Perdeu, cazzo!
0
0

Perdeu, cazzo!

Temos mesmo o melhor elenco?

Fernando Escobar
6 min
0
0

Acho que está na hora de começarmos a rever um mito. O mito de que o Flamengo tem o melhor elenco do Brasil. Particularmente, olhando para esse elenco "no papel", lembrei-me do "melhor ataque do mundo", de 1995. Meus correligionários rubro negros talvez fiquem zangados, mas acho que, elenco, por elenco, talvez o do Fluminense (que para mim é subestimado) esteja no mesmo nível e, "time por time" acho que os caras estão até melhores.

Hoje (30/04/2023), o Flamengo perdeu para o Botafogo, por 3x2, jogando com 1 homem a mais por mais de 45 minutos (quase todo o segundo tempo, mais acréscimos). Hoje, o técnico Jorge Sampaoli não foi bem, mas o time também não.

Há muito, venho querendo dividir com você, que me dá a honra de acompanhar a coluna, minha impressão sobre "o elenco", vejamos se você concorda:

Santos: É um bom goleiro, mas o Flamengo precisa de um grande goleiro. Isso, nem o Rossi que vem aí, é. Matheus Cunha também é bom, merece até uma chance, mas não é solução. Hugo o "deslumbrado", ainda é muito jovem, pode até retomar sua carreira, mas precisa sair da Gávea, pegar rodagem num time menor (e aprender a sair do gol!!! Aliás, nem o Santos sabe fazer isso).

Varela: o cara é titular da seleção uruguaia de futebol, isso não é pouca coisa. Não é um "grande apoiador", mas não pode ser ridicularizado como está sendo, preterido por dois garotos que, na hora do vamos ver acabam comprometendo. Matheusinho e Wesley, prefiro o segundo, são bons, jovens e os vejo como Hugo, precisam ganhar rodagem em outro lugar, essa camisa é muito pesada para eles.

Fabrício Bruno: uma grata surpresa, precisa ganhar consistência, mas é rápido, firme e tem bom passe.

Léo Pen... ops... Pereira: rapaz. Esse garoto está mostrando porque o JJ o pediu em 2020. Está jogando muito bem e é hoje nosso melhor zagueiro e um dos melhores do país.

David Luiz: não joga uma boa partida desde antes do 7x1 (há 9 anos). Um ex-jogador em atividade. Eu o vejo encostado no muro, com o Rondinelli batendo o dedo no peito dele e falando: "Tira essa camisa, você não merece essa camisa!!".

Rodrigo Caio: uma incógnita, ainda é grande só no papel, precisa jogar. Passa longe de 2019.

Pablo: Precisa jogar no lugar do David Luiz, se o Rodrigo Caio não estiver em condições.

Ayrton Lucas: também vem jogando bem, mas não é de ferro. Jovem, mas se cansa. Jogou hoje fora de posição e se perdeu. Colocou o Filipe Luiz, que também é outro que vive do nome, já está fazendo hora extra, na reserva.

Thiago Maia: está mal, é jovem e reconhece a própria má fase, logo, só precisa voltar a jogar.

Vidal: disputa "narina a narina" com Marinho o título de pior contratação desse time. É outro ex-jogador em atividade, acerta um passe aqui, um passe ali, mas entrega uma bola aqui outra ali também. Eu disse (e o MCP também) que o Flamengo devia ter trazido o Fausto Vera que hoje está no Curíntia.

Gérson: voltou fora de forma, não consegue jogar como volante e vinha melhorando com Sampaoli, jogando mais adiantado e mais solto. Pena que se machucou. É um excelente jogador.

Vitor Hugo: está "voltando", ainda sem ritmo, acho que pode ser (junto com Igor Jesus) a solução para a (desculpe) volância do Flamengo.

Matheus França: Devia estar jogando na vaga do Arrasca. Forte, veloz, boa visão de jogo e ousado. Mas é um menino e (como falarei dos meninos da base ao final) precisa ser preservado para não sentir o peso da camisa.

ER7: Não vou dizer que ele está vivendo do nome. Ainda consegue ter lampejos do seu melhor futebol, mas visivelmente não aguenta 90 minutos e nem muitos jogos repetidos, eu vejo que a cabeça manda e o corpo não obedece.

Arrascaeta: O único que se mantém em alto nível desde o "ano mágico". Jogou no sacrifício por muito tempo e, ainda assim, levou o time nas costas. Esse justifica o que dizem dele. É um dos melhores jogadores do futebol Sul Americano (quiçá do mundo) hoje. Só não volta para a Europa, porque já está com 28 anos.

Lil Gabi: esse rapaz, na minha visão, tinha (assim mesmo, no passado) potencial para ficar maior do que o Neyzinho Jr. Só que resolveu ser escroto como o outro menino de Santos. O sucesso e a torcida Nutela (que torce para jogadores e que torcia para o Barcelona, Real Madrid até 2019) subiram-lhe a cabeça. Demora a entrar em forma todo início de ano. Temos que ser gratos pelo que ele fez, mas gratidão não é subserviência. Ele não é maior do que o clube e não tem o direito de decidir quais títulos o time vai ganhar ou perder. Uma coisa que acho importante destacar. Ele pode fazer gols e nos dar 15 mundiais, mas nunca, jamais, em tempo algum, chegará aos pés do Galinho, em termos de ligação com o clube e profissionalismo.

Cebolinha: muito caro para o futebol que apresenta. Para mim, um "Michael melhorado", joga bem em times desorganizados como era o Grêmio do Renight (e, parêntese, como Michael se destacou no Flamengo bagunçado do mesmo Renight). É um peladeiro com pedigree.

Marinho: é... eu acho que ganha do Vidal no concurso de pior contratação do Flamengo. É muito limitado, não tem nível para jogar no Flamengo. O Sampaoli gosta dele, mas naquele time do Santos e 4 anos mais novo, era outra coisa. Se o técnico insistir, vai morrer abraçado com ele.

Pedro: é um excelente centroavante, rápido, bom domínio de bola, boa visão de jogo, está comendo a bola, jovem, mas também não aguenta "terça e domingo, terça e domingo", alterna um grande jogo com jogos piores. Precisa que o time se arme para ele.

BH: está voltando! Vamos aguardar!! Esse é outro que dá peso ao elenco (oto patamá), acho que ele foi muito mais decisivo e importante do que o Lil Gabi, só que tem menos marketing, talvez porque seja mais velho.

Jorge Ciclista Tatuado Pelado Sampaoli: Não pode manter Marinho nem David Luiz (a quem tentou contratar quando estava na Europa). Está fugindo de suas características e, aparentemente, cedendo aos medalhões (e parças), nesse ritmo, em Junho embolsa a grana da multa. (Que eu já começo a achar que faz sentido pensar que seja seu objetivo principal).

Sobre os garotos da base, tenho muito esperança no Matheus Gonçalves, no Igor Jesus, no Werton, Lorran etc. Mas são meninos, o time ainda não está estável o suficiente para coloca-los desde o começo (principalmente) em jogos grandes. Matheusão para mim é muito fraco, lembra-me do Negreiros.

Escrevi aqui no primeiro artigo dessa coluna, o Flamengo precisa de um PSICÓLOGO, com urgência! Esse elenco poderia ser o melhor das Américas, mas hoje, não é sequer o melhor do Estado.

Fique bem.