Objetos, classes, atributos, métodos… A Programação Orientada a Objetos é composta por vários conceitos, responsáveis por fazer com que este paradigma aproxime os códigos do mundo real. Quer entender um pouco mais sobre POO? Então, continue l...
Objetos, classes, atributos, métodos… A Programação Orientada a Objetos é composta por vários conceitos, paradigma responsável por aproximar os códigos do mundo real. Quer entender um pouco mais sobre POO? Então, continue lendo esse artigo! | |||||||||||||||||
Afinal de contas, o que é um Paradigma de Programação? | |||||||||||||||||
Existem diversas formas de organizar um software. Isso é possível graças aos paradigmas de programação, padrões que estruturam a execução de um código de forma lógica, sendo os paradigmas mais conhecidos: Programação Orientada a Objetos (POO) e a Programação Estruturada (PE). | |||||||||||||||||
Programação Estruturada vs Programação Orientada a Objetos | |||||||||||||||||
A Programação Estruturada é um dos paradigmas de programação mais simples, composto basicamente por três estruturas que controlam o fluxo da execução do código. Elas podem ser definidas como estruturas de: | |||||||||||||||||
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Por outro lado, a Orientação a Objetos, como o próprio nome já diz, é baseada em objetos, estes que possuem atributos e métodos herdados de sua classe. | |||||||||||||||||
Classes, Atributos, Métodos e Objetos na POO | |||||||||||||||||
Como dito anteriormente, a POO tem como objetivo aproximar a programação do mundo real, com a utilização de objetos. Para isso, a orientação a objetos conta com classes, atributos e métodos, responsáveis por formar os objetos utilizados no código. | |||||||||||||||||
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As classes podem ser definidas como o conceito de objeto, um molde/modelo que engloba seus atributos e métodos, compartilhados por objetos do mesmo tipo. | |||||||||||||||||
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Os atributos são as características, também conhecidas como propriedades, que um objeto originado de uma classe possui. | |||||||||||||||||
Considerando uma classe “Celular”, pode-se dizer que seus atributos(propriedades) são: | |||||||||||||||||
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De forma geral, os métodos são as funcionalidades/ações que um objeto possui, também definidos em uma classe. | |||||||||||||||||
Ainda levando em consideração a classe “Celular” e seus atributos, pode-se dizer que seus métodos são: | |||||||||||||||||
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Os objetos são "produtos" reais originados (instanciados) de uma classe, herdando seus atributos e métodos. | |||||||||||||||||
Um objeto originado da classe “Celular” possuirá características como cor, marca e tamanho, além de funcionalidades como realizar e atender ligações, enviar mensagens e reproduzir áudios, visto que a classe “Celular”, em que o objeto é modelado, possui estes atributos e métodos. | |||||||||||||||||
Por fim, objetos do mesmo tipo pertencem à mesma classe (são instanciados/modelados da mesma classe), ou seja, todo telefone criado a partir da classe “Celular” será do tipo celular, já que possui as características e funcionalidades deste tipo de dispositivo. | |||||||||||||||||
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