EMPREENDEDORISMO.BR
0
0

EMPREENDEDORISMO.BR

Faz tempo que vi uma postagem em português falando sobre empresas americanas de tecnologia que tiveram seu começo em uma garagem e no fim da imagem trazia o seguinte questionamento "o que está faltando para você começar?".

Monica G. e Daniela S.
2 min
0
0
Email image

Faz tempo que vi uma postagem em português falando sobre empresas americanas de tecnologia que tiveram seu começo em uma garagem e no fim da imagem trazia o seguinte questionamento "o que está faltando para você começar?". Esse é o meu ponto de partida: o empreendedorismo tecnológico no Brasil.

Começar uma empresa tem sim suas dificuldades é fato e quando se escolhe o caminho tecnológico/digital, criar uma loja virtual passando por desenvolver um produto que estará no corpo de alguém, indo ao lançamento de um game/rede social, tem suas dificuldades também e quando focalizamos essa situação no Brasil, o cenário é desolador.

O panorama que temos atualmente mostra que o Brasil ocupa o 57º lugar entre 132 países avaliados no Índice Global de Inovação (2021) ao passo que o custo da inovação, se bem que eu prefiro chamar de investimento, junto com a falta de financiamento são os principais fatores que dificultam a inovação no Brasil, é o que diz a pesquisa feita pelo Conselho Nacional de Industrias (2019).

A raíz desse problema é profunda e o solo de cultivo é cuidadosamente mantido cercado por aqueles que não possuem interesse de compartilhar espaço. Já a raíz é oriunda de centenas de anos cultivando sementes como a crença de que o produto externo é superior ao interno, que a carteira de trabalho ou cargo público são estáveis e rentáveis, crenças de dificuldade, desmotivação, taxas altas para registro, documentação e proteção do que esta sendo desenvolvido, taxa de atualização baixa do conteúdo acadêmico que permita mudanças de rota na vida profissional, acesso difícil a conteúdo informativo/técnico, linhas de crédito inacessíveis, eventos de networking inacessível por questões financeiras ou geográficas ou até idiomáticas. A lista é longa.

Quanto ao solo para construirmos nossos emprendimentos digitais, passamos pela falta de acesso a informação quanto aos procedimentos, faltam recursos tecnólogicos com preço acessível, falta qualidade de internet, falta digitalização, divulgar o que esta sendo produzido no Brasil.

Tudo o que estou conversando com você até aqui não está considerando o empreendedorismo tecnológico constituído por mulheres e demais grupos sociais.

Parece que estamos atrasado ao mesmo tempo que não, visto que, mesmo pouco divulgado, diversas empresas brasileiras, como a nossa BLW GAME Br, esta se envolvendo com Metaverso, Blockchain...

O empreendedorismo tecnológico no Brasil existe, resiste e continuará a crescer.

Daniela S.

Contato/Pix: duasolivro@gmail.com

Fazer um comentário
Seguir meu Canal
Deixe seu Pingback
Tornar-se Membro