Newsletter BetterMed #2321
0
0

Newsletter BetterMed #2321

Gustav Reinehr
7 min
0
0
Email image

Semana 22/2023

O Médico que só sabe de Medicina, nem Medicina sabe.

- Abel Salazar

❖ DESTAQUE

Imagem: MPI MOPH
Imagem: MPI MOPH

Nova Molécula Desativa o RNA de Gene Considerado "Não Medicável" Envolvido na Causa do Câncer

O gene MYC, envolvido em até 70% de todos os cânceres em humanos e muitas vezes considerado "não medicável", é o foco de um novo estudo que desenvolveu uma molécula capaz de degradar o seu mRNA, conseguindo eliminar totalmente o câncer em camundongos. O gene MYC tem papel importante na regulação da proliferação celular, metabolismo e morte celular controlada, mas nem sempre tem efeito benéfico: quando superexpresso, está associado a piores resultados para os pacientes. Apesar de ser um alvo atraente para tratamento, a proteína associada ao MYC tem uma estrutura que dificulta a ação de moléculas de medicamentos. No entanto, os pesquisadores do Instituto Wertheim UF Scripps, Instituto Max Planck e Universidade de Münster desenvolveram uma forma de contornar a proteína problemática e desligar o gene, mirando em seu RNA mensageiro (mRNA). Essas moléculas transcrevem o DNA para produzir proteínas, portanto, interromper esse processo pode prevenir a produção de proteínas em vez de inativar as já produzidas​.

❖ INOVAÇÃO

Imagem: Frank Willet
Imagem: Frank Willet

Inteligência Artificial Permite que Pessoas Paralisadas Escrevam "à Mão" com o Pensamento

Utilizando o poder da imaginação, pesquisadores em Chicago quase dobraram a velocidade de comunicação de pacientes completamente paralisados. Em experimentos, um voluntário paralisado do pescoço para baixo imaginou mover seu braço para escrever cada letra do alfabeto. Essa atividade cerebral ajudou a treinar um modelo de computador, conhecido como rede neural, para interpretar os comandos, traçando a trajetória pretendida da ponta da caneta imaginária para criar letras. Eventualmente, o computador conseguiu ler as frases imaginadas pelo voluntário com cerca de 95% de precisão e uma velocidade de cerca de 66 caracteres por minuto. Os pesquisadores esperam aumentar essa velocidade com mais prática e planejam usar suas gravações neurais para entender melhor como o cérebro planeja e orquestra movimentos motores finos.

Imagem: Aarhus Universitet / Sebastian Krog Knudsen
Imagem: Aarhus Universitet / Sebastian Krog Knudsen

Dispositivo de EEG de Ouvido Pretende Detectar Alzheimer e Parkinson Anos Antes dos Sintomas Aparecerem

O projeto PANDA está desenvolvendo um dispositivo de EEG de ouvido, semelhante a fones de ouvido intra-auriculares, para detectar precocemente o Alzheimer e o Parkinson. Este dispositivo lê a atividade elétrica do cérebro e mapeia padrões de sono, indicativos de sinais iniciais dessas doenças. Além disso, pode identificar sinais dessas doenças 10 a 15 anos antes do surgimento dos primeiros sintomas, possibilitando melhores opções de tratamento. Menos intrusivo do que as medições tradicionais de sono, o dispositivo também possui um oxímetro para medir o oxigênio no sangue, um termômetro e um microfone que pode escutar a respiração e a batida do coração.

Imagem: McMaster University - Cientista Denise Catacutan
Imagem: McMaster University - Cientista Denise Catacutan

Novo Antibiótico contra Superbactéria é Descoberto por IA

Cientistas utilizaram inteligência artificial (IA) para descobrir um novo antibiótico capaz de eliminar uma espécie mortal de superbactéria - a Acinetobacter baumannii. A IA ajudou a reduzir milhares de potenciais compostos químicos para um punhado que pôde ser testado em laboratório. O resultado foi um poderoso antibiótico experimental chamado "abaucin", que necessitará de mais testes antes de ser usado. Pesquisadores no Canadá e nos EUA afirmam que a IA tem o poder de acelerar significativamente a descoberta de novos medicamentos. É o último exemplo de como as ferramentas de inteligência artificial podem ser uma força revolucionária na ciência e na medicina​.

Imagem: NurPhoto
Imagem: NurPhoto

Neuralink Divulga Ter Sido Autorizada pelo FDA para Iniciar Ensaios Clínicos

A Neuralink é uma empresa de neurotecnologia fundada por Elon Musk em 2016. Sua missão principal é desenvolver interfaces cérebro-computador (ICCs) de alta largura de banda com o objetivo de ajudar seres humanos a se fundir com a inteligência artificial. Essas interfaces podem ter aplicações potenciais no tratamento de uma variedade de doenças neurológicas, desde a doença de Parkinson até a depressão. A longo prazo, a empresa almeja alcançar uma simbiose homem-máquina para permitir que os humanos acompanhem o ritmo da IA, evitando o risco de obsolescência humana. A Neuralink realizou vários testes bem-sucedidos em animais e, agora, recebeu a liberação do FDA (órgão regulador Norte-Americano) para iniciar os ensaios clínicos.

