Gabriel Ishida
Gabriel Ishida
#213 Social Media Trends 2024
0
0

#213 Social Media Trends 2024

Dados da plataforma Hootsuite para as redes sociais em 2024

Gabriel Ishida
3 min
0
0

 ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏

#TBT é a edição #196 com dados do mercado de marketing digital

Email image

A plataforma de gestão de social media Hootsuite lançou uma pesquisa com tendências para 2024. Ela dividiu em três seções: I.A. (inteligência artificial), Plataforma e ROI (Retorno sobre o Investimento). Abaixo irei listar alguns destaques de cada divisão.

Inteligência Artificial (IA)

61% dos entrevistados afirmaram que irão usar soluções de IA para reduzir o volume de trabalho em social media e abaixo as principais tarefas a serem otimizadas:

Email image

Por outro lado, 62% dos consumidores confiariam menos em um conteúdo que foi feito por I.A. Percebe-se que as gerações mais velhas desconfiam mais desse tipo de conteúdo do que as gerações mais novas.

Email image

Para a Hootsuite, o grande desafio é a marca ser autêntica com conteúdo produzido por IA. Equilibrar otimização de esforço com a originalidade e criatividade nas ações em social media.

Plataformas

As empresas sentem que a diversidade de plataformas disponíveis e a variedade de formatos estão comprometendo a qualidade e o investimento em cada canal. 58% dos entrevistados afirmam que está difícil acompanhar todas as mudanças, como novas plataformas e formatos surgindo em social media.

Email image

Muitas empresas já abandonaram a manutenção de diversas redes sociais (exemplo TikTok e Pinterest) por falta de visibilidade de retorno e também por estratégia de comunicação.

Email image

Para a Hootsuite, a escolha de quais redes sociais se deve estar presente deve ser feita com a lente do ROI: quais retornos cada rede traz para a estratégia de negócio e comunicação.

Retorno sobre o investimento (ROI)

O primeiro ponto é o entendimento das marcas sobre o que é o ROI em social media. Abaixo as métricas mais consultadas para definir esse ROI.

Email image

Quando olhamos para o que o público valoriza nas redes sociais das marcas, percebe-se que o excesso de autopromoção e conteúdo de baixa qualidade são mal vistos.

Email image

Isso leva à conclusão, de acordo com a Hootsuite, de que as marcas devem investir em entretenimento ou em conteúdos "non-branded" para atrair a atenção do público e, consequentemente, atingir o ROI esperado.

Para baixar gratuitamente a pesquisa completa, clique aqui.


NOVIDADE DA SEMANA

Latinos são os que mais passaram tempo nas redes sociais no primeiro semestre de 2023

Fonte: Emarketer
Fonte: Emarketer

De acordo com a pesquisa da consultoria Emarketer, a América Latina foi a região com maior consumo de internet por dia no primeiro semestre de 2023 tanto em PC quanto em celular, mas principalmente nas redes sociais e aplicativos de mensagem (como WhatsApp).

Ouvir música também foi o maior consumo por dia no mundo, enquanto que assistir TV é a atividade com maior tempo de consumo na América do Norte.

Interessante comparar o engajamento digital da América Latina comparado com outras regiões do mundo e perceber que somos bastante digitais.

Vi no Meio e Mensagem