Totalmente infiltrado na klan
0
0

Totalmente infiltrado na klan

‘Infiltrado na Klan’ conta como o primeiro policial negro de Colorado Springs conseguiu se infiltrar na famosa organização

Wevertton Alencar
3 min
0
0

‘Infiltrado na Klan’ conta como o primeiro policial negro de Colorado Springs conseguiu se infiltrar na famosa organização

Infiltrado na Klan

· Título Original BlacKkKlansman

· Ano 2018

· Classificação 14 anos

· Elenco John David Washington, Adam Driver e Topher Grace

· Distribuidor Universal Pictures

· Direção Spike Lee

<b>Imagem</b>:&nbsp;adorocinema
Imagem: adorocinema

O incrível filme dirigido por Spike Lee não parece ter a sua duração, pois possui a história bem escrita, personagens muito bem ‘casados’, uma trilha sonora harmônica e o roteiro muito bem desenvolvido, o filme de mais de 2 horas de duração, deixa a impressão de que foi passado em minutos.

O roteiro foi baseado no livro “Black Klansman”, publicado em 2014 por Ron Stallworth, um policial negro, que trabalhou nos anos 70 infiltrado na organização Ku Klux Klan (KKK), na cidade de Colorado Springs, se passando por um homem branco racista no telefone e colocando um agente da Narcóticos para os encontros pessoais.

Ron, que é interpretado pelo ator John David Washington, (que já está confirmado para o próximo filme do também conhecido Christopher Nolan) é um policial honesto, que ama a vida e acredita nas pessoas acima de tudo. Em certo momento da trama, quando é confrontado por extremistas de ambos os lados, Stallworth deixa claro que não concorda com todas as suas opiniões, porém as respeita e será profissional, alegando em muitos casos que só o fazem para chamarem atenção.

O filme discutiu muito bem como o racismo ‘cresceu’ em alguns personagens e como um homem negro se tornou o primeiro policial negro em Colorado. O enorme abuso de poder dos policias para com os negros, tais como assédio, tortura psicológica, comportamentos e comentários racistas ficaram claros.

A questão do movimento negro foi muito bem representada, com palestras e discussões sobre padrões de beleza, igualdade, o tratamento da mídia, os julgamentos tendenciosos, personagens considerados heróis na infância (o famoso bem x mal) e a herança dos africanos.

Com o andamento da história, Ron foi conquistando seu espaço, não apenas no departamento de polícia e também na Klan, chegando à sua liderança pela confiança conquistada pelo antigo líder em sua cidade e também o líder nacional. Com isso, conseguiu evitar alguns crimes que custariam à vida de centenas de pessoas.

Em sua trajetória, o personagem acaba sendo obrigada a provar o seu valor, demonstrando um alto conhecimento, facilidade para se expressar e sendo jogado contra a parede por seus ideais e modo de levar a vida.

Existem dois momentos que podemos classificar como ‘momentos de tensão’, um foi quando o ‘falso’ Ron, o agente Philip Zimmerman, o “Flip”, (interpretado por Adam Draver) ficou sozinho em uma sala com um dos membros mais ‘casca grossa’, Felix Kendrickson (Jasper Pääkkönen) com uma arma apontada para a sua cabeça. Felix juntamente com sua esposa, faziam planos desde o inicio para matar quem não pertencia a sua classe de ‘pureza’. O outro aconteceu na cerimônia de boas vindas de Ron, onde seu chefe o designou para fazer a segurança de David Duke, líder da Klan, com quem mantinha contato apenas por telefonemas. Essa ‘vida dupla’ quase foi por água abaixo, mas com uma jogada de mestre, o verdadeiro Ron conseguiu se sair bem nas duas ocasiões e manteve o controle da situação.

O Filme recebeu várias indicações pelo brilhante trabalho feito, com destaque à indicações para seis OSCARS e recebendo o prêmio na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. O compositor Terence Blanchard também foi indicado na categoria de Trilha Sonora pelo seu grande trabalho feito no filme.