Um Santo Entre Nós
0
0

Um Santo Entre Nós

"Se vês claramente o teu caminho, segue-o. - Por que não repeles a covardia que te detém?"

Henrique Galvão
3 min
0
0

"Se vês claramente o teu caminho, segue-o. - Por que não repeles a covardia que te detém?"

O filme Um Santo Entre Nós, recém-lançado pela Lumine TV relata algo fantástico sobre São Josemaria Escrivá: sua aposta no Brasil.

O documentário é lindo, os relatos são interessantíssimos e conta com a participação de Francisco Faus, padre espanhol naturalizado brasileiro, que, apesar de velhinho, demonstra uma lucidez impressionante. 

São Josemaria Escrivá é conhecido por ser o fundador da Opus Dei, uma comunidade católica que vê no trabalho e no cotidiano fontes inesgotáveis de santificação. Esse caminho de santidade está inserido numa tradição que começou com Santa Teresinha do Menino Jesus - a famosa pequena via.

São Josemaria Escrivá
São Josemaria Escrivá

Esse grande santo veio ao Brasil em 1974, um ano antes de falecer, e enamorou-se por essa terra. Ficou encantado com o espírito receptivo, o carisma e a abertura dos brasileiros. "O Brasil aceita todos como filhos" dizia ele. Ele enxergava em nós um espírito cristão.

O Padre (como era chamado) acreditou tanto no Brasil ao ponto de afirmar que nós seremos um grande país missionário. Como se tentasse profetizar que o Cristianismo repousaria aqui por muitos anos. O Santo guardou no coração sementes de santidade e veio plantá-las no Brasil. Ele contava com nosso apostolado, com a nossa vocação. E foi nessa hora que me senti tocado; ou melhor, convocado.

O Padre deixou bem claro que o mundo, mais cedo ou mais tarde, precisaria do Brasil. Enquanto as velas se apagam ao redor do planeta, algumas estão se acendendo na Terra de Santa Cruz - e como você sabe, velas não são acesas para ficarem escondidas, mas para serem exibidas e darem luz ao mundo.

E de fato, não parece isso mesmo? De alguns anos para cá muitos brasileiros estão conhecendo o caminho de santidade; vide um número avassalador de conversões e de conversões improváveis. Vi pessoas ateias até o fundo da alma se converterem - a começar por mim mesmo.

Talvez eu esteja exagerando, porém acredito cada vez mais que nós brasileiros teremos um papel fundamental no mundo dentro de alguns anos. Não digo político, mas espiritual. 

Enquanto a Europa está cada vez mais paganizada e secular, a China e a Rússia dão passos largos rumo a tomada do Oriente; Canadá e Austrália se perderam totalmente - o primeiro é a favor de tudo o que é de pior no mundo e o segundo está cada vez mais entregue às garras da China. 

De maioria católica e de grande proporções, sobrou apenas o Brasil. E parece que a semente está sendo cultivada.

O número de iniciativa e de influências católicas vem crescendo cada dia mais. O Padre Paulo Ricardo conta com mais de 1m de seguidores no Instagram. Frei Gilson tem cerca de 2m de seguidores na mesma rede e os exemplos não param. 

Claro, talvez seja um baita de um exagero, um otimismo cego de minha parte, mas se o Santo do trabalho apostou em nós, como posso apostar contra?!

Que lembremos sempre da esperança que esse grande santo depositava nos brasileiros e que, através do trabalho e do serviço, nos convoca para sermos santos. É disso que o mundo precisa e nada mais.

Quem sabe o Padre acreditasse mesmo que Deus é brasileiro.

São Josemaria Escrivá, rogai por nós brasil.

"Não esqueças que, na terra,  tudo o que é grande começou por ser pequeno. - O que nasce grande é monstruoso e morre."

Tornar-se Membro

                                          Assine minha coluna e torne-se membro do canal.