A realidade de morar em Paris
16
0

A realidade de morar em Paris

Eu sempre tive um grande sonho, morar em Paris. Como toda pessoa que sonha com algo, muitas vezes eu idealizava como minha vida seria quando esse sonho se realizasse. Eu me imaginava morando em um apartamento com vista para Torre Eiffel, come...

Clarice Naddeo
4 min
16
0

Eu sempre tive um grande sonho, morar em Paris. Como toda pessoa que sonha com algo, muitas vezes eu idealizava como minha vida seria quando esse sonho se realizasse. Eu me imaginava morando em um apartamento com vista para Torre Eiffel, comendo croissant todos os dias, fazendo compras na Champs Élysées e por aí vai. 

Agora que o sonho se realizou, trago algumas realidades que eu não esperava:

Email image

Paris é muito caro

Eu sei que todo mundo imagina que Paris é caro, todo mundo fala que é uma cidade cara, não estou trazendo uma enorme novidade, mas uma coisa é imaginar ou ouvir falar, outra coisa é viver. 

Paris é caro com vontade, principalmente para quem mora. O aluguel por metro quadrado é surreal, são poucas, realmente poucas as pessoas que moram em um apartamento de mais de 40 m2. Isso sendo exagerada, porque na verdade 35m2 já é considerado grande por aqui, principalmente se for olhar o bairro. 

Além disso, comida também é algo caro, preço de sacolão, de açougue, a diferença é absurda para outras cidades menores e que são até próximas de Paris. Claro que o preço do aluguel reflete nisso tudo, porque as pessoas que trabalham nesses lugares também tem contas para pagar, então faz todo sentido. 

Restaurante pelo menos tem todos os preços, mas para dar um exemplo de como em Paris tudo pode ser muito mais caro; já paguei no centro de Paris 7€ em 200ml de suco de maçã, enquanto fora do centro o preço é 2,50€. Surreal. 

Existem muitos casos de agressão nos metrôs

Se você quiser vir à Paris para visitar, prometo que não precisa se preocupar com isso! Realmente é uma experiência de quem é local, porque vai muito dos horários, linhas e estações que você pega, e também da frequência que você anda de metrô. Então realmente não se preocupe! 

Nos seis meses morando aqui, já sofri várias agressões diferentes no metrô. Acho que tive três episódios que me chocaram, dois deles que eu só não fui agredida fisicamente porque saí correndo. Nenhum deles teve motivo! No metrô você pode se deparar com pessoas drogadas, pessoas doidas, coisas do tipo. Acontece com uma frequência muito maior do que eu imaginava, já que na minha cabeça isso simplesmente não existia. 

Acho que é uma das coisas que mais me entristece na cidade, nas três vezes senti muito medo e muita vontade de me mudar de cidade, também já ouvi vários relatos de outras mulheres e nunca tinha vivido esse tipo de coisa no Brasil.

Não pretendo morar em Paris para sempre, um dos motivos sendo justamente esse. Sinto que perco minha independência quando me sinto insegura de ir e vir do trabalho sozinha. 

Não é simples achar apartamento

Vou escrever um outro texto sobre isso, mas eu tive que citar esse motivo! Todo mundo me falava que era difícil, mas ainda sim eu não tinha noção porque não tinha vivenciado. 

A maior dificuldade é devido à concorrência, poucos apartamentos realmente bons para muitas pessoas querendo alugar. Ao mesmo tempo sempre surgem novos apartamentos, então é trabalhoso achar algo mas possível. 

Outro problema, também da concorrência, é que todos os interessados tem que mandar a ficha, mas o proprietário escolhe de quem ele gosta mais. Ou seja, você tem que torcer para ser o escolhido dentre todas as opções! 

Por fim, a tal da ficha! Tudo na França que envolve burocracia é muito chato e complicado, é sempre uma lista extensa de documentos para reunir, essa lista sempre pode aumentar, é realmente algo muito chato! E você tem que montar a melhor ficha possível, porque precisa ser atraente para o proprietário do apartamento... Realmente um processo. 

A burocracia complicada

Basicamente muitas das coisas que precisam ser resolvidas pela administração francesa são um pequeno parto, toda vez. Como eu citei no item acima, para fazer tudo e qualquer coisa é necessária uma extensa lista de documentos. Documentos estes que precisam ser exatamente o que foram pedidos ou além, senão podem encucar com você e te dar mais dor de cabeça. 

Exemplo:

Precisei me registrar no sistema de saúde daqui, na lista de documentos pediam a certidão de nascimento, tirada nos últimos três meses. Li que teoricamente eles tem que aceitar em português mesmo, por ser um idioma falado na união européia (por causa de Portugal, dã). 

Também vi relatos de que podem cismar, o melhor é traduzir para o francês. Para ter certeza, tradutor juramentado. Também corria o risco deles cismarem caso fosse um tradutor juramentado brasileiro. 

Resumindo, pedi para minha mãe enviar minha certidão pelo correio, mandei pro tradutor juramentado aqui na França, que me mandou por correio também, e só entreguei meus documentos para prefeitura quando a tradução original chegou. 

Deu pra entender a confusão para evitar dor de cabeça, sendo que na lista eles não falam que precisa ser assim? Depende do humor de quem for te atender, é bem chato

Dito tudo isso, eu AMO morar aqui. Toda cidade e todo país tem seus pontos positivos e negativos, considero isso totalmente normal! Quis compartilhar apenas para destruir a ilusão que você possa ter de Paris haha porque aqui não é perfeito, tá bem longe de ser! 

Se você gostou desse texto, não esquece de se inscrever aqui no blog! Você vai receber meus textos novos quentinhos no seu e-mail toda vez que eu postar!

Follow my Channel