Os 04 passos para se tornar um desenvolvedor (Web)
20
0

Os 04 passos para se tornar um desenvolvedor (Web)

E aí, tudo bem!? Espero que sim, pois, aqui está tudo ótimo e estou muito contente e empolgado em estar compartilhando conhecimento com você aqui nessa plataforma!

Vinícius Teixeira
0 min
20
0

E aí, tudo bem!? Espero que sim, pois comigo, está tudo ótimo e estou muito contente e empolgado em estar compartilhando meus conhecimentos com você aqui Pingback!

No começo da semana publiquei um artigo (que recomendo que você leia antes), que fala um pouquinho mais da carreira de programador no geral e as "trilhas" que você pode seguir, caso queira dar uma conferida, poderá ler aqui

Agora, caso você já tenha se decidido que quer dar um mergulho nesse oceano de possibilidades, venha comigo que, hoje vamos falar os 04 passos para você se tornar um desenvolvedor web.

Um pouquinho de história

Lá nos primórdios (quando tudo isso ainda era mato) mais especificadamente no ano de 1969, a internet foi desenvolvida, não para ser o que é hoje, mas com o intuito de atender a comunicação entre laboratórios de pesquisa.

Desde então, ela não parou de evoluir, passando por diversas fases até chegar no que conhecemos atualmente. Contudo, somente em 1981 a internet chegou no brasil, mantendo apenas a função de interligar laboratórios, e só em 1994, começou a ser comercializada e disponibilizada em escala.

De lá pra cá, houve um "boom", tanto no quesito utilização, ou seja, na quantidade de pessoas que começaram a ter acesso, quanto em evolução.

A internet hoje

Hoje ainda a internet continua evoluindo, e isso faz com que a cada dia, surjam novas tecnologias que ajudam a melhorar o desempenho, as funcionalidades e principalmente, a facilidade de desenvolvimento.

Claro que, sempre há espaço para melhorar, como exemplo, antigamente a web era focada em computadores apenas, não se preocupavam com desempenho, então tudo era "feio" e lento (sem contar que a velocidade da internet na época era bem precária também).

Hoje, já acontece o inverso, existe o conceito de "mobile first", que dita que um site deve sempre estar otimizado inicialmente para dispositivos móveis, e caso não esteja, será penalizado pelos mecanismos de busca, como o Google, fazendo com que não apareçam nas primeiras páginas.

Mas já chega de "enrolação" e vamos ao que interessa e o que fez você se interessar por esse artigo. Vou presumir, que você gostou muito do artigo anterior, e decidiu se tornar desenvolvedor web e sair programando para internet (kkkkk), vamos ver então os 04 passos para se tornar um desenvolvedor web.

01 - Aprenda HTML

A primeira "matéria" que você terá que estudar é o HTML. Muitos tratam o HTML como uma linguagem de programação, o que é errado. Na verdade ele é uma linguagem de marcação de texto, inclusive o acrônimo HTML vem do inglês HyperText Markup Language, que significa linguagem de marcação de hipertexto.

A função do HTML é basicamente marcar o esqueleto (estrutura) de uma página web, através de marcações chamadas de tags. Abaixo veremos a estrutura de um arquivo HTML qualquer. Não se prenda a nenhum detalhe (por enquanto).

Código HTML
Código HTML

Se você abrir qualquer editor de texto, pode ser o notepad que vem instalado no seu computador, digitar o um código HTML e salvar com a extensão '.html' e depois abrir o arquivo no navegador, ele deverá já abrir como uma página de internet, que claro, estará visível somente para você no seu computador, não sendo possível acessá-lo externamente.

O intuito desse artigo específico não é te ensinar a estrutura HTML, e sim, apenas te dar uma visão geral e te orientar no caminho dos primeiros passos, além de te fazer sentir o que te espera logo a frente.

Mas, uma página com simples HTML puro, sozinha, fica esteticamente horrível, mostrando apenas um amontoado de palavras pretas em um fundo branco, e de forma totalmente desorganizada e até sem sentido. E é isso, que nos leva ao segundo passo.

