A gestão do Fortaleza EC por dentro!
0
0

A gestão do Fortaleza EC por dentro!

"Foram 8 anos na Série C. Oito anos. O futuro naquela época não parecia promissor. Para alguns, parecia trágico. O fundo do poço... Fui conhecer de perto como o Fortaleza se reconstruiu e cresceu.

Délio Mendes
13 min
0
0

"Foram 8 anos na Série C. Oito anos. O futuro naquela época não parecia promissor. Para alguns, parecia trágico. O fundo do poço. Para essas pessoas, o tricolor do Pici talvez não tivesse mais força para se reerguer. Mas essas pessoas não eram a torcida do Fortaleza. Quem tem ao seu lado uma nação apaixonada que canta a plenos pulmões 'Não importa onde estarei, para sempre te amarei. Sempre estarei aqui', não tem o direito de desistir, tem o dever de lutar. Combativa e aguerridamente.

E foi isso que o Fortaleza fez: foi à luta."

<i>Material de divulgação - Fortaleza EC</i>
Material de divulgação - Fortaleza EC

Essa é uma parte do texto em material produzido pelo Fortaleza para divulgação do seu plano de sócio-torcedor e também uma forma de agradecimento ao torcedor do clube ao final da temporada de 2021.

Acontece que, por trás deste "foi à luta", existe mais do que a vontade, a garra e a disposição de fazer as coisas. A frase tem um tom heroico, que é verdadeiro até, mas trás consigo também de forma imperceptível: capacidade técnica, planejamento, comprometimento, persistência, foco, processo, governança, inovação, humildade, justiça, coletividade, capacitação... ou seja, GESTÃO PROFISSIONAL num ambiente extremamente político e amador que é o futebol brasileiro em sua maioria.

E a possibilidade de entrar nesse ambiente e conhecer um pouco a estrutura do futebol do clube me atraiu para uma experiência única, até então no país, e oferecida por uma startup de formação/capacitação e qualificação de estudantes, profissionais e pesquisadores do futebol - como ela mesmo se define - , a Futebol Interativo (FI).

Essa imersão nos bastidores do Fortaleza Esporte Clube aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de Fevereiro de 2022. Conhecido também como "final de semana passado".

Neste relato pretendo trazer um pouco dos 3 dias que passei na capital cearense. O intuito aqui não é repassar todo o conteúdo visto - impossível - e nem tão pouco fazer propaganda da Futebol Interativo. Os devidos feedbacks já foram dados a quem interessa.

Durante toda a experiência foi aplicado um protocolo de segurança sanitária devido ao momento que vivemos. Passaporte vacinal, testagem, máscaras, higienização, deslocamentos controlados. O que foi possível e necessário.

Nos 3 dias fomos recebidos e guiados, além do pessoal da FI, pelo gerente de licenciamento de marca do Fortaleza Renan Menezes. Nosso anfitrião.

<i>Centro de Excelência Alcides Santos - PICI</i>
Centro de Excelência Alcides Santos - PICI

PRIMEIRO DIA

Após todos os procedimentos de chegada na cidade, fomos conhecer o Centro de Treinamento e Excelência Alcides Santos (Pici). Como já era tarde/início de noite a visitação de toda a estrutura ficou para a manhã do dia seguinte. Nesse primeiro dia conhecemos apenas uma parte da área externa e também a academia utilizada pelos profissionais do futebol.

Tivemos apresentação de dois profissionais da área de saúde do clube em duas palestras de aproximadamente 120 minutos cada (esse foi o tempo médio de duração de cada palestra em todos os dias).

<i>Dr. Adriano Lima e Prof. Kelmon Bonatto</i>
Dr. Adriano Lima e Prof. Kelmon Bonatto

Dr. Adriano Lima (fisiologia) e Prof. Kelmon Bonatto (preparação física)

TEMA: Preparação Física e Fisiologia na Prática

Impressionante, mas esperado, a quantidade de dados e informações que essas duas áreas conseguem obter de cada atleta (coletiva e individualmente). Aqui um dos gargalos é o dado histórico dos atletas. Em casos de mudança de clube é necessário um acordo de cavalheiros entre os profissionais dos clubes envolvidos para acesso a esses dados.

