Empresas deveriam focar mais nas pessoas e menos na capacidade de resolver testes durante entrevistas.
0
0

Empresas deveriam focar mais nas pessoas e menos na capacidade de resolver testes durante entrevistas.

Esse mês li um artigo bem interessante, que explicava um pouco como as empresas deveriam levar mais em conta a carreira e sobre as capacidades individuais de cada pessoa, do que se basear no critério eliminatório de se você foi ruim na entrev...

Fabricio Cavalcante
3 min
0
0

Esse mês li um artigo bem interessante, que explicava um pouco como as empresas deveriam levar mais em conta a carreira e sobre as capacidades individuais de cada pessoa, do que se basear no critério eliminatório de se você foi ruim na entrevista técnica, invalida toda a sua trajetória e você é reprovado por não passar na nota de corte estabelecida.

Será que todos os candidatos deveriam ser avaliados pela mesma métrica?
Será que todos os candidatos deveriam ser avaliados pela mesma métrica?

Utilizando um pouco essa imagem como ilustração e voltando para a área de seleção, se você analisa todos os candidatos com a mesma métrica, você pode acabar não tendo o melhor resultado ou nem o candidato mais diverso nesses casos.

A necessidade de varias etapas de seleção.

É realmente necessário o candidato passar por todas essas etapas para realizar uma entrevista?

Na maioria dos casos quanto mais etapas o processo, mais fácil fica perceber que acaba virando uma maquina para eliminar indivíduos menos qualificados e diminuir a concorrência independente das outras qualidades que o candidato possa ter.

Qual você prefere, 5 etapas para conseguir uma oportunidade ou 1 etapa?
Qual você prefere, 5 etapas para conseguir uma oportunidade ou 1 etapa?

Cada individuo é diferente e cada um possui suas qualidades.

Lembram da primeira imagem do artigo?

Na grande parte dos casos, essas etapas são bastante injustas para os candidatos procurando por uma oportunidade, em alguns casos os candidatos não vão se sair bem durante alguma parte específica ou não vão conseguir a nota de corte para passar para a nível seguinte.

Mas isso não significa que ele seja ruim, mas é que a avaliação dele deveria ser feito pensando no todo e nas suas qualidades e não em apenas uma etapa especifica.

No final das contas, aquilo que realmente importa são pessoas, você pode ter contratado o candidato número um, aquele que acertou todas as perguntas, tirou a nota máxima em todos os testes, mas nada disso adianta se o convívio na empresa for ruim, ele não se der bem colaborar com a equipe, ou não estar disposto a aprender e colaborar.

Em alguns casos o candidato perfeito não é aquele que tem as melhores habilidades técnicas, mas sim aquele que possui as melhores qualidades pessoais e comportamentais.

Essa é apenas a minha opinião sobre como uma entrevista de seleção deveria ser, ensinar o candidato sobre uma habilidade técnica é o mais fácil dentro da empresa, mas o comportamental vai ser algo difícil de mudar e que vai gerar muito mais esforço e energia para corrigir.

Já teve um processo que você se sentiu confortável em realizar e gostou?Qual sua opinião sobre esse assunto?