Depois de jogar bastante, pela primeira vez em muito tempo (2015?) eu joguei um franchise mode de verdade, com mais de uma temporada. Torçamos para que a comunidade continue engajada para que a EA não se acomode.
Jogar os Maddens (no plural?) da geração PlayStation 4/Xbox One era uma experiência curta. Geralmente, pela empolgação da NFL voltar, você jogava ao final de agosto – quando o jogo era lançado – e um pouquinho de setembro. Vez ou outra eu pensava em jogar uma partida com os times cuja partida comentaria no domingo. | ||
O franchise mode, "modo carreira", não tinha praticamente nada de carreira. Elementos importantes do dia-a-dia de uma franquia eram totalmente ignorados – especialmente o modo pelo qual os olheiros trabalhavam no jogo. Este nada mais era do que alguns apertar de botões em prospectos que você achou interessante. | ||
No fundo, o franchise era um compilado de 16 jogos que não mudavam muito um em relação ao outro. Em meio a tanta evolução na indústria, era esquisito essa sensação: você jogava 16 partidas que em sua maioria eram iguais uma com as outras e não tinha um sentimento de conquista – tão essencial quando se joga um videogame hoje em dia. | ||
Aos poucos (bem aos poucos) a EA Sports foi fazendo mudanças e acrescentando experiências. Não, não o fizeram simplesmente porque são bonzinhos. Mas porque houve uma revolta do público consumidor ante o fato que o Ultimate Team (que é totalmente Pay-to-Win) ganhava novidades todo ano e o Franchise perdia aspectos ano sim, ano também. | ||
As semanas são diferentes | ||
Continuidade, contraste. São algumas coisas que são bastante necessárias num modo de jogo assim. Um passo importante que a EA deu neste ano foi aprimorar a diferença de se jogar na altitude de Denver ou em Jacksonville. Jogar contra o Seattle Seahawks quando a torcida está no jogo e o time está bem é um parto para os adversários. Finalmente isso está replicado – caso a condicional acima seja verdadeira, o diagrama de sua jogada fica embaralhado em terceiras e quartas descidas. | ||
Jogar fora de casa, finalmente, ficou mais difícil. Sem contar o (bastante) satisfatório aspecto de jogar bem e tirar o adversário (e a torcida) do jogo quando se está num ambiente inóspito. Felizmente, não foi só isso que mudou: os cenários de narrativas estão mais realistas. | ||
Estou jogando com os 49ers no Franchise, no final da temporada regular. Dois cenários interessantes já me chamaram a atenção. O primeiro deles foi a ameaça de aposentadoria de Trent Williams, um dos melhores left tackles da liga. Ele conversou "comigo" no vestiário dizendo que se o time não ganhasse jogos, pensaria seriamente na aposentadoria. Seus ratings caíram no período. Felizmente, ganhei os tais jogos e ele não aposentou. | ||
Outro interessante foi uma lesão no treino – coisa que não acontecia – com Fred Warner, linebacker que é pilar de minha defesa. Ele ficou fora uma semana e tive que me virar com os reservas. Adversidades assim acontecem todas as semanas na NFL e é importante que estejam no jogo. | ||
Por fim, como novidade tardia no Madden 22 (foi acrescentada apenas em outubro), o scouting mudou bastante. Você tem que separar seus olheiros por região dos EUA, consegue marcar treinos privados com eles e as informações vem aos poucos em função do que mandou os olheiros fazerem e/ou focarem. Ficou bem mais realista. Os números do Combine agora importam mais também. Por fim, para ir se guiando, você tem vários Drafts Simulados ao longo da temporada para ir sentindo as cotações dos prospectos e para onde eles podem ir. | ||
Ainda falta muito pra chegar, pai? | ||
Sim, filho. Precisamos ser justos e elogiar o que precisa ser elogiado, mas ainda estamos alguns passos atrás no Madden em relação a outros jogos esportivos. Os contratos não têm estrutura variável, você não pode mudar regras do jogo, enfim, temos muito a caminhar. O MLB The Show e o NBA 2k contam com essa funções, só para citar dois exemplos. O FIFA está com um modo de criar estádio - que o The Show também tem – então podemos ser otimistas para o futuro. | ||
Pela primeira vez em muito tempo, a frase clássica que os grandes outlets usam é verdadeira desta vez. Madden está no caminho certo. | ||
Quis esperar um pouco para falar isso, para que não fosse empolgação. Depois de jogar bastante, pela primeira vez em muito tempo (2015?) eu joguei um franchise mode de verdade, com mais de uma temporada. Torçamos para que a comunidade continue engajada para que a EA não se acomode. | ||
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