Obviamente os assuntos acabaram tocando num ponto crítico do futebol brasileiro que é o calendário. Aliás, fui chamado à atenção para uma realidade que não me atentava. O calendário não é cansativo apenas pros jogadores. Os profissionais que lidam diariamente com os atletas também sofrem com a loucura do nosso calendário. "A gente não aguentava mais vir pro clube no final de 2021 com as duas temporadas em sequência".

Outra verdade difícil de ser aceita: poupar atletas não é uma opção. No nosso calendário é uma necessidade fisiológica. E uma precaução inclusive financeira, afinal um jogador parado no departamento médico é prejuízo financeiro pro clube.

A estrutura do Fortaleza nas áreas (academia, aparelhos, equipamentos de fisioterapia, piscina, salas, tecnologia) permite que seja realizado um trabalho muito bom no departamento de futebol. "Temos aqui tudo que um profissional precisa... nossa diferença pra um Palmeiras, Flamengo é que lá eles têm 5 aparelhos, nós temos 1". Quem disse isso foi o presidente Marcelo Paz.

SEGUNDO DIA

Já bem cedo estávamos novamente no Centro de Excelência do clube para continuar a experiência. Antes passamos pelas dependências de todo o CT, agora sim com mais calma e tempo. E ainda pela manhã tivemos a apresentação de dois profissionais mais ligados ao campo e bola:

<i>Prof. Leonardo Porto e Prof. Edinardo Abreu</i>
Prof. Leonardo Porto e Prof. Edinardo Abreu

Prof. Leonardo Porto (Auxiliar técnico - Fortaleza)

TEMA: Planificação do Trabalho - Treinador e Comissão Técnica

Depois de ficar alguns anos na comissão técnica de Dorival Junior, o prof. Leonardo Porto agora faz parte da comissão técnica do clube cearense. Entendemos um pouco com ele como é feita a planificação do trabalho em uma comissão técnica nos momentos de pré-temporada e também com a temporada em andamento.

A estrutura no departamento de futebol (física e de profissionais) deixou de ser um diferencial entre os postulantes a grandes clubes no futebol brasileiro. É pré-requisito. Investimento em estrutura física e capacitação das pessoas são itens comuns para quem apresenta bons resultados e o Fortaleza é prova disso. Que bom que caminhamos adiante em relação a isso.

Mais uma vez o calendário apareceu como um problema a ser resolvido. Na situação atual esse calendário apertado exige dos clubes a definição de prioridade dentro de uma planificação de trabalho. O curto período de pré-temporada não permite o trabalho ideal em várias necessidades. Saber priorizar em pontos que exigem resultados imediatos é primordial.

Edinardo Abreu (Analista de Desempenho - Fortaleza)

TEMA: A Análise de Desempenho e a Integração com a Comissão Técnica

Edinardo é um jovem, mas experiente, analista de desempenho do CIFEC (Centro de Inteligência do Fortaleza Esporte Clube) dentro de uma equipe de 5 profissionais.

Mais e mais dados dentro de um departamento de futebol profissionalizado. O foco da apresentação foi demonstrar como é feito o levantamento e produção do material que deve ser entregue à comissão técnica e aos jogadores a respeito dos adversários (coletivo e individual) e também a respeito do próprio Fortaleza (treinamentos e jogos). O clube já conta com tecnologia suficiente para alimentar, inclusive em tempo real durante os jogos, a comissão do técnico Vojvoda com muitos dados (tabulados e em vídeos) para auxiliar nas tomadas de decisão. As ferramentas mais conhecidas no mercado já são utilizadas pelo clube e os profissionais são capacitados para o melhor uso. Mais uma bola dentro da gestão do clube que explica os resultados em campo.

Aliás, o clube está a procura de um profissional que atue com dados (Cientista/Analista de Dados) para a integração dos dados dos vários departamentos. Não há outro caminho a ser seguido em busca da excelência administrativa e esportiva.

Assim como no primeiro dia tive a nítida impressão de como o FEC pensa e executa sua gestão: fazer o melhor possível com as ferramentas disponíveis. Seja sua melhor versão com as ferramentas que você tem agora.

