8 versões magníficas de Knockin’ On Heaven’s Door
10
0

8 versões magníficas de Knockin’ On Heaven’s Door

Quem era criança ou adolescente no começo dos anos 1990 sabe que era inescapável escapar do Guns and Roses. Até hoje, muita gente ainda acredita que "Knockin' On Heaven's Door" é da autoria de Slash e companhia. Entretanto, esta canção magníf...

Gab Piumbato
3 min
10
0

Quem era criança ou adolescente no começo dos anos 1990 sabe que era inescapável escapar do Guns and Roses. Até hoje, muita gente ainda acredita que "Knockin' On Heaven's Door" é da autoria de Slash e companhia. Entretanto, esta canção magnífica foi composta em 1973 para o filme Pat Garrett & Billy the Kid, do realizador Sam Peckinpah. 

Email image

Vamos começar nosso passeio por essa canção com a participação de ninguém menos do que Santana na guitarra:

Agora sim, podemos conhecer 8 covers. Existem mais de duzentas versões conhecidas desta canção, mas quero apresentar a mais recente, dos Low, grupo alternativo americano, numa versão bastante fiel à original de 1973:

Nina Hagen foi outra a fazer uma versão, traduzida para o alemão. Ela apareceu no filme Cha Cha, de 1979. Aqui no Brasil, Nina teve o seu nome associado ao Supla, no icônico "pior clipe do mundo" da canção "Garota de Berlim". 

Já esta outra versão de 2017 tem todo o frescor do improviso de uma criação tipicamente feita por artistas de rua. Um dos casos em que quatro milhões de visualizações no youtube realmente referendam o talento de todos os envolvidos:

Seguir meu Canal

Warren Zevon é outro que tomou esta canção para si. De todas aqui presentes, esta é a que mais me comove, por causa do coro final. Zevon estava à beira da morte quando decidiu reinterpretar "Knockin' On Heaven's Door" e o sentimento dele e das backing vocals no minuto final é de arrepiar o coração de qualquer pessoa:

Zé Ramalho também fez a sua versão para o português. De alguma forma, a tradução desta canção parece perder algo. Embora todo o instrumental seja correto, me parece aqui que falta aquela urgência do sentimento apocalíptico desta curta canção:

Greatful Dead saiu em turnê com Dylan no fim dos anos 80. Inclusive, foi num show com os Dead que ele retornou à vida. Aqui, apenas Bob Weir e Jerry Garcia, acompanhados por Joan Baez, fazem uma versão de incríveis 8 minutos (os Dead chegavam a quase 20!):

Fazer um comentário

Brian Ferry é outro dylanmaníaco, tendo feito até mesmo álbuns repletos de covers de canções do Bob. Em geral, ele adiciona um toque demasiado dramático para o meu gosto. Vemos toda a impostura e artificialidade - há quem goste. Mas esta aqui é mais fiel, até com um solinho de gaita (muito correto, sem aquela aspereza e até ingenuidade dos solos dylanescos):

Por fim, encerro esse passeio por "Knockin' On Heaven's Door" com um cover da musa indie Cat Power. Chan Marshall já fez várias versões de Bob Dylan, tendo inclusive recorrido a Frank Sinatra antes do próprio Bob (procure o cover dela para New York, New York). Aqui, podemos ouvi-la em toda a sua integridade:

Deixe seu Pingback

Estou participando do desafio do Pingback para ganhar o selo de verificação. Dê o seu like e me ajude a conseguir isso! Em setembro, escrevi um post por dia para essa newsletter, você pode ver nos arquivos. Este conteúdo você não encontra em outras línguas.

Sou autor da melhor discografia comentada de Bob Dylan em português. Inscreva-se nesta newsletter clicando no botão acima para receber as próximas edições direto no seu email.