Tudo o que você precisa saber sobre CLT Vs. MEI | Para estagiários
23
0

Tudo o que você precisa saber sobre CLT Vs. MEI | Para estagiários

Na Pílula de hoje quero falar de um assunto muito importante para quem está começando na carreira: Os prós e contras dos regimes contratuais CLT e MEI. 

Diego Cidade
5 min
23
0

Na Pílula de hoje quero falar de um assunto muito importante para quem está começando na carreira: Os prós e contras dos regimes contratuais CLT e MEI. 

Trabalhar no esquema da Consolidação das Leis do Trabalho, famosa CLT, é a maneira mais conhecida de ingresso no mercado. Em razão de sua tradicionalidade, em geral o senso comum considera este o caminho mais seguro para uma carreira de sucesso. Mas não é bem assim. Tudo de fato depende do ponto de vista e, ainda que colaboradores CLT tenham vários benefícios, estes também enfrentam algumas restrições que podem ser bastante negativas, principalmente no início de carreira.

Bom, vamos começar com os prós.

➡️ No modelo CLT tradicional, o registro na carteira de trabalho efetiva o vínculo entre empresa e colaborador. Além disso, todo empregado tem os direitos trabalhistas assegurados por ela. Entre eles estão as férias remuneradas, o 13º salário, FGTS, INSS, seguro desemprego, entre outros. Muito irado! Não é à toa que tanta gente prefere ser contratado nesse esquema, podendo usufruir de tantos pontos positivos. 

➡️ Agora, o lado negativo da coisa basicamente se resume em dois pontos: flexibilidade e salário. O primeiro ponto torna-se importante à consideração uma vez que, em geral, o profissional CLT é contratado para trabalhar em horas fixas: 44 semanais, divididas em turnos de 8h diárias.

Email image

Isso limita a atuação do celetista em outras frentes, uma vez que o seu contrato exige que, durante estas oito horas, ele esteja completamente disponível para a sua empresa. Desta forma, o colaborador deste regime possuirá menos liberdade de organização diante de sua própria rotina. Regime CLT presencial na sua maioria tem o famoso "bater ponto".

Já o segundo ponto, relacionado ao salário, diz respeito aos valores mais baixos de renda que o profissional CLT recebe quando em comparação com as demais modalidades contratuais, isso porque a contratação de um celetista exige o pagamento de várias taxas para que benefícios como FGTS estejam em dia.

Portanto, neste ponto é necessário que você coloque na balança as suas prioridades e entenda se, no cenário atual, vale a pena estar recebendo menos ou, melhor dizendo, tendo parte do valor investida para o futuro.

"Ah, mas Diego, você vai me dizer então que não dá para ser MEI e criar o meu pé de meia?".

Respira!

Email image

Ganhando cada vez mais espaço no cenário atual, os microempreendedores individuais são aquelas pessoas que têm como vínculo com a empresa a prestação de serviços, mas, ao invés de um contrato pessoa x organização, em uma espécie de contrato empresa X empresa, o famoso B2B. Neste sentido, os microempreendedores têm seu vínculo atrelado ao CNPJ de suas microempresas.

Bizu: agora quando te falarem de oportunidade "PJ" você já sabe que podem estar falando sobre o regime do MEI.  

Assim como a CLT, este modelo profissional oferece pontos positivos e negativos.

➡️ Alguns dos positivos são, por exemplo, a chance que os MEIs têm de, ainda que em um contrato B2B, receber benefícios trabalhistas, tais quais salário-maternidade, aposentadoria por idade ou invalidez, entre outros.

Além disso, outro pró são os salários mais altos, uma vez que a empresa precisa pagar menos taxas para manter um MEI e, ainda a maior flexibilidade de horário, uma vez que o contrato do MEI não necessariamente ocupa as mesmas oito horas do celetista. Em razão desta liberdade, é comum, inclusive, que o microempreendedor individual preste serviços para mais de uma organização.

➡️ Agora, o lado negativo, é que você vai precisar de mais planejamento em relação a suas finanças, pois, uma vez que o seu empregador não será obrigado a depositar uma quantia em fundo de garantia, você deverá perceber as oportunidades de investimento que fazem mais sentido neste quesito para, aí sim, conseguir criar aquela poupança braba no futuro. 

Outro ponto de atenção é o fato de que, como MEI, você perde o direito a férias remuneradas e a 13º salário, exceto se isto for previamente alinhado com a empresa contratante de serviços. Mais um ponto importante a ser considerado é o de que, como MEI, você deverá pagar tarifas mensais a fim de manter sua empresa legal, hoje em torno de 60 reais ao mês.

E aí, depois dessa explicação ficou mais claro pra ti?

Share this Content

Minhas coisas favoritas dessa semana

Essa semana começaram as entrevistas para Analista de RH e de Talent Acquisition da Academia do Universitário 🥳

Tô animado demais com a galera que está por vir! 

Email image

Outro ponto é que estamos rodando um processo seletivo incrível para a Gigante Red Hat. 

Baita empresa, baita salário! 

Uma experiência única e eles estão com esse processo focado numa pega social

Tem coisa melhor?

O foco da oportunidade é para bolsistas!

Se você tem interesse ou conhece alguma pessoa que se encaixa, só clicar aqui

Frase da Semana

"Quando está cognitivamente e verdadeiramente comprometido com uma prática ou projeto, a conversação interna se torna cada vez mais silenciosa" 

FOCO, FOCO & FOCO 🚀

Referência de vídeo para você assistir sobre essa voz interna que temos: 

Postagem da Semana

Qual app você prefere?

Vídeo da Semana

Esse vídeo tá uma coisa linda de se ver!

Desafio do dia

Mais uma Pílula do Super Estagiário 💊 chegando ao fim. 

Obrigado por me acompanhar em mais uma.

Cê é TOP miesmo 🏆

Aquele desafio de leve para saber quem tá comigo, bora ou não bora? 😛

Nosso clássico! De praxe. 

Comenta na minha última postagem do Instagram o número "6".

Eu quero é saber quem tá comigo nessa jornada de se tornar um profissional FORA DA CURVA 

E quem não fizer parte não vai entender nada 😎

Só os outliers presentes.

Vamo pra cima 🚀

Não esqueça de clicar no "pings" que é o like daqui pra pulverizar esse conteúdo pra mais gente. 

E claro, você pode compartilhar com quem está precisando 🧠

Share this Content
Email image