E isso coloca o clube num ciclo de crescimento muito nítido. Não há um sentimento de que "não dá pra fazer porque precisamos disso ou daquilo". Pelo contrário... façamos da melhor forma agora pra que quando "isso ou aquilo" acontecer, possamos fazer melhor ainda com as novas ferramentas. Pra mim não há dúvidas de que essa mentalidade (mindset) foi absolutamente necessária para a recuperação do clube e seu crescimento nos últimos anos.

<i>Arena Leão 1918</i>
Arena Leão 1918

No período da tarde aconteceu o clássico Fortaleza x Ceará e tive a oportunidade de conhecer os bastidores do estádio Arena Leão 1918 (assim é chamada a Arena Castelão quando o mandante dos jogos é o Fortaleza).

A gestão da arena de Fortaleza é compartilhada entre o Estado do Ceará, e os clubes da capital (Fortaleza e Ceará).

No momento há uma limitação de público nos estádios de 30% da capacidade total e foi o que tivemos no clássico. O resultado em campo, 1x1.

Conheci as instalações internas da arena (corredores, vestiários, acessos aos camarotes, arquibancadas, imprensa) e também pude visitar o gramado antes do início do jogo.

Obs: A organização da Copa do Nordeste realmente precisa ser elogiada e o espetáculo é muito bem tratado. O resultado é um produto acima da média do que encontramos no futebol brasileiro.

TERCEIRO DIA

O terceiro dia no Centro de Excelência foi preenchido com 3 palestras e uma pequena confraternização de finalização da experiência entre os participantes.

<i>Marcelo Paz, Juan Pablo Vojvoda e Renan Menezes</i>
Marcelo Paz, Juan Pablo Vojvoda e Renan Menezes

Renan Menezes (Gerente de Licenciamento - Fortaleza)

TEMA: O Setor de Licenciamento e a Importância para o Clube

Renan Menezes tem envolvimento com o clube desde 2016 e a partir de 2018 é um profissional contratado pelo Fortaleza. O clube hoje possui uma lista de 75 empresas licenciadas produzindo um universo de mais de 60 produtos/serviços.

Com uma torcida estimada em torno de 2 milhões de pessoas o Fortaleza acredita que conseguiu através da sua área de licenciamento atingir todas as classes sociais com seus itens comercializados. Desde os planos de sócios-torcedores, passando por uniformes (marca própria), alimentícios, vestimenta, serviços (a imersão que fiz por exemplo).

Regionalmente a marca já atingiu um nível de consolidação muito abrangente e forte. O desafio é conseguir manter esse alcance quantitativo e financeiro num mercado mais limitado em relação aos clubes do sul e sudeste do país.

Juan Pablo Vojvoda (Técnico - Fortaleza)

TEMA: O Treinador em Ação - Preparando para o Jogo

Além de todo o processo e planejamento demonstrado pelo técnico Vojvoda em sua apresentação, foi uma aula de paixão pelo futebol, comprometimento com a instituição que o emprega e capacidade de atrair e engajar as pessoas. Muito além do campo de futebol.

Melhor demonstrar com algumas frases - não literais - e ideias explanadas pelo professor:

- Analisar o futebol depois dos jogos ou durante é mais simples. Difícil é tomar as decisões antes de cada jogo.

- A beira do gramado traz percepções muito intuitivas. É outro jogo.

- Eu não tenho a verdade sobre o futebol. Não há o certo e o errado.

- Há muita informação hoje no futebol. Importante é saber qual é relevante.

- O mais importante é conhecer a si mesmo (pessoa e time).

- Dou mais importância a como joga a minha equipe do que como joga o adversário.

- 80 a 90% do meu trabalho é na gestão de pessoas e não nos números e dados estatísticos.

- Minha luta é essa: fazer com que meus jogadores entendam o jogo e não uma posição.

- Preciso ao meu lado de profissionais leais a mim e ao meu trabalho. Além disso, pessoas que sejam melhores do que eu onde não sou bom. Por isso tenho minha comissão técnica que me acompanha.

- Gosto de falar sobre futebol com as mais diferentes pessoas. Sempre aprendo.

Uma observação muito pessoal. Como é contagiante o técnico Vojvoda. Tenho certeza que isso influencia positivamente de forma direta no seu trabalho de gerir pessoas.

Marcelo Paz (Presidente do Fortaleza EC)

TEMA: Planejamento Estratégico / O Crescimento pela Inovação

Pra finalizar a experiência, o personagem principal da gestão do clube nos últimos 4 anos.

