Cansada de me sentir cansada vim parar aqui.
15
0

Cansada de me sentir cansada vim parar aqui.

Uma vira-lata buchuda me acompanhou, por vários quarteirões, segurando um pedaço de carne com osso, que devia pesar mais do que a cabeça em cima do corpo dela. No sol estalando, cansada de ultrapassar carro e gente enquanto carregava um múscu...

G. C. Pedrosa
5 min
15
0

Tenho a sensação de que a perna que não possuo está cansada de tanto andar. 

Edição nº 01

Imagem: Cena do filme Forrest Gump - O contador de histórias, quando jornalistas interrogam Forrest sobre quais motivos o levam  a correr.
Imagem: Cena do filme Forrest Gump - O contador de histórias, quando jornalistas interrogam Forrest sobre quais motivos o levam  a correr.

Uma vira-lata buchuda me acompanhou, por vários quarteirões, segurando um pedaço de carne com osso, que devia pesar mais do que a cabeça em cima do corpo dela. No sol estalando, cansada de ultrapassar carro e gente enquanto carregava um músculo de boi quase caindo da boca dela junto com os dentes, e mais um monte de filhote na barriga, a coitada parou numa poça d'água para molhar o bico. Normal. Com sede a gente pára para beber água né?

Olha, essa newsletter aqui nasceu da forma acreditada pela teoria da abiogênese. Sabe quando o shampoo acaba e a gente coloca água dentro dele para render? Então, sabendo que a água do planeta tá acabando e que tão em curso mais mil e uma merdas contadas no livro de David Wallace (Terra inabitável), decidi criar com esse espaço aqui uma pequena “bolha de espuma” para enxaguar minha cabeça e sua . Pois é, essa teoria da origem da vida que falei, também conhecida por “geração espontânea”, afirmava que a vida surgia da matéria bruta, tipo cachorro de rua nasce do lixo, sapo nasce do lodo. “Girassóis cansados” é o fruto de uma terra inóspita e infértil, habituais passam a vida correndo para esquecerem o sentimento de cansaço. 

“Cansada do Século XXI” . Tweet da escritora Aline Valek.

Aline, se você me ler algum dia, saiba que te agradeço muito. Quanto mais eu corria, ao contrário do que acontece com os gasto calórico e energético, mais meu cansaço GANHAVA peso. Depois do seu curso de escrita, coloquei meu cansaço no lugar dele - na ponta do lápis. Antes que ele me consumisse, resolvi gastá-lo escrevendo aqui.

Eu não prometo nada, mas agora você já tá aqui, sentado (a) num banco da praça, e de repente uma menina meio Forrest Gump, depois de correr milhas, sentou do seu lado para descansar e conversar.Você tá pronto pra essa conversa ? Se você também se sente como a menina e a cachorra, acredito que estamos na 'bolha' certa - pelo menos essa aqui faça chuva ou faça sol, aqueça ou resfrie o planeta, a palavra existe.

Eu mesmo estou esgotado
Sentado no sofá
Com as quatro patas de fora
E estrias à mostra
O amor está definitivamente esgotado


NOTAS SOBRE O NOME  "Girassóis Cansados":

Parafraseando o Shrek, no filme homônimo (1:04:30): “eu vi essa flor e pensar em você porque ela é bonita e .... bom, eu não gosto muito, mas penso que você ia gostar porque você é bonita , mas gosto de você mesmo assim ",  eu ganhei de uma pessoa muito linda um girassol e ele eliminado meu quarto muito bonito, então pensei que chamar minha newsletter de“ girassóis cansados ​​”seria também um nome muito bonito, porque girassóis são bonitos , mesmo cansados.

Não sei se vocês me entendem muito bem, mas esse é o conceito Shrek, haha. Ah, e como disse a mãe de Forrest Gump quando escolheu seu nome, 'Forrest': "às vezes fazemos coisas que simplesmente não fazem sentido". 

* 1: 04: 30: tempo da fala no filme


A mancha do amor
Recobre o mundo
Amarela, amarela







Não há luz
Só uma mancha melada
Que pinga de folha em folha







Veja! 
Meu cabelo pinga de néctar
_ Passarinhos o levam
Em suas asas negras


* Poema completo aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=zW31muEvvls


Fotografia referência para o pombo da logo do boletim informativo: " <i>Finalistas de concurso de foto mais engraçadas do mundo animal (Foto: John Speirs)</i> "
Fotografia referência para o pombo da logo do boletim informativo: " Finalistas de concurso de foto mais engraçadas do mundo animal (Foto: John Speirs) "
Email image

+ Dos bastidores : Quando eu tava pesquisando as fotos finalistas do concurso “fotos mais engraçadas de animais do ano”, para fazer o desenho da pomba (logo da news) olha o que eu encontrei (risos):


Email image
Email image
Email image

Quem assistiu ao filme lembra muito bem desse plano final. 

Uma pena sendo levada com o vento, metáfora para a errância de Forrest ...

Gostei muito dessa análise curtinha do psicanalista Contardo Calligaris sobre o filme e o personagem de Forrest. Faço questão de colocar o link aqui para quem já assistiu e é fã como eu, ou para quem ainda não ficou curioso se inteirar um pouco mais sobre:  https://www.ufrgs.br/psicopatologia/wiki/index.php? title = Forrest_Gump

&nbsp;Foto da parte de trás do livro (desenho de uma pena).
 Foto da parte de trás do livro (desenho de uma pena).
Foto da capa do livro - edição especial 30 anos de Forrest Gump que ganhei de uma pessoa mais que especial na minha vida.
Foto da capa do livro - edição especial 30 anos de Forrest Gump que ganhei de uma pessoa mais que especial na minha vida.

As melhores histórias de Nova York não estão nos livros, filmes e peças. Mas nos bancos do Central Park. Leia os bancos e você vai entender.

Email image

Para terminar, só dizer que eu não sei se minhas histórias vão ser tão aventureiras quanto como que Forrest contava às pessoas que sentavam ao seu lado, mas garanto uma contradição característica do personagem, que depois de servido ao exército estadunidense na Guerra do Vietnã subiu no palanque de uma manifestação "Flower Power" contra a guerra.

Asseguro que algumas vezes nossas conversas aqui podem caminhar para uma profundidade de Clarice Lispector, à margem do tudo, à beira do mundo, onde até Deus termina. Noutras ...

Como disse Marguerite Duras: " Se soubéssemos alguma coisa sobre o que vamos escrever antes de fazê-lo, antes de escrever, nunca escreveríamos. Não valeria à pena. Escrever é tentar saber o que escreveríamos se fôssemos escrever - só ficamos sabendo depois; antes , é a pergunta mais perigosa que podemos fazer ".


Se você gostou de passar esses poucos minutos ao meu lado, estoure a 'bolha' e chame mais gente para cá, um senta no colo do outro.

Até a próxima, nos vemos novamente em novembro (como esse é o primeiro talvez ainda em outubro teremos mais um texto, talvez!). Por enquanto, manterei uma periodicidade mensal, mas nós vamos conversando e aos poucos tento aparecer por aqui quinzenalmente, combinado? Vamos vendo como funciona melhor para todo o mundo.

Compartilhar conteúdo
Pág.66 do livro Pequena Enciclopédia de Seres Comuns, de Maria Esther Maciel.
Pág.66 do livro Pequena Enciclopédia de Seres Comuns, de Maria Esther Maciel.
Compartilhar canal