#198 Transparência do algoritmo da Meta
0
0

#198 Transparência do algoritmo da Meta

Como funciona os algoritmos do Facebook e Instagram

Gabriel Ishida
4 min
0
0

#TBT é a edição #190 sobre as soluções de inteligência artificial da Meta.

Email image

No último dia 29, a Meta publicou um post explicando com mais detalhes sobre como funciona seu algoritmo para Facebook e Instagram. Esse movimento não é à toa: ano que vem começará a vigorar a Lei de Mercados Digitais na União Europeia, que regula as dinâmicas de empresas de tecnologia e que cobra por mais transparência nas relações com os usuários e outras empresas.

O ponto de partida do algoritmo

A Meta explica que a prioridade do algoritmo são as postagens de círculos virtuais, que se formam com os posts de amigos, conteúdos de páginas que as pessoas mais acompanham e grupos que elas frequentam, além de suas ações e comportamentos dentro da rede social (eles chamam isso de sinais - signals). São milhares de sinais que são coletados, desde duração de visita a um perfil até compartilhamentos em mensagens diretas.

A partir daí, o algoritmo escolhe os conteúdos oferecidos ancorados em uma pontuação. Os conteúdos com maiores pontuações são priorizados nos feeds. A inteligência artificial também analisa como as pessoas interagem com contas específicas para conseguir recomendar conteúdos de interesse.

Nesse vídeo (áudio e legendas em inglês) eles explicam melhor esse ranqueamento.

Transparência no conteúdo mostrado

Lançaram um portal de transparência (parcialmente traduzido em português) para explicar com mais detalhes como funciona o algoritmo em cada formato do Facebook e Instagram (ex: feed, explorer, recomendações de perfis, stories, reels, marketplace, search, grupos sugeridos, conteúdo sugerido, etc.).

Além disso, apresentaram também os recursos que ajudam o usuário a entender porque determinado conteúdo está aparecendo em seu feed. Quando se clica nos três pontos no canto superior direito da publicação e depois em "por que você está vendo essa publicação" (why you're seeing this post), a Meta irá te mostrar os fatores que ranquearam essa publicação (conforme imagem abaixo).

Email image

Para deixar o algoritmo mais ajustado ao seu gosto, é possível sinalizar conteúdos que você não possui interesse conforme o gif abaixo.

Outra forma de moldar seu feed é deixar de interagir/seguir ou consumir conteúdo de perfis que você não possui interesse. Bloquear, restringir, mutar ou parar de seguir são sinais que ajudam o algoritmo a diminuir a frequência de conteúdos que não te atraem.

Email image

Perspectiva para pesquisadores e acesso aos dados

Alegando o compromisso de não concentração das informações para desenvolvimento de inteligência artificial, a Meta anunciou a liberação de mais de 1.000 soluções de dados para pesquisadores, principalmente com foco em IA.

Além disso, anunciaram que, em breve, lançarão o Meta Content Library. Essa biblioteca de dados inclui publicações públicas de usuários, páginas, grupos e eventos do Facebook e publicações públicas e dados de criadores de conteúdo e business no Instagram. Esses dados poderão ser explorados em uma interface própria da Meta ou extraídas via API, contudo, esse acesso será controlado pela Meta e disponibilizado apenas para pesquisadores ou institutos comprovadamente interessados em pesquisas para interesse público.

Minha opinião: são mudanças bastantes significativas não no algoritmo em si mas sim na forma como a Meta trabalha com seu principal motor de negócio. O algoritmo é a raiz de todo ecossistema dos produtos Meta e onde eles maximizam sua receita por meio de anúncios direcionados de acordo com os "sinais" dos usuários.

Agora é esperar para ver se essas iniciativas irão realmente permitir acesso a dados e efeitos mais perceptíveis para os usuários.


NOVIDADE DA SEMANA

Threads obteve 30 milhões de usuários em 24 horas

Email image

A nova rede social da Meta, feita para rivalizar com o Twitter, atingiu 30 milhões de usuários em 24 horas de acordo com o próprio Mark Zuckerberg. Em versão apenas mobile por enquanto, a rede está integrada com o Instagram, facilitando que os usuários se cadastrem.

Diversas celebridades e marcas já estão presentes e atualmente (até ontem dia 12/07) já possui mais de 107 milhões de usuários.

Vi no Meio e Mensagem