6 sinais de que alguém está manipulando você
0
2

6 sinais de que alguém está manipulando você

Identificar os sinais pode ajudar e algumas táticas de manipulação podem ser tão sutis que você pode examinar constantemente seu próprio comportamento e não acabar com a outra pessoa.

Carol Sisson
9 min
0
2
<br>

Identificar os sinais pode ajudar e algumas táticas de manipulação podem ser tão sutis que você pode examinar constantemente seu próprio comportamento e não acabar com a outra pessoa.

Estar ao lado de uma pessoa manipuladora em um relacionamento pode ter impacto na sua saúde mental.  Mas, aprendendo a identificar os sinais, você pode proteger e agir sobre a situação.

O que é manipulação nos relacionamentos?

A manipulação psicológica geralmente se refere a palavras, omissões e ações que controlam como outra pessoa se sente, pensa e se comporta. Isso pode ser sua perspectiva de si mesmos, do relacionamento e do mundo em geral.   

A manipulação nos relacionamentos pode ser sua ansiedade e fazer com que você experimente sintomas de ansiedade ou depressão.  

A manipulação não é exclusiva dos parentes e românticos.  Também pode aparecer em amizades e até mesmo em relacionamentos relacionados ao trabalho.

A manipulação também pode acontecer em larga escala por meio de cobertura da mídia, publicidade ou políticas.

6 sinais de manipulação em um relacionamento

Há vários sinais a serem observados que podem indicar que você está sofrendo manipulação em seu relacionamento.

1. Você tenta ignorar seu instinto

A primeira bandeira vermelha pode ser aquela sensação de que algo não está certo que você persistentemente acaba coisas que não quer. Você pode ignorar esse sentimento e tentar se convencer de que está tudo bem.

A frase “confie no seu instinto” é particularmente útil quando você acha que pode estar tratando de manipulação.

Por exemplo, digamos que você está conversando porque parece que seu parceiro está sempre no telefone durante os encontros.  Você fala com eles, mas percebe que eles ficam muito bravos, muito rápidos.

A conversa então se volta para como você parece ter arruinado seus dados especiais, discutidos uma discussão.  Então, você esquece o que queria dizer e tenta apaziguá-los.  Enquanto isso, seu parceiro verifica o telefone novamente.

"O que acabou de acontecer?"  você se pergunta, mas ignore isso porque não quer criar mais atrito.

2. Você se pergunta: é você?

Se você está sendo questionado por seus próprios motivos, pode ser alvo de uma manipulação.

Talvez você já tenha sua capacidade em sua situação específica e agora é confiável com um questionário suas capacidades.  Você pode até questionar se você é “o problema” no relacionamento.

Por exemplo, você tenta dizer ao seu parceiro novamente como se sente sobre ele passar tanto tempo no telefone.  Mas dizem que você também faz isso e que está sempre tentando encontrar um motivo para lutar.

Você não sente que isso é realmente o caso, mas depois da terceira vez que ouve essa discussão, você se pergunta se você não está procurando o lado das pequenas coisas.  Talvez você possa apenas “relaxar” e passar a noite.

3. Você se sente cobrado

Um comum de que alguém pode estar manipulando você emocionalmente pode você começar a sentir-se sentir ou envergonhado por agir de maneira determinada no relacionamento.

Por exemplo, você trabalha em dois empregos e dificilmente tem tempo para si mesmo.  Então vem seu primeiro dia de folga em meses, e você decide passar em casa, de pijama, assistindo TV.

Quando você conta isso para sua mãe, percebe que ela parece chateada.  Quando você pergunta a ela o que há de errado, ela diz que não pode acreditar que você não vai visitá-la em seu dia de folga.  De repente, você se sente tão entregue que acabando o dia ajudando-a sua casa.

Embora esse ambiente funcione como muitas razões diferentes, é uma maneira que você pode dizer ou fazer que deseja.

O manipulador está expressando descontentamento com algo que você diz ou faz, principalmente quando você tenta estabelecer limites.  Então, você acaba cedendo para fazer a outra pessoa feliz e aliviar sua culpa.

4. Seu senso de si mesmo está embaçado

Um sinal comum de manipulação nos relacionamentos é quando você começa a perder a noção de você depois de seguir como exigências abertas ou secretas de outra pessoa para descobrir de suas opiniões e interesses.

Em alguns românticos, um parceiro pode adotar o estilo de vida e outra pessoa para evitar conflitos, por exemplo.

Pode ser que seu parceiro evite persistentemente passar tempo com seus amigos e familiares ou fazer coisas que você gosta.  Se você quer passar tempo com eles, parece que você tem que fazer o que  eles  querem.

Nos parentes familiares, pode ser que você sinta que não pode ser capaz de ser melhor como sua pessoa, suas escolhas de vida, e pode agir de seus parentes.

5. Você pisa em ovos

Você pense no medo como uma emoção intensa ou reação a uma ameaça.  Mas o medo também pode se manifestar como uma hesitação em agir ou dizer certas coisas para combater conflitos ou atritos.

Você nem estar ciente de como se sente – você evita apenas informações sobre nossas ações.

Algumas pessoas usam raiva como uma tática de manipulação.  Suas explosões podem fazer com que outras pessoas recuem ou mudem seu comportamento para evitar a reação.

Você pode ver essa dinâmica quando um pai avisa seu filho então para não fazer algo ou o outro pai pode ficar bravo.

Como adulto, você também pode ser hiperconsciente de seus comportamentos ou tendências de ansiedade sem um gatilho claro.  Você pode pensar em cada decisão em termos de: “O que a outra pessoa fará?”

