Gabriel Ishida
Gabriel Ishida
#220 State of Influencer Marketing Brasil 2024
0
0

#220 State of Influencer Marketing Brasil 2024

Resultados do relatório da HypeAuditor sobre taxa de engajamento no Instagram e TikTok

Gabriel Ishida
4 min
0
0

#TBT é a edição #212 com dados sobre influenciadores falsos no Brasil.

Email image

A plataforma HypeAuditor soltou mais uma edição de seu tradicional relatório State of Influencer Marketing. Com alguns recortes para o Brasil, trago abaixo os principais destaques dessa pesquisa.

Email image

O relatório começa apontando quatro dados que apontam algumas tendências na área:

  1. Crescimento no investimento em marketing de influenciadores a cada ano (+12,6% previstos para 2025)
  2. Inteligência artificial (IA) mudando a forma como conteúdo é criado
  3. Regulamentações governamentais mais rigorosas
  4. Plataformas de mídia social gerando receita via assinaturas

São apontamentos importantes pois mostram o caminho que esse mercado está seguindo e ajuda a se preparar para futuras mudanças.

TIKTOK

Um dado que achei interessante é que 63% dos usuários de TikTok no Brasil se identificam como mulheres e 47% possuem menos de 24 anos. Então, se sua comunicação é direcionada para mulheres jovens, o TikTok talvez seja um bom veículo.

No global, 2/3 dos usuários possuem menos de 24 anos e 53% dos influenciadores brasileiros nessa rede são considerados nano influenciadores (entre 1 mil e 10 mil seguidores) e possuem a taxa de engajamento mais alta dentre todos os níveis (10,5%).

YOUTUBE

65% dos usuários do YouTube no Brasil possuem entre 18 e 34 anos e majoritariamente se identificam como masculino. E continua sendo um canal bastante relevante para o marketing de influência: 56% dos profissionais de marketing acreditam que é o tipo de conteúdo mais importante.

INSTAGRAM

45% dos usuários possuem entre 25 e 34 anos e 55% se identificam como mulheres.

79% dos influenciadores são considerados tamanho nano (entre 1 mil e 10 mil seguidores), com a maior taxa de engajamento médio (2,4%) dentre todos os níveis.

Email image

TAXA DE ENGAJAMENTO INSTAGRAM

O Brasil possui uma média maior que o resto do mundo, considerando o cálculo Curtidas + Comentários divididos por Seguidores.

Email image

Para o HypeAuditor, a taxa de engajamento média dos perfis de marcas brasileiras é de 0,7%, mais de 3x menor do que a média brasileira. Isso mostra a necessidade das marcas de contar com os influenciadores digitais para suas ações em redes sociais.

Falando em marcas, no ranking das 10 mais comentadas por influenciadores digitais brasileiros no Instagram, temos 3 times de futebol e 4 de estética e bem estar.

Email image

TAXA DE ENGAJAMENTO TIKTOK

Quando olhamos para as taxas de engajamento no Brasil vs Mundo, percebemos que ainda temos potencial para crescimento dentro da audiência. O cálculo é Curtidas + Comentários + Shares divididos por Visualizações.

Email image

No meu entendimento, a audiência brasileira ainda tem espaço para se engajar mais com TikTok. Com o tempo, as taxas tendem a aumentar.

Para baixar a pesquisa completa gratuitamente, clique aqui.


NOVIDADE DA SEMANA

Os principais números do Super Bowl 2024

Email image

Sendo a decisão da NFL mais assistida da história, o evento trouxe números bem interessantes envolvendo marketing e comunicação.

  • Mais de 123 milhões de pessoas no mundo assistiram ao jogo, sendo que 120 milhões foi apenas na CBS, a rede de televisão aberta dos EUA que transmitiu a partida;
  • Estima-se que 25,9 milhões de pessoas assistiram o jogo fora de suas casas (ou seja, em bares, restaurantes, etc.);
  • O streaming doméstico (Paramount+ e YouTube) conseguiu 28% mais audiência do que ano passado;
  • O preço médio por 30 segundos para exibir uma propaganda foi de 7 milhões de dólares (35 milhões de reais na conversão atual). Para se ter uma noção, para ser patrocinador master do BBB24 custa 120 milhões de reais.

Muita da audiência se atribui a presença da cantora Taylor Swift nessa partida, pois ela vem atraindo mais público e receita à NFL graças ao seu relacionamento com o jogador Travis Kelce do time Kansas City Chiefs.

Aqui estão todos os comerciais do Super Bowl 2024.

Vi no Meio e Mensagem