Imagem: Manjurul/iStock
Imagem: Manjurul/iStock

Vacina Contra Meningite Induz Resposta Imune Contra 5 Cepas Bacterianas

A vacina NmCV-5 contra a meningite passou com sucesso nos testes, gerando esperança de salvar a vida de milhares de pessoas na África e em outras regiões do mundo. Desenvolvida pelo Serum Institute of India e PATH, esta vacina eficaz e acessível deve ser disponibilizada nos próximos meses. Os resultados do ensaio clínico de fase 3, que incluiu 1.800 pessoas (dos 2 aos 29 anos) no Mali e na Gâmbia, foram recentemente publicados na revista New England Journal of Medicine. Após 28 dias, as respostas imunes induzidas por uma única dose da nova vacina mostraram-se superiores às geradas pela vacina MenACWY-D. A NmCV-5 mostrou-se capaz de aumentar a proteção imunológica contra todas as cinco cepas de bactérias meningocócicas, causadoras da meningite A, C, W, Y e X【29†fonte】.


❖ Health Business & News

Imagem: erdikocak via Getty Images
Imagem: erdikocak via Getty Images

Queda na Satisfação com Planos de Saúde nos EUA Pode Fornecer Insights Valiosos a Todo o Setor

Um estudo realizado pela J.D. Power revelou uma queda na satisfação dos consumidores americanos com os planos de saúde. Os aspectos de insatisfação que puxaram a pontuação geral para baixo revelam importantes pontos de atenção para todos os profissionais de saúde e o setor. Os maiores problemas apontados foram com atendimento ao cliente/paciente, benefícios oferecidos, liberdade de escolha e falta de informação e comunicação. Além disso, a pesquisa apontou que os pacientes mais doentes tem menor probabilidade de receber, proativamente, ações de coordenação do cuidado.

Imagem: Penumbra
Imagem: Penumbra

Penumbra Lança Dispositivo de Trombectomia com Objetivo de Reduzir Cirurgias e Amputações

A empresa Penumbra afirma que seu sistema Lightning Bolt 7, em conjunto com o algoritmo integrado, é capaz de remover grandes coágulos fibrosos nas artérias com mínima perda de sangue, abordando condições em que um bloqueio restringe o fluxo sanguíneo para os membros, intestinos, baço e fígado. Essas condições geralmente exigem cirurgia aberta e podem resultar em amputação. Raghu Motaganahalli, um cirurgião vascular do Indiana University Health Physicians, explicou que o novo dispositivo ajudará os médicos a tratar coágulos sanguíneos sem cirurgia. "Os componentes auxiliados por computador oferecem um perfil de segurança que, quando combinado com a velocidade e eficiência na remoção de coágulos, promoverá uma abordagem endovascular em primeiro lugar para uma gama mais ampla de casos antes de considerar a cirurgia aberta", disse ele.

Imagem: Getty Images
Imagem: Getty Images

Entusiastas da Longevidade Querem Criar Seu Próprio Estado Independente

O conceito de um "estado de longevidade" foi discutido na conferência Zuzalu, um encontro focado na interseção de biotecnologia e extensão da vida. A ideia é inspirada no Projeto Free State, que encorajou libertários a se mudarem para New Hampshire para influenciar políticas e leis regionais. O estado de longevidade proposto daria prioridade ao combate ao envelhecimento, incentivando empresas de biotecnologia a estabelecerem operações dentro de suas fronteiras, apoiando o biohacking e aliviando as regulamentações sobre ensaios clínicos. Isso poderia potencialmente criar um caminho regulatório para drogas anti-envelhecimento, que atualmente enfrentam obstáculos devido ao envelhecimento não ser reconhecido como uma doença que requer tratamento. Críticos, no entanto, alertam que a remoção de regulamentações poderia resultar em afirmações não comprovadas sobre produtos, levando à perda de confiança no campo. O conceito de autoexperimentação e biohacking também é discutido, com defensores argumentando que adultos deveriam ter a liberdade de correr riscos com tratamentos experimentais. A localização potencial para tal estado ainda está sendo considerada, com Rhode Island mencionado como um candidato potencial devido à sua proximidade com o centro de biotecnologia de Boston, mas é notado que nenhum estado pode se isentar de leis federais, como os requisitos da FDA, o que poderia levar o grupo a algum lugar da América Latina.


Esta e todas as edições anteriores da newsletter estão disponíveis na minha comunidade na Pingback. Acessar.


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar conteúdo