02 - Estude CSS

Caramba! Mais um acrônimo!? Sim, meu caro amigo e amiga, o mundo da tecnologia está repleto deles, mas logo você se acostuma, vai por mim! ;)

A CSS (Cascading Style Sheets, ou Folha de Estilos em Cascata) é quem vai dar a beleza da nossa página. Fazendo uma analogia simples, o HTML representaria os nossos ossos, e o CSS é como se fosse a nossa pele, ou seja, aquilo que todos veem.

Código CSS
Código CSS

Podemos ver que o CSS também é um grande "amontoado de códigos", que a primeira vista pode assustar um pouco, mas garanto que não é nenhum monstro de sete cabeças! kkkkk

Com ele, vamos utilizar seletores (classes, ids e etc), para aplicar estilos e formatações, como cor de fundo, cor da letra, tamanho, espaçamento, alinhamento, enfim, qualquer tipo de estilização visual deverá ser feita através do CSS.

Somente com essas duas tecnologias (e alguma prática) você já é capaz de sair desenvolvendo bons layouts, contudo, serão sites simples e estáticos, onde não existirá acesso à banco de dados e nem será possível fazer nada avançado. E é aqui que entra a terceira tecnologia.

03 - Domine o JavaScript

Lembra da analogia do corpo humano? Então, de que adianta ter um esqueleto pra sustentação e a pele para dar beleza (ou não kkkk), se não existir um cérebro para dar as ordens e fazer tudo funcionar!??

Pois é! O JavaScript (JS) vem pra resolver esse problema. Até agora vimos apenas linguagem de marcação (HTML) e folhas de estilos (CSS), está na hora de conhecer a primeira linguagem de programação que você irá aprender.

Com o JS é possível fazer com que sua página seja mais inteligente, pois através dele, conseguimos adicionar funcionalidades, e deixar o site dinâmico.

Sabe quando você preenche um formulário, esquece um campo obrigatório e aparece um alerta na tela te informando isso? Pois é! Isso é JavaScript.

Pra te dar um gostinho (sei que você está doido(a) para conhecer), dá uma olhada em um código JS aleatório da internet.

Código JavaScript
Código JavaScript

Muito legal né! Programação é uma coisa linda (apesar de que sou suspeito pra falar kkkkk). De primeiro momento tudo vai parecer muito confuso, mas com a prática, você vai perceber que tudo faz sentido e vai se encaixando, como blocos de Lego.

E agora, o último passo é o mais importante de todos, pois, ele é quem vai definir o seu nível profissional e quanto de salário você vai ganhar no futuro (kkkkk), pois, quanto mais conhecimento, mais bem remunerado será o profissional (pelo menos em teoria).

04 - Estude Muito

Estude bastante
Estude bastante

Pode parecer meio clichê, mas você vai ouvir muito esse termo durante sua jornada como desenvolvedor. Estudar bastante não significa consumir tudo o que vier pela frente, pelo contrário. É aprender a filtrar um bom conteúdo e focar naquilo que faz sentido pra você naquele momento.

Estudar é a base para qualquer programador, independentemente de ser web ou não, pois, a tecnologia está em constante evolução e tudo vai e vem muito rápido, e quem não estuda e se adapta as novidades, pode acabar ficando para trás.

Neste artigo te mostrei o básico necessário para começar a programar para a web, porém, quando começar a estudar e se aprofundar, vai perceber que, somente com essas linguagens, ainda existirão algumas limitações, e então meu amigo e minha amiga, será a hora de começar a aprender uma outra linguagem de programação server-side (irei tratar sobre isso em outro artigo) como PHP ou .NET, ou se aprofundar no JavaScript server-side (Node JS).

Antes de finalizar este artigo, gostaria de reforçar que ele não é um tutorial ou mini curso, então se você ficou com aquela sensação de: "Há Vinícius, gostaria de aprender os primeiros códigos e etc., fala um pouco mais sobre isso...", dê um Ping aí, que se eu perceber que há muitos interessados, posso dar continuidade a esses artigos tratando-os como um mini curso introdutório de desenvolvimento web e talvez até gravar alguns vídeos para auxiliar no aprendizado!

Bom, por hoje é só! Espero que tenha gostado, por que eu gostei muito. Um abraço e até o próximo artigo. Valeu!