#202 A batalha dos streamings - atualização dos dados de 2023
0
0

#202 A batalha dos streamings - atualização dos dados de 2023

Dados atualizados dos streamings no Brasil

Gabriel Ishida
3 min
0
0

#DIVULGAÇÃO Griots em algumas culturas africanas se refere às pessoas mais velhas que contam histórias e consequentemente propagam ensinamentos. É a partir desta perspectiva que o livro Griots e Tecnologias Digitais foi concebido. Organizado por Thiane Neves Barros (UFPA) e Tarcízio Silva (UFABC / Mozilla), a obra tem como objetivo contribuir com o resgate de ensinamentos ancestrais nos debates contemporâneos emergentes. Para tanto, os vários artigos que compõem o livro dialogam com as e os intelectuais negros: Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Clóvis Moura, Milton Santos, Cida Bento, Zélia Amador de Deus, Sueli Carneiro, Abdias Nascimento, Nilma Lino Gomes e Antônio Bispo dos Santos.

O livro Griots e Tecnologias Digitais pode ser adquirido no link de pré-venda no site LiteraRUA. Também ocorrerão dois eventos de lançamento:

Email image

#TBT é a edição #169, com o cenário de dezembro/2022 do mercado de streamings.

Email image

O ano ainda não acabou mas já temos informações atualizadas sobre a audiência e consumo dos streamings no Brasil e no mundo. A primeira atualização é a divulgação de dados sobre usuários únicos nas plataformas, mostrando que a Netflix domina o consumo de streaming no Brasil com mais de 50 milhões de usuários únicos e consumo médio acima de 304 minutos/mês por usuário (dados de Fevereiro de 2022 até Fevereiro 2023 da Comscore):

Fonte: Comscore
Fonte: Comscore

GloboPlay, conforme já vimos em edições anteriores, consegue manter sua relevância dentro do público brasileiro graças a estratégia de conteúdo freemium, com episódios de séries e novelas de graça para atrair novos assinantes. Já a Amazon Prime Video se beneficia da assinatura Prime, que oferece outros benefícios como entrega gratuita e rápida de produtos Amazon.

Outra pesquisa que reforça a liderança da Netflix é da Hibou, onde mostra que 91% dos entrevistados brasileiros afirmam que assinam ou já assinaram Netflix. Em segundo lugar aparece Amazon Prime Video com 53% e em terceiro a Globo Play com 30%. Outro dado interessante da pesquisa é que 71% dos entrevistados afirmam que já assinaram ou assinam algum streaming.

Email image

Podemos dizer que a GloboPlay é a principal concorrente da Netflix no Brasil e isso se deve ao rico conteúdo nacional que está na plataforma, como novelas, minisséries e programas da rede Globo. Muitos usuários utilizam o streaming da Globo para rever programas como Big Brother Brasil, por exemplo.

Mesmo perdendo usuários por conta da taxa adicional de compartilhamento de conta, a Netflix ainda é bastante forte no Brasil e, para manter sua hegemonia, também vem investindo pesado em conteúdo brasileiro. Já lançou obras de sucesso como "De volta aos 15" e "Cidade Invisível", além de manter no catálogo produções como "Cidade de Deus" e "Carandiru". A disputa pelo topo continua indefinida e teremos novos capítulos em 2024.


NOVIDADE DA SEMANA

Redes sociais já geraram mais de 1,5 milhões de vendas para pequenas e médias empresas

Email image

De acordo com a plataforma de lojas virtuais Nuvemshop, os clientes pequenos e médios da empresa geraram 1,5 milhões de pedidos graças ao social commerce, anúncios em redes sociais e influenciadores digitais. Em 2020, houve 437 mil pedidos, representando um salto de 243% até o momento em 2023.

Outro dado interessante é que 97% dos pequenos e médios empreendedores criaram conteúdo para o Instagram, seguido de Facebook (71%), WhatsApp (63%) e TikTok (33%).

Vi no Meio e Mensagem