A alegria vencerá todo o desespero
1
0

A alegria vencerá todo o desespero

Hoje, 28 de novembro, é a data do aniversário do poeta e profeta William Blake. Nascido em 1757, em Londres, sua influência na história da arte é demais conhecida para ser explorada aqui.

Gab Piumbato
2 min
1
0

Hoje, 28 de novembro, é a data do aniversário do poeta e profeta William Blake. Nascido em 1757, em Londres, sua influência na história da arte é demais conhecida para ser explorada aqui.

Há um caminho fácil de traçar a sua relação com Bob Dylan. Podemos começar a partir da própria influência que os escritores beatniks exerceram no jovem Robert Zimmerman. De On The Road, clássico romance de Jack Kerouac, passando também pelos seus livros em versos, como Mexico City Blues, até a amizade com Allen Ginsberg, talvez o grande bardo americano do século passado (ao menos no quesito midiático), essa história já foi contada inúmeras vezes.

Deixe seu Pingback

Aqui em português, um autor esquecido que tratou destes temas foi o jornalista Roberto Muggiati, nascido em 1935, que viveu a quente a repercussão desse momento cultural extraordinário. Ainda é uma boa dica para quem está pulando de alegria com o documentário dos Beatles (Muggiati  escreveu um perfil sensacional sobre Ringo Starr).

Curiosamente, a tríade Blake-Dylan-Ginsberg ganha um novo elemento com a entrada em cena de Patti Smith. Jovem e faminta demais para fazer parte do clube, ela teve de se virar com o que tinha. Você pode ler uma resenha minha sobre o livro dela, Just Kids (Só Garotos), aqui no site do Scream & Yell.

Email image

Influenciada pelos três, Patti Smith compôs uma de suas mais belas canções ao homenagear William Blake:

Agora que a pandemia ainda continua ativa, o par de versos “Embrace all that you fear / For joy shall conquer all despair” não poderia ser atual. E para quem ouviu a letra ser cantada até o fim, também é impossível não lembrar do disco “Oh Mercy” (1989) de Dylan.

Voltando ao bardo de Duluth, uma de suas canções mais comoventes tem o título de um verso de William Blake: “Every Grain of Sand”. Falei recentemente de como a volta dela ao setlist, agora nos shows de 2021, surpreendeu a todos. Mais uma oportunidade de ouvirmos mais uma vez esta canção magnífica de "Shot of Love".

Seguir meu Canal

Estou em busca do selo de verificação do Pingback. Deixar o seu like já vai ajudar bastante e se quiser continuar essa conversa, basta fazer o seu comentário. Sou autor da melhor discografia comentada de Bob Dylan em português. Inscreva-se nesta newsletter clicando no botão acima para receber as próximas edições direto na caixa de entrada do seu email.