O futuro do WhatsApp
0
0

O futuro do WhatsApp

E a transformação digital que está por vir...

Paulo Pereira
6 min
0
0

E a transformação digital que está por vir...

Email image

Califórnia, 19 de maio de 2022.

Um anúncio da Meta - antiga Facebook - feito através de uma conferência online transmitida para o mundo todo revelou algumas novidades que prometem revolucionar o mundo dos negócios.

Todos estão familiarizados com o WhatsApp, certo? 

Seja como um meio de troca de mensagens entre amigos e familiares, ou então como uma ferramenta de atendimento ao cliente - com funcionalidades limitadas - , o aplicativo criado em 2009 - e vendido para o então Facebook por 16 bilhões de dólares em 2014 - consagrou-se como um absoluto sucesso e, hoje, conecta mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo.

Entretanto, levando-se em consideração a conferência, é possível perceber que a Meta tem planos ainda mais ambiciosos para o aplicativo e o principal pilar desta mudança seria acabar com as limitações presentes no WhatsApp para aqueles que o usam como uma ferramenta de atendimento ao cliente. Estamos falando dos recém anunciados WhatsApp Cloud API e WhatsApp Premium e a seguir você entenderá o porque essas novidades tem o potencial de transformar a maneira com a qual fazemos negócios.

Sempre atentos às movimentações do mercado e tendências dos consumidores, Mark Zuckerberg e cia. mostram que não perderam o faro para oportunidades e, cientes de que existe uma quantidade colossal de pequenas e médias empresas que dependem do WhatsApp Business - uma vez que não possuem condições de desenvolverem suas próprias plataformas de atendimento - , desenvolveram uma maneira de maximizar a experiência deste grupo e, mais do que isso, atrair para a plataforma cada vez mais empresas, de todos os tamanhos.

Em seu discurso de abertura, Zuckerberg afirmou que mais de 1 bilhão de pessoas se conectam com contas comerciais nos serviços de mensagens da Meta, todas as semanas - não só no WhatsApp, mas também pelo Instagram e o Facebook.

E, pensando nessas pessoas e na possibilidade de bater de frente com rivais como Amazon e Google - que também oferecem ferramentas de gestão de negócio - a Meta apresentou o WhatsApp Cloud API. Entre outras vantagens que serão abordadas a seguir, vale destacar uma principal: ao contrário dos serviços oferecidos pelos rivais, que cobram pelo acesso a servidores em nuvem, a Meta oferecerá esse recurso de graça para empresas que utilizarem o novo serviço da marca.

Mas o que, exatamente, é o serviço e porque ele tem o potencial de revolução mencionado anteriormente?

Em suma, o WhatsApp Cloud API é um conjunto de padrões de programação que poderá ser utilizado por empresas que buscam um melhor e mais eficiente gerenciamento de suas conversas através do aplicativo. O formato é semelhante àquele oferecido pela empresa desde 2018 como Business API, entretanto, a diferença principal se dá pelo fato de a nova versão funcionar 100% online, sem a necessidade de que as empresas usuárias tenham que instalar algo em seus computadores.

A novidade promete permitir que corporações eliminem despesas altas com servidores e tenham acesso mais rápido aos recursos do WhatsApp, sem violar a privacidade e a criptografia padrões do aplicativo.

Zuckerberg completou: “Em apenas alguns minutos, qualquer empresa ou desenvolvedor pode acessar facilmente nosso serviço, operar diretamente no WhatsApp para personalizar sua experiência e otimizar o tempo de resposta aos clientes usando nossa WhatsApp Cloud API, segura e hospedada pela Meta. Esse é um passo importante para ajudar mais empresas a se conectarem com as pessoas." 

Pense num restaurante, por exemplo… Seus gestores poderão fazer uso da nova plataforma para cruzar os pedidos recebidos com os dados de endereço do cliente e o serviço de pagamento escolhido por ele, tudo isso de maneira prática e ágil, automatizando o cruzamento desses dados, acelerando o processo, substituindo a necessidade de transferências manuais de dados do WhatsApp para seus sistemas internos  (copiando e colando) e trazendo a possibilidade para que o usuário realize mais funções diretamente no app, sem a necessidade de migrar para um site externo.

Outro exemplo: uma loja especializada em móveis e utensílios domésticos poderá disponibilizar na plataforma o seu catálogo de itens completos e, caso o cliente queira experimentar algum dos itens, será possível ter acesso a uma versão 3D do objeto desejado, para que, com ajuda da câmera de seu celular, visualize o objeto em sua casa e tenha uma noção melhor de como ficaria, esteticamente e fisicamente. Essa facilidade revoluciona todo um mercado, levando-se em consideração que, no caso desses produtos, nunca houve a possibilidade de visualizá-los em sua casa, antes de comprá-los, o que muitas vezes acabava resultando em compras imprecisas e arrependimentos difíceis de serem corrigidos.

Ou então no caso de médicos, terapeutas e outros profissionais que atuam com serviços de agendamento, através das novas possibilidades disponíveis na atualização, os mesmos poderão incluir em seus WhatsApp's toda a agenda com horários disponíveis para que o cliente realize o agendamento dentro do próprio aplicativo, bem como o pagamento e eventuais cancelamentos ou alterações de horários.

Até mesmo a Uber, gigante da área de serviços de transportes privados, em parceria com a Meta, revelou, através de seu presidente-executivo - que participou da conferência - , planos para tornar possível a solicitação de corridas por meio de um chatbot no WhatsApp, facilitando a vida dos solicitantes e tornando desnecessária a existência de um aplicativo próprio. O sistema, inclusive, já está em operação na Índia. E essa tendência pode se repetir para outros aplicativos de serviços de entrega, como iFood, Rappi e etc.

As possibilidades são infinitas!

Aqueles que desejarem utilizar o Cloud API terão de desembolsar um valor ainda não divulgado, entretanto, quem assinar o serviço ganhará a hospedagem gratuita de dados na nuvem. 

Já sobre o aplicativo WhatsApp Business, o mesmo receberá um upgrade possibilitando a compra de uma versão paga, chamada "Premium", na qual será permitido cadastrar a mesma conta comercial em até 10 aparelhos diferentes, dentre celulares e computadores, bem como tornará possível a criação de links personalizados para que clientes encontrem empresas no WhatsApp, mesmo sem ter os números telefônicos das mesmas.

Todos os anúncios englobam uma série de mudanças drásticas, que transformam completamente a relação que as empresas possuem com a plataforma, bem como traz também reflexos que serão sentidos pelo consumidor final, que tende a ter seu tempo otimizado, bem como suas dúvidas e necessidades atendidas de maneira mais rápida e certeira, em um único ambiente, evitando as costumeiras confusões presentes em serviços multiplataforma.

E você? O que achou das novidades?

______________________________________________________

Esse tipo de conteúdo e estudos que temos feito, mudou minha maneira de ver os negócios e trouxe muitos resultados para mim e para meus clientes. Pode transformar também sua realidade e se você compartilhar essa newsletter com outras pessoas, a gente começa a mudar o jogo e quebrar objeções que circulam todos os dias sobre Dados. Conto com você.

Ah, me segue lá no Instagram, onde abordo diariamente dicas e assuntos relacionados a Dados e Marketing Digital: @paulopereira7

Os perfis das minhas empresas são: @desbrava.ai e @aeradosdados.ed - tanto no Instagram como Linkedin, Youtube, Facebook…

Colaboração: Otávio Monteiro

Compartilhar conteúdo
Fazer um comentário