Será que a carreira de Desenvolvimento de Software é para mim?
8
0

Será que a carreira de Desenvolvimento de Software é para mim?

Muito se fala do quão carente está o mercado de TI e da falta de profissionais qualificados da área, o que acaba implicando em um buraco de 200 mil vagas não preenchidas em todo o Brasil.

Vinícius Teixeira
0 min
8
0
Desenvolvimento de Software
Desenvolvimento de Software

Muito se fala do quão carente está o mercado de TI e da falta de profissionais qualificados da área, o que acaba implicando em um buraco de 200 mil vagas não preenchidas em todo o Brasil.

Este é um mercado em grande expansão e que exige bastante de quem se arrisca por essas águas turbulentas. Mas calma, não estou aqui pra te desanimar, muito pelo contrário, quero te ajudar a identificar se é algo que realmente você quer para a sua vida!

O setor de TI possui centenas de ramificações em que o profissional pode atuar, e você pode conferir as principais delas aqui neste link, contudo, para hoje, iremos nos focar na carreira de Desenvolvimento de Software!

O que é Desenvolvimento de Software?

Sabe esse programinha que você está usando agora para ler esse artigo? Isso mesmo, o navegador! E tem também aquele outro, que serve para criar planilhas (que são o terror para alguns), esse mesmo! O Excel! Esses são programas (softwares), e para serem criados foram necessários alguns desenvolvedores de software.

O desenvolvedor de software basicamente é aquela pessoa que cria programas, mas não só isso, também tem aqueles que criam sites, sistemas web e muito mais. Sou suspeito pra falar, mas, é um trabalho lindo <3!!!

As habilidades de um Desenvolvedor

Habilidades de um desenvolvedor
Habilidades de um desenvolvedor

Os desenvolvedores normalmente possuem algumas características em comum, e se você possuir algumas dessas, pode continuar a leitura até o final, pois, muito provavelmente essa área é para você. Entre as principais características, temos:

  • Gosta ou tem facilidade em resolver problemas;
  • É autodidata;
  • Tem bom raciocínio lógico;
  • É paciente; e
  • Não precisa gostar tanto de matemática!

Será que você possui algumas dessas habilidades!? Se a resposta foi positiva, fico mais animado, pois agora, talvez terei a oportunidade de te ajudar a decidir se a carreira de desenvolvimento de software é para você!

Claro que, algumas habilidades podem e devem ser aprendidas durante a sua jornada como desenvolvedor, e quanto mais você possuir soft skills e hard skills (tem um artigo muito bom sobre isso da Alura que você pode ver aqui), melhor profissional você se tornará.

Os tipos de desenvolvedores

Mergulhando mais fundo na área de desenvolvimento, vamos entender um pouco melhor as trilhas que o desenvolvedor poderá seguir em sua carreira. O desenvolvimento de software, pode se dividir basicamente em: Desenvolvimento Desktop, Mobile e Web.

Desenvolvedor Desktop

Desenvolvedor desktop
Desenvolvedor desktop

De forma bem básica e clara, o desenvolvedor Desktop é aquele que programa softwares que serão instalados diretamente nos computadores do usuário, tais como, navegadores, editores de texto, editores de fotos, programas gerenciadores para empresas e etc.

Caso tenha interesse nessa área, são diversas as linguagens de programação que você poderá aprender, dentre elas, algumas das mais famosas são: C# (se lê "C Sharp"), que é voltado a programação para computadores com sistema Windows, temos o JAVA, que pode ser utilizado para desenvolver para outros sistemas além do Windows (como o linux por exemplo), e a linguagem C, que também pode ser utilizada para outros sistemas além do Windows.

Desenvolvedor Mobile

Desenvolvedor mobile
Desenvolvedor mobile

Quando o assunto é Mobile, acredito que já fica mais fácil entender o que é! E se não conseguiu (não tem problema e estamos aqui para isso), é o desenvolvedor que programa aplicativos para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Existem diversas linguagens também para esses dispositivos, e elas vão variar se você está querendo programar para Android ou para iOS (Dispositivos móveis da Apple). Mas para te dar um gostinho aí vai!

Se tem intenção de criar aplicativos para Android, você pode estudar JAVA (já sei o que está pensando, e sim, é a mesma linguagem citada anteriormente, porém, tem algumas particularidades), que é a linguagem considerada oficial, e temos também o Kotlin, que é a nova linguagem introduzida, porém que está sendo amplamente requisitada pela facilidade (se comparada ao JAVA).

Desenvolvedor Web

Desenvolvedor web
Desenvolvedor web

Confesso que chegamos a parte que eu mais estava ansioso aguardando a chegada, o meu queridinho, desenvolvimento Web. Aqui também não tem muita explicação profunda, desenvolvedor web é aquele de desenvolve páginas, sites e sistemas web, ou seja, que você necessitará de um navegador para utilizar.

Mas como assim Vinícius!?? Simples, esse site aqui por exemplo, foi um (ou vários) desenvolvedor web quem fez. Podemos citar também o site/sistema do seu banco que você acessava um tempo atrás (antes de ter aplicativos que facilitam nossa vida), e tem aqueles sistemas que gerenciam algo, como por exemplo, sistemas de controle de estoque, que são totalmente online e são acessados via navegadores.

Assim como os demais tipos, aqui existem diversas linguagens que podem ser estudadas, dentre as principais podemos citar o Javascript que é a primeira comumente aprendida (e mais pra frente iremos falar mais sobre ela), o PHP, que domina fortemente a internet como um todo, e mais uma vez o JAVA (novamente é importante ressaltar, que para cada plataforma ele tem suas particularidades).

Diferente das outras plataformas (desktop e mobile), aqui você terá que iniciar seus estudos conhecendo o HTML que é quem dará a estrutura para os seus sites (e sistemas), depois (ou em paralelo) aprenderá o CSS, que fará a estilização da sua página, ou seja, trará a beleza e estética, em seguida comece a estudar Javascript, que adicionará funções interessantes no site, como eventos e etc., e só então, você começará a estudar uma das linguagens citadas no parágrafo anterior.

Programação PHP
Programação PHP

Agora muito provavelmente você deve estar pensando: Há Vinícius, mas é muita coisa pra estudar!!! E eu te respondo: Sim, com certeza é! E na verdade, isso é só o começo.

No decorrer da sua carreira você verá que tem muitas outras coisas a serem estudadas, como banco de dados, hospedagens, virtualização, containers, servidores e etc., ou seja, o aprendizado é contínuo, e isso é normal.

Vamos agregando diversos conhecimentos que são importantes e vão definindo o tipo de profissional que iremos nos tornar, logo, é importante saber disso, para que você decida, se a carreira de desenvolvimento de software é realmente para você!

Espero que esse artigo tenha servido para pelo menos dar um pontapé para te ajudar a enxergar melhor esse universo, e tenha certeza que se você decidir "tomar a pílula vermelha" e mergulhar de cabeça, descobrirá novas coisas que não era capaz de imaginar que seriam possíveis.

Muito obrigado por ler até aqui, e se for novo, clique em "Seguir Canal" para me incentivar a trazer novos conteúdos sobre tecnologia e programação. Há! E dá uma olhadinha que em breve (se estiver lendo no momento da postagem) iremos soltar uma série de artigos com o intuito de te ensinar um pouco mais (o lado técnico) da programação web.

Obrigado
Obrigado