Receitas da vó #03 Livro: Sprint
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Receitas da vó #03 Livro: Sprint

Esse é um texto para falar dos aprendizados do livro SPRINT de Jake Knapp. Se você nunca ouviu falar disso não se assuste. O Sprint é método criado por uma galera do Google Ventures (empresa de incubação/investimento do Google) para conseguir criar

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Chef Leo na área e esse é um texto para falar dos aprendizados do livro SPRINT de Jake Knapp.

Aqui ao invés de falar do método principal, ou seja, o processo e as etapas realizadas nos cinco dias do Sprint o que quero é trazer alguns aprendizados "laterais" aplicáveis no dia a dia de qualquer empresa, independente do método todo.

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Mas antes, um resumo do que é o Sprint

Se você nunca ouviu falar disso não se assuste. O Sprint é método criado por uma galera do Google Ventures (empresa de incubação/investimento do Google) para conseguir criar e testar novas ideais em 5 dias. Dando uma passada bem rápida o método consiste em 5 dias intensos de trabalho, com diversas etapas e rituais para cada dia, partindo da definição do problema na segunda até apresentação de um protótipo para clientes na sexta.

Recomendo bastante a leitura desse livro, não necessariamente para aplicar o método todo mas por causa dos diversos aprendizados e conceitos explicados ao longo de todo o livro.

Então, vamos à alguns desses aprendizados: 

Tenha um definidor

Em diversas reuniões que participei a falta de um definidor fez com que horas de discussão fossem jogadas praticamente no lixo.Definidor é uma pessoa que tenha conhecimento do contexto do problema e poder de decisão pra dar a palavra final. Sabe aquela reunião importante com todos os gerentes mas que o CEO não está presente e ninguém consegue chegar num consenso? A presença do definidor resolve esse problema

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Nós temos uma tendência a evitar conflitos e tentar chegar numa solução que "agrade" a todos, mas obviamente isso nem sempre é possível. O definidor é a pessoa que vai desempatar a discussão. Pode ser o CEO, líder do projeto, não importa, só precisa ter.

Então, na próxima vez que for conduzir uma reunião sobre algum assunto especifica, identifique claramente para todos os envolvidos quem é o definidor do projeto ou da questão em pauta. O definidor se aproveita de toda a discussão a cerca de um problema e toma a decisão final. 

O Definidor precisa ter poder de decisão real e conhecimento do contexto do problema. Lembre-se disso.

O poder do anonimato

Você já deve ter ouvido falar que um dos problemas de fazer um brainstorm é que pessoas "dominantes" tendem a conduzir o processo e as ideias de outras pessoas podem ficar ofuscadas.

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O processo apresentado no Sprint vai na contramão disso justamente para resolver esse problema. A ideia é expor de maneira anônima as soluções criadas individualmente pelos membros do grupo e apenas realizar discussões relâmpago em cima dos pontos mais relevantes (é usado um sistema de votos nas partes mais interessantes de cada solução). E somente nessa parte de discussão é que o dono da ideia se revela.

Se você já participou de um brainstorm ou algo parecido pode ter percebido que independente da ideia ser promissora ou não gasta-se muito tempo discutindo, já que todas as ideias colocadas acabam sendo debatidas. Eu gostei bastante do processo apresentado no livro Sprint:

1. Cada um cria soluções para o problema em questão individualmente

2. As soluções são compartilhadas com todos, de maneira anônima

3. A equipe faz um tour, analisando rapidamente cada uma das soluções

4. As pessoas votam nas partes mais interessantes das soluções que mais gostaram

5. Em grupo, são feitas criticas e observações relâmpago sobre o cada uma das soluções (os pontos importantes são anotados). No final da rodada de criticas o facilitador pergunta para o criador se o grupo deixou passar algo

6. As pessoas votam ao mesmo na solução que mais gostaram

7. Por fim o Definidor vota nas soluções que serão levadas adiante

Contexto, contexto e contexto

Na quinta-feira de um processo de Sprint, é o momento onde são criados os protótipos, mas na quarta-feira um passo importante acontece e é do conceito por trás dele que quero falar.

Com a solução escolhida o Sprint recomenda que seja criado um Storyboard do uso da solução num contexto prático. Começando inclusive um passo antes do uso de fato da solução. Se o seu protótipo é um site, seu storyboard começaria na pessoa encontrando seu site em algum lugar e não já dentro do site. 

Storyboards são quadros, que contam de maneira resumida uma história divida em cenas, sendo uma "cena" para cada quadro.

Eles servem para um proposito muito importante: Criação de contexto. A falta de contexto em equipes é um dos principais motivos que faz com que soluções erradas sejam desenvolvidas.

Aqui vou pegar emprestado um exemplo do livro Scrum: O capitão Kirk gostaria de um aplicativo para registrar seu diário de bordo.

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Se o contexto desse aplicativo é facilitar com que o capitão Kirk encontre seus logs de viagem o desenvolvimento vai ser um.

Já se o aplicativo veio de uma obrigatoriedade da Federação Intergaláctica que vai auditar uma amostra desses logs, então a aplicação precisa ser desenvolvida de outra forma, protegendo por exemplo de edições/exclusões. Mesmo aplicativo: App para registrar diário de bordo, desenvolvimento diferente

.O que muda? O contexto. 

Acredito que esse seja um aprendizado extremamente importante muito além de simplesmente montar os Storyboards mas sim apresentar o contexto do protótipo que será desenvolvido.

E você? Tem apresentado o contexto das suas decisões/planos?

Enfim

O livro é muito massa e tem aprendizados a rodo. Não se apegue em aplicar de maneira completa mas sim nos conceitos presentes nas atividades de cada dia.

Ah e se for aplicar o método, nas primeiras vezes siga a receita de bolo apresentada para depois realizar as modificações que se adequem ao seu contexto.

Estou cansado de ver gente querendo "adaptar" métodos sem nem ter testado ele na íntegra uma única vez. Os métodos, técnicas, frameworks e etc não são escritos em pedra mas precisam de embasamento e testes para serem adaptados e não achismos.

Esses momentos são como o Centro de Controle de Missão comemorando a aterrissagem segura que a Apollo 13 fez no Pacífico. São como a cena em que os ladrões de Onze Homens e Um Segredo observam a fonte depois do roubo, ou a de Gandalf surgindo sobre uma águia gigante para salvar Frodo e Sam. É fantástico. É o que o um trabalho deveria ser. Não é para ser o desperdício de tempo em reuniões intermináveis, seguidas de idas ao boliche que servem para unir equipes - mas, sim, o trabalho em conjunto a fim de construir algo importante para pessoas de verdade. Esse é o melhor uso que você pode fazer de seu tempo. Isso é um sprint Jake Knapp, p. 265

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