Você precisa saber...
0
0

Você precisa saber...

Estamos no ano de 2022 e se você ou alguém que conheça está atuando em algum projeto científico, é quase certeza que os dados...

Monica G. e Daniela S.
2 min
0
0
Email image

Estamos no ano de 2022 e se você ou alguém que conheça está atuando em algum projeto científico, é quase certeza que os dados - matéria-prima que deve ser processada para obter informações ou para coleta de detalhes - usados em grande parte são de 5/7 anos atrás. Dados desatualizados que podem não coincidir com a situação econômica, social, cultural, entre outras áreas do tempo atual.

A percepção de como esta a sociedade brasileira, na saúde, moradia, emprego, se estamos evoluindo ou regredindo, quer seja tratado pelas áreas de humanas ou exatas, necessita dos dados. A sociedade para se conhecer precisa dos dados extraídos pelos pesquisadores.

Os dados desatualizados que temos são reflexos da falta de investimento no ensino superior, na pesquisa e até mesmo o desinteresse por tratar determinado assunto. É necessário citar a barreira imposta pela pandemia, que com certeza, espaçou ainda mais o vão entre o conhecimento e pesquisa.

A falta de investimento no ensino superior e pesquisa advém de décadas passadas.

Por sua vez, o desinteresse em determinados assuntos é oriundo da ausência de mecanismos educacionais para despertar o interesse/curiosidade e muitas vezes, a própria escassez de dados para serem trabalhados.

"O que esses dados desatualizados me impactam?" você deve estar pensando. Eu lhe digo que o desenvolvimento de novos medicamentos, desenvolvimento tecnológico, combate ao coronavírus, dengue, qualidade da moradia, garantia e melhoria necessária aos programas governamentais, estaduais e municipais, todos esses elementos e muitos outros que compõe uma sociedade, uma nação, tem em comum os números, a pesquisa.

Reflita: se desconhece o número de cidadãos com determinada doença, como poderá ser desenvolvido um determinado remédio/vacina, bem como seu custo para o consumidor final?

Somos um país grande em extensão territorial e queremos ser um país grande na economia, educação, cultura, saúde. Para isso é fundamental descobrir, atualizar e tratar os nosso dados e incluir a tecnologia nesse processo.

Precisamos nos conhecer, para não nos perdemos!

Daniela S.

Contato/Pix:duasolivro@gmail.com  

Fazer um comentário
Seguir meu Canal
Deixe seu Pingback
Tornar-se Membro