AcceleRATE: Uma Gambiarra para Mascarar outros problemas.
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AcceleRATE: Uma Gambiarra para Mascarar outros problemas.

o FIFA 23 veio com uma nova mecânica/animações de corrida chamada de AcceleRATE que divide opiniões.

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o FIFA 23 veio com uma nova mecânica/animações de corrida chamada de AcceleRATE que divide opiniões.

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O tal do AcceleRATE prometia "balançear" os tipos de corrida no FIFA 23, Tentando balanceando o Tal do "Pace Abuser" e trazendo mais balanços para tipos de corrida , até ai ok!

Mas junto com outras mecânicas do Jogo acabou por matar Dribles curtos e fortalecer ainda mais "metas" de retranca e lançamento.

Mas então qual o problema do AcceleRATE ? é que isso foi tentar tampar o Sol com a peneira, "gambiarras" sempre te geram um outro problema junto da "solução" parcial do problema inicial (falo isso com experiência de especialista em gambiarras a no mínimo 10 anos.)

O problema não estava necessariamente nas animações de corrida, e sim no modo com que as estáticas dos jogadores são feitos.

E a mecânica do AcceleRATE não vai funcionar completamente enquanto a EA não mudar o modo com que os dados dos jogadores são coletados e calculados.

Atualmente a EA tem um programa chamado FIFA Ratings Collective.

Onde a COMUNIDADE alimenta a database com os stats e info de jogadores, até ai nenhum problema dos jogadores passarem sua percepção, sim ela pede algum tipo de "embasamento" da sua opinião, porem isso causa mais problemas que soluções! E apesar de parecer mais barato para empresa acaba gerando mais custos.

Como deveriam ser feito então?

A EA é Parceira Oficial das maiores ligas de futebol do mundo , UEFA, Premier league, Laliga, Seria A, Ligue 1, Comebol, etc. Todas essas ligas tem informações completas das estatísticas, PRINCIPALMENTE FISICAS dos jogadores!

Estatísticas como velocidade Máxima e distancia corrida por partidas são disponibilizadas publicamente e qualquer um consegue ver uma boa parte desses dados nos sites das ligas.

Além de que poderiam facilmente fazer uma parceria com serviços de estática como Opta, entre outros que tem uma base dados gigante e precisa utilizadas por analistas dos clubes e apostadores.

 ALERTA!!! Não estou dizendo que o JOGO é ou deveria tentar ser um simulador! E claramente o intuído do FIFA não é ser simulador e sim um bom JOGO, divertido de se jogar!  porem algumas coisas podem ser com base em fatos reais, no caso de stats "base" dos jogadores.

É muito mais fácil e preciso você calcular valores, principalmente físicos, de um videogame tendo como base Estatísticas Reais ao invés de Somente opinião.

No caso especifico de corridas e velocidades, motivo o qual o "AcceleRATE" foi introduzido, a UEFA tem os stats de velocidade de todos os jogadores que jogam suas competições disponível no seu site!

Neste link por exemplo vc comprara todos os jogadores que participaram da EURO 2020

estáticas oficiais da EURO 2020 no Site da UEFA.  https://www.uefa.com/uefaeuro/history/seasons/2020/statistics/players/
estáticas oficiais da EURO 2020 no Site da UEFA.  https://www.uefa.com/uefaeuro/history/seasons/2020/statistics/players/

O mesmo acontece com a Champions League. (curiosamente tiraram a comparação de velocidade na UCL, mas consta no perfil de todos os jogadores dentro do site) https://www.uefa.com/uefachampionsleague/history/seasons/2022/statistics/players/

Quem olhar os Ranks de Velocidade nesses sites vai ver muitos nomes que passam Longe do Top 100 do FIFA!

E se comparar estáticas de alguns jogadores vai ver algumas coisas que não fazem o menor Sentido, exemplo: velocidade de varios zagueiros , como Christensen um dos mais rápidos da EURO 2020 e a anos "inútil" no FIFA.

Ao invés de Revisarem o sistema de Database e principalmente estáticas Físicas dos jogadores , que ao meu ver traria um equilibro melhor e mais Natural do jogo , tentaram criar uma nova mecânica em cima de dados "quebrados".

se algo que faz parte da base do jogo está incorreto tudo aquilo que vc construir em cima dessa base "torta" vai ter um resultado "torto"!

Fora o problema da base de dados existem outros problemas de programação relacionada a física do jogo, questões relacionado a inercia, gravidade, etc. que não vou me aprofundar aqui.

Conclusão: o problema não é AcceleRATE, é o porque , como e em cima de que ele foi feito!

Uma mecânica que era para "Balancear" corridas e Velocidade acabou indiretamente quebrando outros sistemas como o sistema de drible do jogo! Jogadores de dribles e explosão perderam muito potencial com o "balanceamento" dessa nova mecânica.

Outro problema é o jogo ser parcialmente "programado" pelo marketing.

Uma Serie de itens tem seus stats abaixo do que deveriam ser Claramente para gerar espaço para mais Itens promocionais dentro do UT, pois afinal essa é a "mina de ouro" da EA.
É preciso se revisar a Base do jogo ou recomeça "do zero" Revisando uma serie de conceitos, códigos e ideias "quebradas" ou continuaremos com um jogo se arrastando em cima dos próprios erros até aparecer um concorrente a altura!

atualmente a EA conseguiu praticamente "monopolizar o Mercado" de jogos de Futebol, a ponto de poder abrir mão da Licença para usar o nome FIFA.

E Repito: O problema não está no AcceleRATE! está no porque, como e em cima de que ele foi feito!

Abraços!

WGT