Ronaldo Fenômeno 'compra' o Cruzeiro. [QUE COMECEM OS JOGOS!]
0
0

Ronaldo Fenômeno 'compra' o Cruzeiro. [QUE COMECEM OS JOGOS!]

O primeiro grande projeto de SAF no Brasil vai sair do papel. E isso pode mudar muita coisa no futebol do país!

Délio Mendes
5 min
0
0

O primeiro grande projeto de SAF no Brasil vai sair do papel. E isso pode mudar muita coisa no futebol do país!

<i>reprodução perfil social de Sérgio Santos Rodriguez</i>
reprodução perfil social de Sérgio Santos Rodriguez
Seguir meu Canal

Antes de continuar, há um ponto que precisa ser colocado: tanto a XP Investimentos (parceira do clube na busca por investidores) quanto o Cruzeiro, deixaram claro que não foi assinada ainda a venda propriamente dita. A XP em sua nota diz que a conclusão "depende de condições precedentes". E o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodriguez, em vídeo fala em "...assinando intenção do Ronaldo ser o nosso acionista..."

Como as coisas no Cruzeiro estão mais rápidas do que o normal, pode ser que esse primeiro parágrafo já esteja desatualizado quando você estiver lendo. Mas hoje, dia 18/12/2021 às 18h, é o que temos de certo.

A notícia caiu como uma bomba (de chocolate) na torcida do time mineiro. Há algum tempo os cruzeirenses não têm o que comemorar e essa novidade trás, além de dinheiro necessário ao clube, também alegria e esperança ao torcedor.

Nem na nota da XP Investimentos, nem nos vídeos e declarações dos envolvidos fica detalhado como será o negócio. E é compreensível que seja assim afinal trata-se de uma operação milionária e não era esperado que já no anúncio todas as informações fossem divulgadas.

Aliás, sobre o anúncio, três pontos que notei e acho interessante levantar:

1- Nos vídeos divulgados mostram-se as camisas do Cruzeiro e todas elas estão sem nenhum patrocínio. O clube está sem nenhum patrocinador nesse momento da temporada? Ou alguém achou por bem não mostrar os parceiros num momento de ampla exposição do clube?

2- Algo tão grande e midiático, ser divulgado em primeira-mão nas redes sociais pessoais foi estranho pra mim. Tempos onde o CPF (atletas e executivos) muitas vezes tem mais alcance do que o CNPJ (instituição).

3- O clima de "agora tudo será maravilhoso", "era só isso que faltava pra voltarmos a sermos grandes", nas declarações dos executivos me deixaram - como dizemos em Minas Gerais - ressabiado. Por incrível que me pareceu o Ronaldo foi quem esteve mais comedido nas declarações. Essa parte é muito boa.

São só observações de alguém desconfiado e não críticas.

Como disse ali acima, muita coisa ainda será divulgada, inclusive com relação aos valores.

A XP diz que serão investidos 400 milhões de reais nos próximos anos. Parte da mídia mineira disse que são 400 milhões de reais por 90% da SAF. Outras fontes dizem que 400 milhões é um valor inicial para pagamento de dívidas de curto prazo e investimento imediato no futebol.

A única informação em comum é a de que o valor gira na casa dos 400 milhões de reais. Mas como esse valor vai entrar nas contas da SAF Cruzeiro ainda temos que esperar pra entender melhor.

Sem dúvida nenhuma o dia é um marco no mercado do futebol brasileiro. Já estávamos caminhando para um momento em que a existência de empresas comandando o futebol no país passava a ser cada vez mais comum. Red Bull Bragantino e Cuiabá estabelecidos. América-MG, Botafogo, Coritiba, Vasco... todos com rumores e intenções declaradas de criação de suas SAFs. Era um futuro muito próximo. O passo dado pelo Cruzeiro inicia definitivamente esse momento de transformação.

Eu já disse aqui que a simples criação de um novo CNPJ não significa nada caso não exista mudança de mentalidade na gestão do futebol. Clubes associativos mal administrados são tão possíveis quanto SAF's mal administradas. Assim como boas administrações também são possíveis nos dois modelos.

Ronaldo já lida com o mercado do futebol há algum tempo, seja como ex-jogador e empresário ou como dono de clube. O Real Valladolid da Espanha tem como maior acionário o próprio Fenômeno. Isso é uma boa notícia pro mercado brasileiro. A primeira SAF estará nas mãos de alguém que conhece o futebol brasileiro, mas também conhece o mercado mundial - principalmente europeu.

Vamos aguardar os próximos passos dessa negociação com atenção. Quais serão os verdadeiros valores envolvidos? Quais serão as pessoas que estarão no comando de cada área da SAF, ou seja, quem serão os escolhidos por Ronaldo pra comandar esse projeto? Como será a relação do "dono de clube" Ronaldo com a CBF?

E também os reflexos dessa negociação no mercado e nos outros clubes que estão caminhando rumo à sua SAF. Será que esses valores do Cruzeiro servirão de parâmetro para outros clubes? Pra isso será preciso entender o que envolve esse valor de 400 milhões de reais. Será que o nome de Ronaldo pode facilitar a entrada de outros investidores no mercado brasileiro? Ou ainda teremos barreiras rígidas pra atrair o bom investidor? Como a falta de regulação do mercado interno, falta de uma liga, falta de um produto futebol forte, insegurança jurídica...

Tomara que este primeiro exemplo da Lei da SAF num clube tradicional brasileiro e com história recente vencedora seja um bom exemplo. Seria preocupante pro mercado se as coisas não caminharem bem em Belo Horizonte.

Boa sorte aos Cruzeirenses.