e cargo tão importante nessa revolução digital e que me chamou a atenção.

E a melhor maneira de iniciar a explicação é usando um diagrama de Venn:

Email image

O PM (Product Manager) nada mais é do que o elo entre essas três áreas: negócios, tecnologia e experiência do usuário. É a pessoa que identifica as necessidades do cliente e do mercado em geral e alia-os com os objetivos da empresa através da criação de produtos que atendam tais expectativas. 

Há quem diga que o PM é um “mini CEO”, por conta de suas responsabilidades e pelas características de quem exerce essa função para um produto específico.

Trabalhar com a Gestão de Produtos é sobre avaliar:

  1. A relevância para o público;
  2. Necessidades prioritárias e o que é superficial;
  3. Como o produto atende a dor da persona;
  4. A experiência do usuário;
  5. O impacto do produto no mercado em relação aos concorrentes;
  6. Capacidade do produto entregar inovação;
  7. Funcionalidade do produto.

De maneira prática, um PM trabalha com entrevistas com usuários, pesquisas de mercado, análise de dados, avaliação de mercado, pitch, experimentos de teste A/B, lançamento de produtos, ajustes e melhorias dos mesmo, além de muita colaboração e gerenciamento de equipes multifuncionais (setor jurídico, designers, engenheiros, marketing, etc.).

É importante falar que a base de cada PM pode variar, existem aqueles que possuem uma base técnica mais apurada, vindo de cursos de engenharia de computação ou sistemas de informação, bem como outros que possuem um foco maior na área de negócios, vindo da administração em si ou da área de growth, assim como também existem diversos designers que resolvem entrar na área por ter afinidade com UX (Experiência do usuário).

Existem diversos vídeos no YouTube falando sobre o tema, até mesmo de Product Managers fazendo vlogs relatando o seu dia a dia e tarefas a cumprir. Caso você tenha chegado até aqui por curiosidade ao tema, vou deixar um vídeo que conta um pouco sobre o assunto aqui.

Sem dúvidas, uma parte desse discurso é bem romantizado e mostra o lado bonito da área de produto, por isso é necessário estar antenado com quem fala também das partes “chatas”. Existem muitas referências de pessoas, sites, blogs e podcasts que tratam sobre o assunto, por isso tenham um pouco de paciência que em breve eu trarei sempre as minhas referências para cada letter mais específica.

O que eu trouxe aqui foi uma introdução muito curta do mundo de Produtos e como quase tudo na Internet não existe um caminho ao tesouro, as coisas são bem espaçadas e a gente tenta linkar o máximo possível, filtrando e tentando enxergar o que é mais importante, o que vem primeiro e o que vem depois. Espero conseguir fazer isso e ajudar mais pessoas que também se interessam por esse mundo.

Por hoje é só, mais uma vez obrigado por chegar até aqui. Novamente eu te peço para compartilhar esse letter com alguém que você acha que pode se interessar sobre o assunto.

Muito obrigado e até a próxima!