Em sua palestra Marcelo deixou muito claro que o crescimento do Fortaleza tem muito trabalho profissional nos bastidores do clube:

Montagem da sua equipe de diretores e gerentes;

Construção e execução dos planejamentos;

Cumprimento de metas;

Avaliação de desempenho de todos os responsáveis em todos os níveis diretivos.

Além de todo o planejamento e a execução do mesmo, ficou evidente que a comunicação do clube através dos seus representantes foi realizada com muita atenção e assertividade. Comunicar claramente com todos os interlocutores do futebol, inclusive com a torcida, foi fundamental para que o trabalho pudesse ser realizado.

Vender ao torcedor a realidade, além de justo, é uma vantagem pro próprio clube.

Quando olhamos para o trabalho no departamento de futebol, que hoje envolve várias áreas de conhecimento (medicina, tecnologia e dados, preparação física, nutrição, rouparia, psicologia, comissão técnica), o grande desafio proposto e realizado foi a integração eficiente dos profissionais de cada uma. Lembrando que é pré-requisito ao resultado profissionais capacitados.

Ainda ligado ao futebol, outra realidade diretamente impactada no clube, foram suas instalações físicas. E mais uma vez, a gestão profissional possibilitou uma melhora visível e que hoje coloca o clube em um lugar de destaque no futebol brasileiro. Projetos bem elaborados, execução dos mesmos dentro da realidade orçamentária do clube, consultoria de profissionais diretamente impactados nas melhorias (quem melhor que o roupeiro para opinar sobre a nova rouparia?) e manutenção constante com melhorias contínuas. Parece óbvio. Mas colocar em prática é sempre um exercício de persistência e convicção.

Gestão Inovadora. O Fortaleza define seu processo recente assim. E é verdade. Inovar é explorar com sucesso novas ideias. E nem sempre são ideias mirabolantes. Num ambiente tão tradicionalista e conservador como o futebol brasileiro, o que fez o clube da capital cearense é sim uma gestão inovadora.

Pela necessidade de se diferenciar no mercado, pela necessidade de aplicar governança na organização, pela obrigatoriedade de ser transparente em busca de credibilidade e respeito (motivo de orgulho pro torcedor). Tudo isso é realidade hoje dentro e fora de campo no clube e ficou evidente pra mim.

E pro futuro o presidente Marcelo apontou o caminho: integração dos dados (datalake do Fortaleza já iniciado), metaverso e tecnologia na prevenção de lesões.

Fica muito claro onde o clube quer e pode chegar. E eu não duvido que consiga.

<i>Centro de Excelência Alcides Santos - PICI</i>
Centro de Excelência Alcides Santos - PICI

Foram dias únicos (como óbvio) e especiais. Ver de perto como um clube regional e em situação caótica pôde se reconstruir e atingir a excelência na sua história é motivador. Tudo ali pode ser aplicado nos mais diferentes clubes do país, respeitando suas características únicas políticas, sociais e financeiras.

Não foi resultado de mecenato, de herança, de mega-investidores, de conchavos ou favores. Resultado de trabalho bem feito e consciente.

E acima de tudo isso, muita humanidade nas relações. Em tudo que foi demonstrado, planificado, relatado, em tudo uma característica sempre foi pontuada por todos os profissionais com os quais tive a oportunidade de falar: humanidade. Respeito pelo indivíduo, ética, empatia, humildade individual em favorecimento a objetivos coletivos. Gestão profissionalizada e humanizada. Foi isso.

Que o exemplo seja visto por todos. Sem clubismos, rivalidades limitantes ou qualquer outro sentimento que atrase o crescimento dos nossos "times".

<i>Imersão Fortaleza Esporte Clube</i>
Imersão Fortaleza Esporte Clube

Obrigado mais uma vez ao Fortaleza Esporte Clube e ao Futebol Interativo pela experiência. E também aos meus colegas de turma.

Foi pioneiro e corajoso da parte de todos.

Gostou do texto? Então compartilhe o conteúdo...

Compartilhar conteúdo

Ou ainda, siga meu canal e receba tudo em primeira mão...

Seguir meu Canal

Bom futebol e até breve!