🟣 O que você tem que saber sobre 2023
0
0

🟣 O que você tem que saber sobre 2023

Depois de um ano não tão fácil para o mercado de inovação, oi, 2023! E a primeira edição do ano não poderia seguir a mesma fórmula das outras: compilamos todas as informações que você tem que saber para iniciar o ano. Afinal... se as inovações do mer

1248
5 min
0
0
Email image

Edição 36

Enviado em 6 de janeiro de 2023

Depois de um ano não tão fácil para o mercado de inovação, oi, 2023!

E a primeira edição do ano não poderia seguir a mesma fórmula das outras: compilamos todas as informações que você tem que saber para iniciar o ano. Afinal... se as inovações do mercado evoluem de forma acelerada, nós informamos você no ritmo certo. 😉 

#VC

Chegamos à porta de 2023 com qual cenário?

Email image

Depois de um 2021 “barato” e abundante, em 2022 os investidores tiraram o pé do acelerador. Os motivos foram vários: inseguranças causadas pelo conflito armado na Europa, inflação, incertezas políticas e mais…

A desaceleração gerou ondas de choque por todo o setor de tecnologia: queda do valor das empresas bolsas afora, demissões em massa e “caça aos unicórnios” perdendo lugar para “caça à lucratividade".

Os investidores mandaram o recado: querem resultados sustentáveis, dinheiro em caixa e empreendedores “vida real”.

Parece que ainda estamos um pouco tontos do giro que o mercado deu em 2021, mas é hora de arregaçar as mangas e nos prepararmos para o que 2023 nos guarda.

O que os especialistas dizem? 2023 deve iniciar lento, muito pelo mesmos motivos que desaceleraram os investimentos no ano passado: choques geopolíticos ainda em andamento, escalada inflacionária e outras instabilidades.

Mas em toda crise também há oportunidades: economias emergentes, como a América Latina, podem ditar o ritmo dos investimentos.

Fora o mar de incertezas, saiba outros dois desafios estarão presentes nas vidas das startups de 2023

CEO é na gestão, não no palco. Esqueça Elon Musk, Adam Neumann e qualquer outro CEO com pinta de pop star que você possa conhecer. A tendência é a de que, em 2023, as startups vão precisar de líderes com capacidade de execução, com habilidade de enfrentar incertezas, conduzindo seus times em momentos diversos e garantindo a sustentabilidade de seus negócios.

Modelo de trabalho continuará a gerar discussões. 2020, trabalho remoto. 2021, funcionários preferindo abrir mão do trabalho do que voltar aos escritórios. 2022, demissões em massa. 2023, perguntas sem respostas sobre qual o melhor modelo para garantir o futuro do trabalho.

  • Em maio do ano passado, o Airbnb liberou seus funcionários a trabalharem de onde quiserem sem que isso afete as suas remunerações. Já a Apple, Meta e Google foram algumas das empresas que decidiram pela volta aos escritórios, mesmo que de forma híbrida.
  • Outras empresas já estão dando fins de semana de 3 dias para seus colaboradores, como a Microsoft, no Japão, e a Unilever, na Nova Zelândia. É, em 2022 muito se falou sobre a mudança da semana de trabalho de 5 para 4 dias… Já pensou?

Independente de quantos dias, de casa ou do escritório…

Em 2023, as empresas terão que encontrar uma maneira de atender os anseios dos seus colaboradores, enquanto fazem com que eles entreguem mais e melhor (em um momento em que os índices de produtividade estão em queda).

#tech

5 tendências tecnológicas para 2023

Email image

Separamos cinco das principais tendências tecnológicas que devem tomar o mercado em 2023.

1️⃣ Metaverso

Um estudo da Gartner previu que mais de 40% das grandes empresas mundiais combinarão web3, nuvem, realidade aumentada e gêmeos digitais em projetos baseados em metaversos para aumento de receita.

2️⃣  SuperApps

O mesmo estudo do Gartner destacou que mais de 50% da população global serão usuários ativos diários de vários SuperApps até 2027. Os SuperApps combinam recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema em um único software.

3️⃣ Aplicação do 5G

Além dos smartphones, a tecnologia 5G oferece ultravelocidade na transmissão de dados e de novas aplicações, que devem impactar o dia a dia das empresas.

4️⃣ ESG e net zero

Pode ser um pouco contraditório, mas a verdade é que ambos os conceitos deixarão de ser “tendência”. A consciência ambiental passará a ser vista como um bom negócio para os investidores. Com isso, o desafio das empresas será desenvolver novos processos que aumentem a eficiência energética e dos materiais de seus serviços.

5️⃣ Tokens

A tokenização deve acelerar ainda mais as transações financeiras e de transferência de bens e permitir a redução dos custos voltados para a emissão de títulos e a captação de recursos.

#captable

Quer começar o ano sabendo como investir melhor?

Email image

Conheça o Captable Academy, o braço educacional da Captable, decida qual das iniciativas é melhor para o seu perfil de investidor e comece 2023 na dianteira das melhores oportunidades.

Startup Investor Club - O seu acesso à experiência dos maiores investidores e profissionais do mercado de inovação.

Do Zero Ao Investimento - O método para qualquer brasileiro ter a chance de multiplicar o seu dinheiro em 30x.

Descomplicando - A trilha que construirá a base dos conhecimentos essenciais para entender, viver e lucrar com o ecossistema de startups.

Já marca na agenda

Eventos de inovação que você não pode perder em 2023

Email image

South Summit Brasil

📅 29, 30 e 31 de março 📍 Porto Alegre

Assim como a anterior, a edição de 2023 do South Summit promete muito networking entre as startups mais disruptivas, speakers internacionais e investidores de todo o mundo. 

Gramado Summit

📅 12, 13 e 14 de abril 📍 Gramado

Em uma das cidades mais bonitas do Brasil, o Gramado Summit reúne anualmente experts de inovação, startups e corporações para exposições, palestras e workshops.

Web Summit

📅 1º, 2, 3 e 4 de maio 📍 Rio de Janeiro

O Web Summit é considerado um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e tem expectativas de receber 15 mil pessoas durante os 4 dias de evento. Imagina o tamanho do networking que pode ser criado aqui, hein?

Digitalks Expo

📅 23 e 24 de agosto 📍 São Paulo

O Digitalks Expo reúne líderes de empresas como Google, Microsoft e Tiktok para debater inovação e o futuro da economia digital.

Compartilhar conteúdo

Informativa, inteligente, exponencial.

Selecionamos as principais notícias do mercado. Trazemos editoriais, análises, entrevistas e materiais educativos. Fazemos você embarcar nesse ecossistema que pode te trazer retornos inimagináveis.

O nosso e-mail chega na sua caixa de entrada toda sexta-feira, às 12h48.

Inscrever-se na comunidade