Hacks de Produtividade para Home Office
34
1

Hacks de Produtividade para Home Office

Podemos dizer que Home Office é o novo normal, uma vez que todos nós tivemos que nos adaptar a esse modelo de trabalho, devido ao distanciamento social, mas a verdade é que o sonho pode virar um verdadeiro pesadelo, e o conforto do lar pode s...

Karol Attekita
3 min
34
1
Email image

Podemos dizer que Home Office é o novo normal, uma vez que todos nós tivemos que nos adaptar a esse modelo de trabalho, devido ao distanciamento social, mas a verdade é que o sonho pode virar um verdadeiro pesadelo, e o conforto do lar pode ser uma armadilha contra a sua produtividade. Antes de começarmos, é importante entendermos que a palavra “hack” (inglês), significa ao pé da letra - “cortar”, então quando falamos de hacks de produtividade, estamos falando de atalhos para que você possa alcançar seus objetivos de forma eficaz, e para isso é importante colocar em prática alguns métodos.

O primeiro deles é estabelecer uma rotina, o simples ato de deixar hábitos como a preguiça e procrastinação te ajudará a alcançar seus objetivos, isso porque o tempo é um recurso infinito e finito ao mesmo tempo, e isso significa que o tempo nunca é pouco e nunca é muito. Complexo, não é?! Mas eu posso explicar logo adiante.

De início, comece colocando seus planos em um papel. Nossa mente é muito poderosa e pode nos enganar, muitas vezes achamos que estamos trabalhando ou estudando em um projeto, apenas porque estamos pensando nele, por isso é importante escrever tudo em um papel. Uma dica interessante é usar o aplicativo “notion”, ele permite que você crie sua agenda de forma organizada, podendo estipular horários, dias da semana, e te permite também o compartilhamento com outras pessoas. 

Essa organização te ajudará a não acumular pequenas tarefas. O dia de cada um é cheio de pequenas coisas, seja enviar um e-mail a alguém, uma ligação, alimentar seu cachorro. Coisas assim parecem banais, mas se acumuladas podem te gerar estresse, então faça essas pequenas tarefas o quanto antes. Isso te fará ter foco nas suas tarefas que demandam mais tempo, como estudar, trabalhar, etc. 

Email image

O foco é muito importante na hora de cumprir suas tarefas, então manter as distrações distantes do seu local de trabalho te ajudará a não procrastinar. A procrastinação tem muito haver com gatilhos, entenda o que te faz distrair e o que interrompe suas tarefas, após identificar esses fatores, os mantenha fora de alcance. Um exemplo bem simples de entender é quando você recebe uma notificação no celular, e você para sua tarefa e vai verificar aquela notificação e quando você menos vê, "caramba!", já se foi uma hora do seu precioso tempo!

Estabelecer um local de trabalho dentro da sua casa também ajudará não só a você ter uma distância física entre trabalho e descanso, mas também irá facilitar para as pessoas que moram com você entendam, que quando está naquele local, você está trabalhando e com isso respeitem o seu espaço. É claro que nem todos conseguem ter um escritório apartado dentro de casa, mas comece com uma mesa e fones de ouvido para isolar o som, isso te dará uma imersão maior para as atividades que precisa realizar.

Movimente-se! Atividades físicas ajudam diretamente na qualidade de vida e na sua produtividade. No meu artigo “Como aprender de forma eficiente” eu citei a importância de fazermos atividades físicas, já que isso aumenta sua concentração e foco mental. 

Email image

Respeite o seu descanso, já que, dormir é uma necessidade básica e não pode ser menosprezada. No sono temos a produção de hormônios, o relaxamento da mente e a recuperação muscular. Não faz sentido que uma pessoa que deseja tornar-se mais produtiva pule essas etapas. Ser produtivo não é ser workaholic, repita isso como um mantra e nesse sentido respeite o seu corpo e as suas necessidades para uma boa qualidade de vida. 

Quando falamos em otimização é importante lembrar que o uso da tecnologia é imprescindível. Temos em nossas mãos recursos que facilitam de maneira incrível nossa vida, o uso da internet banking é um exemplo. Para quê irmos aos caixas eletrônicos para pagar contas? Tudo isso pode – e deve – ser feito por aplicativos das próprias instituições financeiras. 

Outra dica relevante é o método ABCD para fazer suas tarefas, esse método consiste em dividir suas tarefas em quatro categorias: 

  1. Tarefas que precisam ser feitas: tarefas prioritárias
  2. Tarefas que devem ser feitas: tarefas importantes e que devem ser feitas após as tarefas A.
  3. Tarefas que seria bom se você fizesse: tarefas que não estão no topo da lista de prioridades, mas que te ajudariam no seu desenvolvimento profissional. 
  4. Tarefas que você gostaria de fazer: lazer é um exemplo.

Por fim, são os hacks de produtividade que te ajudam a criar hábitos positivos e conquistar seus objetivos, mas para isso é preciso estar disposto a mudanças e depois disso manter um comportamento construtivo, evitando desperdiçar o tempo. Afinal, é o tempo que ajuda você a realizar seus sonhos quando usado de forma sábia.