Por exemplo, você pode querer ir à festa de aniversário do seu amigo, mas sabe que seu parceiro não gosta dele.  A última vez que você passou um tempo com seu amigo, seu parceiro não falou com você por horas.

Desta vez, você pensa antes de aceitar o convite, duas vezes antes que possa ter que lidar com o desagrado de seu parceiro se o fizer.

6. Você começa a questionar sua saúde mental

A manipulação não só pode causar estresse e ansiedade, mas também pode se sentir confuso e inseguro sobre seus comportamentos e emoções. Você pode começar a perguntar se suas reações são sintomas de saúde mental.

Táticas de manipulação como gaslighting são na maioria das vezes a causa desses sentimentos.  

Por isso, você está discutindo suas próximas férias com seu parceiro e ele pergunta que você não está considerando Cancun.

Você os lembrou que quando eles visitaram a última vez, eles informaram que tiveram um momento terrível.  Eles respondem: “Eu nunca disse uma coisa dessas!  Você imaginou.”

Você está convencido de que eles reclamaram várias vezes e disseram que não voltariam a este lugar.  Mas talvez você tenha imaginado?  Afinal, de acordo com seu parceiro, parece acontecer com você com frequência.

Quando alguém constantemente a iluminação, você começa a questionar sua memória e bem-estar a ponto de não ter certeza se as coisas acontecem.  “Curiosamente” o suficiente, isso só parece acontecer com você perto dessa pessoa.

O que são táticas de manipulação?

Existem vários tipos de manipulação. Três dos mais comuns são:

  • Indução de culpa.  A pessoa que o pode fazer pode manipular algo negativo por você sugerir com suas outras pessoas para fazer você se sentir com reparação.  Isso inclui bancar a vítima .  
  • Insinuação.  Eles podem deliberadamente se estabelecer em suas boas graças para obter algo de você ou para obter.
  • Engano.  Eles podem ser desonestos por deturpar ou esconder a verdade.

Mas a manipulação nos relacionamentos também pode vir em outros pacotes que não podem ser tão diretos ou fáceis de identificar.

Outras técnicas de manipulação podem incluir:  

  • Bombardeio de amor: Dar atenção e afeto intensos e persistentes para criar rapidamente interesse emocional e dependência.
  • Manipulação: Fazer você duvidar de si mesmo ou questionar.  
  • Comportamento passivo-agressivo: Com comentários sarcásticos ou piadas que podem ser descartadas mais tarde com “Eu estava apenas brincando” ou “Você pode levar tudo muito para o lado pessoal”.
  • Triangulação: Trazer outra pessoa para justificar uma opinião ou fazer você se sentir inseguro.
  • Ameaças veladas ou abertas: Querer incutir medo em você com comentários ou comportamentos.
  • Tratamento silencioso: Ignorar ou parar de falar com você como forma de punição emocional.

Por que algumas pessoas usam táticas de manipulação?

Nem todo mundo que manipula está realmente ciente de que o faz. Eles podem pensar que é assim que os relacionamentos funcionam ou até acreditar que você os manipula também e eles precisam responder. Em alguns casos, podem não estar cientes de suas ações, mas elas podem você.

Depois, há aqueles que jogam jogos de manipulação , sabendo muito bem o que estão fazendo e que impactam essas ações sobre os outros.  

Isso não necessariamente os torna o “cara mau”.  Em vez disso, pode que estejam a viver com uma condição de saúde mental que pode exigir apoio profissional.

Embora as pesquisas sugiram que a maioria das pessoas se envolvam em alguma forma de manipulação de tempos, pois usam táticas de manipulação regularmente ter complexos para sua necessidade de controle.  

Esses motivos podem incluir:

  • ter um transtorno de personalidade do grupo B , como transtorno de personalidade narcisista (NPD) ou transtorno de personalidade histriônica  
  • ter sido criado em uma casa onde as táticas de manipulação eram normalmente usadas
  • temer perder o controle ou ser julgado
  • ter habilidades de comunicação que dificultam a capacidade de comunicar as dificuldades de forma eficaz
  • engajar-se em mecanismos de defesa

Como se proteger

Identificar os mecanismos de manipulação nos relacionamentos é o primeiro passo para se proteger.  Aqui estão alguns outros cuidados que você pode tomar:

Esteja ciente de suas emoções ao interagir com

Tente prestar atenção em como você se sente perto dessa pessoa.

Se você sentir emoções desconfortáveis, como dúvida, medo ou culpa, considere tirar o tempo delas com certeza sobre o que está pensando.

Manter uma conversa sem tópico

As pessoas que usam táticas de manipulação geralmente desviam as conversas do assunto.  Isso pode ser para distrair do problema real ou para promover o objetivo de liderar a interação.

Permanecer focado no tópico pode ajudar a evitar que a conversa vá na direção desejada.

Estabeleça limites

Limites pouco claros nos relacionamentos podem permitir a manipulação.  Pode ser útil identificar os limites que você deseja estabelecer nesse relacionamento e trabalhar para implementá-los.  

Embora seja mais fácil estabelecer limites no início de um relacionamento, nunca é tarde demais para considerar uma comunicação suave, mas firme, do que você vai ou não tolera.

Alguém que usa táticas de manipulação pode mudar?

A maioria das pessoas pode mudar quando decidir fazer-lo e obter o apoio necessário para isso.  No entanto, quando alguém não quiser mudar de comportamento, essa transição é menos provável.

É por isso que é importante se concentrar em si mesmo e no que você quer do relacionamento.  O resto pode não depender de você.