Impulse Drop
Impulse Drop
Marketing de crescimento para negócios tradicionais: como alavancar o crescimento do seu negócio com estratégias digitais
0
0

Marketing de crescimento para negócios tradicionais: como alavancar o crescimento do seu negócio com estratégias digitais

Preparamos um artigo que vai te mostrar as principais alavancas de crescimento para negócios locais através da internet.

Yago Grégory
5 min
0
0

 ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏

Empreendedor(a), o que todo negócio tem em comum? “A necessidade de crescer para sobreviver”. E fazer isso requer que você tenha uma estratégia de marketing orientada ao crescimento do seu negócio. Mas, eu sei que muitos de vocês ainda não sabem que estratégias de crescimento usar em suas empresas. Neste artigo, vou explorar o que é marketing de crescimento e como aplicar isso no seu negócio através de algumas estratégias essenciais.

O que é Marketing de Crescimento?

Antes de mais nada, vamos entender o que é Marketing de Crescimento. De um modo geral, é uma abordagem que visa aumentar o crescimento de uma empresa de forma rápida, sustentável e muitas vezes usando tecnologia. O termo vem do inglês Growth Hacking ou Growth Marketing e serve de contraponto ao marketing tradicional. Nesse tipo de abordagem, a busca passa a ser por alavancas que quando combinadas serão capazes de trazer muitos resultados para o negócio. Diferentemente do que muitos acreditam, não é uma metodologia que serve apenas para startups, mas, pode ser utilizada por todos que tem um objetivo em comum - o crescimento do seu negócio.

Como aplicar o marketing de crescimento na prática?

Para aplicar o marketing de crescimento na prática, você precisará testar uma série de estratégias, sejam elas digitais ou não, que se forem bem executadas, trarão um resultado muito além do comum. Para cada estratégia de crescimento nós a chamaremos de alavancas. Conheça algumas!

Alavancas de crescimento utilizando o digital:

  1. SEO - Otimização de Mecanismos de Busca: Se você tem um site ou uma landing page, fazer SEO é fundamental para o crescimento no volume de visitas dessas páginas no longo prazo. Fazer SEO na prática consiste em utilizar técnicas de otimização de site, como usar as palavras-chave corretas, criar conteúdo relevante, e adicionar links de qualidade. Feito isso, o posicionamento do seu site nas pesquisas do Google, tende a melhorar muito no decorrer do tempo, fazendo com que você apareça nas primeiras posições de forma orgânica (sem precisar pagar por anúncios).
  2. Tráfego Pago: Utilize as plataformas de publicidade online, como o Google Ads ou o Meta Ads para aumentar o número de visitas no seu site ou até mesmo para gerar leads (contatos - potenciais clientes) para a sua loja física de pessoas interessadas no seu produto. Plataformas como o Meta Ads (Facebook e Instagram), por exemplo, permitem que você possa anunciar a partir de 6,00 por dia. Diferentemente do SEO, essa alavanca permite que você tenha um resultado no curto prazo, o que é fundamental para quem precisa crescer mais rápido.
  3. Social Media: Utilize as redes sociais para se conectar com seus clientes e construir relacionamentos através da produção de conteúdo constante. Eu sei que pra muitos isso é chato, mas, ter relevância na internet exige que sua empresa tenha dinamismo e isso implica em fazer conteúdo de forma regular. Mas fique tranquilo! Ao fazer isso, eu te garanto que com o tempo você colherá bons resultados.

Alavancas de crescimento que não necessitam de digital:

Nem todo mundo vive só de digital, né? (risos rs) Por isso, vou abordar algumas alavancas que podem trazer muitos resultados para o seu negócio sem necessariamente precisar estar na internet.

  1. Base de clientes: O quão bem você cuida da sua base de clientes? Uma forma de fazer isso pode ser criando programas de fidelidade, que normalmente oferecem aos participantes diversos benefícios como descontos exclusivos, condições únicas, acesso à grupos vips, dentre outros (o céu é o limite!). Se você não cuida bem da sua base de clientes, sinto muito, mas você está “perdendo dinheiro”.
  2. Táticas de vendas: Eu sinceramente vejo pouquíssimas empresas utilizando táticas de vendas de forma inteligente para aumentar o seu faturamento. Vou citar 2 pra você utilizar ainda hoje. A primeira é o cross-sell, que consiste em oferecer um ou mais produtos correlatos na mesma venda, por exemplo, se a sua loja vende roupas para festas, você poderá oferecer para o seu cliente levar algum acessório para compor o look (aqui pode ser feito uma condição de preço diferenciada) . Já o upsell tem haver com você oferecer uma versão premium do seu produto ou serviço por um valor maior, por exemplo, se o seu negócio vende software gestão e o seu cliente adquirir a versão básica, você poderá entrar em contato com ele para vender uma versão mais sofisticada por um valor maior.
  3. Promoções exclusivas: Atenção! promoção não necessariamente é “dar desconto para seu cliente”. Você pode criar ações exclusivas para eles, como ofertas limitadas ou benefícios especiais para compras acima de um determinado valor. Parece simples, né? É sim, mas eu já vi muitos empresários se recusar a fazer porque não dão muita importância pra isso (alguns fecharam as portas).

EM RESUMO

Utilize as alavancas de crescimento, como SEO, tráfego pago, social media, táticas de vendas e promoções exclusivas para estimular aumento do seu faturamento.

Compartilhar conteúdo