A gestão que revoluciona negócios - parte 2
0
0

A gestão que revoluciona negócios - parte 2

Líder é aquele que assume para si o objetivo, faz em conjunto, desenvolve pessoas e gera resultados. Ronald Reagan já dizia: "Se não nós, quem? Se não agora, quando?" Você tem valores consistentes e se comunica bem? Esse pode ser o começo...

Bia Junqueira
6 min
0
0

Líder é aquele que assume para si o objetivo, faz em conjunto, desenvolve pessoas e gera resultados. Ronald Reagan já dizia: "Se não nós, quem? Se não agora, quando?" Você tem valores consistentes e se comunica bem? Esse pode ser o começo...

Email image

Na parte 1 de "A gestão que revoluciona negócios" tratei sobre as causas e as soluções para as falhas na gestão de uma empresa. Na edição de hoje, decidi falar sobre um assunto tão importante de maneira específica: LIDERANÇA.

Pode parecer óbvia a necessidade de pessoas que assumam um caráter de líder e gestor de equipes. Chega a ser até mesmo intuitivo para nós humanos, porque está na nossa natureza.

Pense nos pássaros que migram em bando em um formato de V. Sempre tem um líder à frente, embora revezem o tempo todo. O mesmo acontece, por exemplo, com a manada de leões e com os seres humanos também - desde a era das cavernas uma pessoa assumia as decisões de caça, proteção e como os relacionamentos seriam ditados.

O ponto que quero chegar é que a relação de hierarquia, poder e influência é algo absolutamente natural. Muitas vezes inconsciente, mas essencial para manter a ordem.

O mesmo acontece dentro de empresas dos mais diferentes estágios de crescimento. Para isso, além da Liderança, existem outros dois fatores fundamentais para a obtenção de resultados em qualquer iniciativa humana: Conhecimento Técnico e Método.

Dentre os três, a liderança é a mais importante em uma organização, porque sem ela nada acontece. Uma vez abordada de forma racional, de nada adianta o método e o conhecimento técnico se a liderança não toma uma ação.

🦁Então qual a definição de liderança?

Liderar é bater metas consistentes, com o time e fazendo certo.

Bem, essa definição é bem precisa quando falamos de negócios. Para que ela fique mais clara, vale analisar as partes dessa frase:

Quem não bate a meta ou o objetivo proposto não é um líder. Mais do que isso, um líder é alguém capaz de atingir resultados através de pessoas. Na prática, o líder deve investir parte do seu tempo no desenvolvimento do seu time.

  • Para "bater metas consistentes", é necessário que elas sejam calculadas a partir de problemas identificados anteriormente. Além disso, promover o domínio do conhecimento técnico e analítico da equipe. Como fazer isso? Gerenciamento de Rotina -se você quiser entender com mais detalhes sobre esse processo, é só clicar aqui para ler o outro artigo que escrevi.
  • Para que seja "com o time", antes de tudo, é essencial que as pessoas certas sejam contratadas - aquelas que realmente tenham alinhamento de cultura, perspectiva de crescimento e competência técnica. Isso pode ser atingido a partir de um processo de recrutamento bem feito, treinamento e inspiração desses novos funcionários. Indo além e pensando no longo prazo, o líder deve tirar as pessoas da zona de conforto, avaliar o desempenho individual, meritocracia e incentivos. E claro, a pessoa do líder também deve ser capaz de identificar quem desempenha mal e demitir se necessário.
  • Para "fazer dar certo" o líder precisa promover uma cultura de alto desempenho. Em outras palavras, atribuir valor àqueles funcionários que atingiram ou superaram as metas. Também importa implementar na equipe uma cultura de honestidade e de decisões tomadas a partir de fatos e dados observados. Achismo não gera resultados consistentes.

🖊️Técnica X Método

Muito bem! Conhecimento técnico é o conhecimento relacionado ao processo no qual a pessoa trabalha. Mais do que isso, são conhecimentos profundos que, por sua vez, são específicos da área.

Vamos a um exemplo: alguém que trabalha no time comercial precisa ter domínio sobre técnica de vendas, cold calls, SPIN Selling e saber adaptar a comunicação de acordo com o nível de consciência.

Ao mesmo tempo, o gerente comercial precisa ter domínio não só das técnicas mencionadas, como também de planejamento, OKRs, gerenciamento de times e estruturação da operação interna.

Por outro lado, Método pode ser entendido como o caminho, um conjunto de ações necessárias para que o resultado seja atingido.

Uma vez claro que gestão é a busca de resultados, então gestão é método.

Podemos chegar a uma conclusão ainda mais esclarecedora: o acúmulo e absorção de conhecimento técnico é mais eficaz através da prática do método. Ou seja, A jornada de execução é acompanhada do aprendizado de conhecimentos específicos.

💼Escolha de diretores e gerentes

É fato que pessoas de cargos de liderança costumam ter ótimo conhecimento técnico. Mas tornar isso uma verdade absoluta é um grande problema para o gerenciamento do time no geral.

No entanto, a escolha de diretores e gerentes pesa muito mais na capacidade de liderança e na convivência do dia a dia.

Assim como no desempenho individual, alinhamento de valores com a empresa e capacidade de entrega ao longo do tempo. Naturalmente, o funcionário sobe os níveis hierárquicos, é avaliado e selecionado como uma indicação segura para os cargos superiores.

No final das contas, líderes são agentes de mudança na organização.

↪️Os 3 pontos fortes de um líder

A lógica é, se você for um bom líder, os seus liderados farão um trabalho muito melhor e, assim, os resultados da empresa tendem a crescer.

Abaixo descrevi três fatores que acredito serem essenciais para que você se torne um líder - lembre-se que a liderança é estendida para muito além do ambiente de negócios!

1. Cultura: você deve ser o guardião da cultura do seu negócio e engajar o time nas condutas da empresa. Assim poderá garantir que o time irá fazer a coisa certa, mesmo quando ninguém está vendo.

2. Comunicação: o time no geral deve ter clareza de onde está e para onde vai. Claro, isso é garantido na comunicação. Na prática, isso é feito em reuniões de alinhamento, 1o1 (One on One), reuniões diárias ou semanais. Resumindo, tudo aquilo que for necessário para garantir que o time está ciente do que está acontecendo na empresa.

3. Walk the talk: isso quer dizer que os seus atos como líder devem condizer com o que você fala. Não tem outra saída se não pelo exemplo.  Caso contrário, não existirá mais uma relação de confiança e engajamento entre líder e liderado. A palavra convence e o exemplo arrasta.

📚Quer aprofundar mais nesse assunto?

  • Siga Dener Lippert, CEO da V4 Company, para mais conteúdos sobre liderança e gestão
  • Siga João Vitor, COO da G4 Educação, para mais conteúdos sobre growth e liderança

✍🏼Inscreva-se nessa newsletter para receber sua dose de leitura toda quarta-feira às 07:15. E não deixe de indicar para seus amigos😉