O talento natural ou a disciplina?
28
4

O talento natural ou a disciplina?

Messi tem o dom, tem o talento, e Cristiano trabalha incansavelmente para ser o melhor.

Carter Batista
2 min
28
4
Compartilhar conteúdo
Email image

Messi tem o dom, tem o talento, e Cristiano trabalha incansavelmente para ser o melhor.

Quantas vezes você já ouviu esse tipo de generalização buscando definir o acontecimento chamado Era Cristiano-Messi no futebol?

Claro que faz algum sentido defender esse ponto de vista quando você observa o talento absurdo do Messi e o foco no treinamento e a disciplina do Cristiano, mas, assim como a maioria das generalizações, é uma bela falácia.E

Em outras palavras é CAÔ. Mentira, mentirinha, lorota, 171, papinho, lorota, como preferir.

O Messi é um dos maiores talentos da história do futebol, mas - pode ter certeza - só com talento, sem treinamento, sem disciplina, ninguém fica 15 anos no TOPO do futebol mundial. Ninguém.

Se fosse assim, só no talento, Romário e Ronaldinho seriam Bola de Ouro até hoje.

Messi é um cara que tem o mesmo foco do Cristiano no treinamento, na preparação física e no repouso. Nunca sofreu com lesões graves e seu corpo é uma máquina tanto quanto a do Cris, pode ter certeza.

E o Cristiano é um dos jogadores mais talentosos e inteligentes que já chutaram uma bola nesse mundo. Quando ele junta esse dom natural à disciplina ele vence, vence y vence.

Agora convenhamos, o Messi é melhor. Claro que é. Sempre foi. Só que o Cristiano equilibra isso e por vezes supera o Messi na parte psicológica.

Mente forte

Corpo forte

Cristiano é uma máquina programada para ser o MILIÓR. Se não pensarmos assim, o ser humano, não temos ambição.

E percebam: na última vez que dois gênios coexistiram e disputaram o mundo dessa forma foi no embate entre Napoleão Bonaparte (o baixinho talentoso) e o Arthur Wellesley, o Duque de Wellington (terrível e disciplinado).

No fim, Wellington venceu Napoleão na Batalha de Waterloo (1815), mas quando lhe perguntavam quem era o Maior General da História ele respondia "Napoleão. Sempre Napoleão."

Wellington sabia que aquele que vence o melhor, se torna maior.